No universo das piscinas, falar da sanitização é inevitável. E no Brasil, grande parte deste trabalho é feito com o uso dos vários tipos de cloros disponíveis no mercado.
Índice
Hoje é possível manter a piscina sanitizada sem ter que quebrar muito a cabeça, afinal, ao contrário do que acontecia há algum tempo atrás, os produtos são facilmente encontrados, já vem em embalagens práticas e em formatos que facilitam sua aplicação.
Entretanto, mesmo com todas estas facilidades, é normal que ainda exista quem tenha dificuldade de entender como adicionar o cloro à piscina e prova disso é a recorrente pergunta que a gente tem sempre respondido por onde a gente anda:
Posso adicionar os produtos todos no balde e jogar tudo na piscina?
Posso misturar o cloro granulado com o cloro em pó antes de jogar na piscina?
Posso jogar o cloro direto na água da piscina?
Geralmente a dúvida se resume à forma correta de adicionar cloro à piscina. Pensando nesta dúvida tão recorrente, a BRASIL PISCINAS vem esclarecer de uma vez por todas a maneira ideal de colocar cloro na piscina. Preparado?
A forma correta de colocar cloro na água
A cloração da água é o que mantém a piscina livre de algas e bactérias que são responsáveis pela transmissão de doenças e pela deterioração do aspecto visual da piscina.
Já que é uma etapa importante do tratamento, a cloração precisa ser feita da forma certa, tanto para garantir a performance do cloro quanto para assegurar que ninguém será prejudicado utilizando a piscina e mesmo realizando a cloração.
Desenvolvemos um passo a passo para clorar a água da piscina mas antes vamos à uma regra de ouro:
LEIA O RÓTULO DO CLORO COM MUITA ATENÇÃO!
Ler o rótulo do produto é imprescindível pois cada produto pode ter suas peculiaridades e saber delas torna o processo mais seguro. Além disso, todo produto químico representa um risco à integridade física de quem os manuseia!
Por isso o nosso primeiro passo para clorar a água da piscina será ler todas as instruções do rótulo do produto, ok?
Passo a passo para adicionar cloro à piscina
Para adicionar o cloro à água, o processo é relativamente simples mas pode haver alguma variação de acordo com o tipo de cloro e o tamanho da sua piscina. Vamos por partes…
Primeiro passo
O primeiro passo, como dissemos, é ler as instruções do cloro no rótulo já munido dos equipamentos de proteção individual.
Observe que óculos e luvas de proteção são fundamentais para fazer o manuseio do cloro e também de outros produtos químicos relacionados ao tratamento de piscinas!
Certos produtos usados no tratamento de piscinas não podem, em nenhuma hipótese, entrar em contato com a pele! EM NENHUMA HIPÓTESE!
Segundo passo
O segundo passo para clorar a piscina é utilizar um balde plástico para pegar água da própria piscina.
Encha o balde com água até a metade.
Terceiro passo
Faça os cálculos para saber quanto de cloro você deve utilizar. Leve em consideração os vários fatores que contribuem para o consumo do cloro:
- aquecimento da água;
- incidência dos raios solares;
- quantidade de usuários na piscina;
- quantidade de ventos e tempestades;
- volume das chuvas, etc.
Dissolva o cloro no balde utilizando alguma ferramenta plástica. Pode ser uma haste, uma colher grande ou qualquer outra coisa que você possa deixar especificamente para isso.
Quarto passo
Depois de dissolver o cloro no balde com água da piscina, distribua o conteúdo do balde em toda a superfície da piscina.
Evite deixar que respingos do produto saiam da piscina e entrem em contato direto com a borda pois, até então, o cloro está super concentrado, ok?
Dicas adicionais
Cuidado com a quantidade de cloro
Se sua piscina for muito grande, ou se o objetivo da cloração é realizar um tratamento de choque, a quantidade de cloro provavelmente será superior a 500 gramas.
Nestes casos, divida o processo e adicione o cloro em várias etapas com quantidades menores. Isso facilita o manuseio e torna a cloração, além de mais eficiente, mais segura para você e para o revestimento da piscina.
Mantenha a circulação da água
Durante todo o processo de cloração, o ideal é manter a motobomba ligada com a válvula do filtro na posição RECIRCULAR. Isso otimiza a mistura do produto na água, a performance da sanitização e também reduz as chances de danificar o revestimento da sua piscina, ok?
Lembre-se: para recircular é necessário abrir os registros do ralo de fundo e do retorno!
Nunca misture produtos
Independente se são cloros, se é cloro com decantador, se é o decantador com o algicida… Em nenhuma hipótese mistura os produtos entre si.
Existem produtos que são incompatíveis e podem acabar gerando fogo e explosões se misturados.
Sempre adicione um produto de cada vez e aguarde o tempo recomendado no rótulo para, só então, adicionar o próximo produto. O ideal é aguardar pelo menos 30 minutos para, por exemplo, depois da cloração, adicionar o decantador.
Utilizar os produtos químicos na piscina não é nenhum bicho-de-sete-cabeças mas é importante estar ciente da forma correta de fazer.
Esperamos que este texto tenha esclarecido como é a maneira ideal de colocar cloro na piscina e, se persistir alguma dúvida, você sempre pode falar conosco!
Se quiser passar aqui, estamos sempre à disposição na Francisco Negrão de Lima, número 860, região da Pampulha.
Se não puder vir conversar, fique à vontade para entrar em contato:
- email: contato@brasilpiscinas.com.br
- telefone: (31) 2520-7776