O abastecimento inicial da piscina faz toda a diferença na aparência que ela vai ter nos primeiros dias e também na dificuldade de mantê-la limpa ao menos nas semanas seguintes.

A BRASIL PISCINAS gosta de levar a prática pra você, então, vamos falar sobre a primeira vez que se enche a piscina. Você vai entender como adicionar a água na piscina, a maneira correta e também que tipo de preocupação você deve ter para evitar dores de cabeça nos dias seguintes a este primeiro abastecimento da piscina.

O abastecimento da piscina

Ok! Estamos falando de algo simples: o primeiro contato da piscina com a água.

É a primeira inserção de água no interior do tanque mas é também um momento que vai marcar você, afinal, sua família estará em contato com esse material nos próximos meses e, quiçá, nos próximos anos.

Isso mesmo!

A piscina não é algo que se drena para encher novamente.

Esse abastecimento deve ser o único e a reposição de água nunca mais deve ser feita de forma total assim.

Daqui pra frente, toda reposição de água deve ser feita gradualmente, repondo-se apenas a pequena quantidade de água que foi perdida durante a limpeza ou o uso da piscina.

Piscina de vinil do Ary - Condomínio Alphaville

A forma correta de abastecer a piscina

O que muita gente acaba negligenciando é o fato de ter que limpar a piscina antes mesmo de adicionar a água. Sim! É preciso limpar a piscina como se fosse um cômodo normal da sua casa, varrendo, passando pano, tirando a poeira, etc.

Ok! Talvez tirar a poeira seja um pouco de exagero…

Mas é preciso remover toda e qualquer impureza que está no interior da piscina. Restos de obra, pedaços de tubulação, pequenas quantidades de areia ou cimento, terra, pequenas pedras e tudo mais que não deve ficar legal depois de adicionar a água.

Além dessa limpeza “pós-obra” que precisa ser feita antes de abastecer a piscina, é preciso se atentar à origem da água.

Se você for recorrer à COPASA, ou à concessionária de água da sua cidade, para abastecer a piscina, provavelmente você não terá que se preocupar com isso. Contudo, se pensa em contratar um caminhão-pipa, fique atento à origem da água.

O que precisamos saber é se a água é rica em metais, afinal, tratar uma água com metais é infinitamente mais complicado do que limpar uma piscina com água da COPASA.

Para saber se a água possui metais, faça o teste do balde que resumimos a seguir

Para saber se a água possui metais

Antes de adicionar a água do caminhão direto na piscina, encha um balde com a água e adicione uma colher de cloro.

Dê preferência para um balde branco e para o Hipoclorito de Cálcio. A cor branca do balde facilita a visualização do resultado e o Hipoclorito oxida mais rápido os metais da água.

Aguarde pelo menos 15 minutos e veja se a coloração da água mudou para algo mais escuro ou amarelado. Em caso positivo, a água desse caminhão deve ser rica em metais e você provavelmente vai ter que lidar com isso.

Em caso negativo, pode mandar descarregar que a água está perfeita para a piscina.

Construção de piscina e sauna do Leonardo - Santa Amélia

Como abastecer

Apesar de parecer estúpido, é importante dizer que a água do caminhão deve ser direcionada para o interior da piscina.

Nada de colocar a mangueira para soltar a água no entorno da piscina e aguardar que ela escorra para a piscina.

Esse é um erro que pode ocorrer pois as pessoas normalmente não sabem que a piscina de vinil não pode transbordar.

Se você permite que a água escorra pelas pedras no entorno da piscina e desça para o seu interior, você está permitindo que a água passe pelo perfil de PVC da piscina, exatamente o local que não deveria entrar em contato direto com o fluxo de água.

Por isso, é preciso dizer: coloque a mangueira do caminhão-pipa diretamente na piscina, com cuidado para não danificar o revestimento, claro!

E se a água tiver metais?

Se fizer o teste do balde e detectar a presença de metais na água da piscina, a coisa muda de figura.

A piscina com metais precisa de um tratamento específico, e, sinceramente, não é a coisa mais fácil de se fazer.

É assim porque o cloro oxida o metal e, por consequência, a água assume uma coloração de ferrugem que pode inclusive manchar o revestimento da piscina.

É preciso ter uma experiência com a limpeza de piscinas para lidar com esse tipo de situação. Falamos especificamente sobre esse tema nesta publicação: Água da piscina rica em metais. O que fazer?

De todo modo, o que você precisa saber é que esse tipo de água precisa de um tratamento específico e você pode começar a pesquisar sobre um produto chamado “Eliminador de Metais”. Com ele, você não deve ter problemas, ok?

Sobre o abastecimento da piscina

Por ora é isso. A primeira vez que for colocar água na piscina precisa de alguns cuidados para evitar pequenos transtornos, como a água escura por causa da presença de metais, ou mesmo grandes transtornos, como a água entrando atrás do revestimento vinílico da piscina.

Se tiver alguma dúvida com relação ao momento de encher a piscina pela primeira vez, fale conosco!

Brasil PiscinasTrabalhamos com construção de piscinas há mais de vinte anos e seguimos à disposição para sanar qualquer dúvida que você tiver com relação ao abastecimento e a qualquer outro assunto relacionado com o universo das piscinas.

Se preferir passar aqui, fique à vontade! Estamos na Francisco Negrão de Lima, no nº 860, aqui na região da Pampulha, em BH.

Também estamos sempre à disposição pelo email e pelo (31) 2520-7776, ok?

Escreva seu comentário

Fale conosco

Dois passos para manter a piscina sempre limpa