Antes de começar este texto sobre o uso do Sulfato de Alumínio na piscina, vamos repetir aquele mantra:

Antes de utilizar qualquer produto químico, leia as instruções de uso no rótulo/embalagem!

Agora que você já leu e releu o mantra, vamos falar um pouco deste que é o principal decantador usado em piscinas.

O Sulfato de Alumínio está, juntamente com o elevador de pH, na disputa entre os produtos químicos mais utilizados na limpeza de piscinas.

Exatamente por este destaque, vamos falar um pouco sobre ele.

Quando usar o Sulfato de Alumínio?

Como usar o Sulfato de Alumínio?

E depois de usar, com quanto tempo eu posso usar a piscina?

Vamos responder estas e outras questões agora mesmo!

O Sulfato de Alumínio usado em piscinas

Sulfato de Alumínio para piscinasO Sulfato de Alumínio, caso você não conheça, é um decantador em pó vendido geralmente em pequenos pacotes de 2 ou 5 quilos.

Ele é usado para realizar a decantação da piscina e é famoso por dificilmente deixar os responsáveis pela limpeza da piscina “a ver navios”.

Em outras palavras, “dizem que ele funciona muito bem”!

Agora que você já conhece o Sulfato de Alumínio, vamos responder algumas questões…

Quando usar o Sulfato de Alumínio

O Sulfato de Alumínio é ideal para situações nas quais a decantação se faz obrigatória e é especialmente útil quando estas situações coincidem com um pH mais alto do que o ideal.

Em outras palavras: sempre que houver excesso de sólidos em suspensão na água e o pH estiver alto, pode ser uma boa hora para usar o Sulfato de Alumínio.

Mas atenção:

O Sulfato de Alumínio não serve para abaixar o pH! Para isso existe um produto específico chamado Diminuidor de pH!

Como usar o Sulfato de Alumínio

Sulfato de AlumínioA utilização do Sulfato de Alumínio é um pouco peculiar pois, como ele naturalmente reduz o pH da piscina, é preciso utilizar, logo em seguida, uma certa quantidade de Elevador de pH para balancear esta acidez que ele deixa na água.

Direto ao ponto então, como usar o Sulfato de Alumínio para decantar a piscina:

  1. O primeiro passo no uso do Sulfato é verificar o pH da água. Ele precisa estar entre 7,4 e 7,6.
  2. Se seu filtro possibilitar a remoção do elemento filtrante (não se aplica a filtros de areia), retire-o.
  3. Utilize um balde plástico com água da própria piscina para dissolver 40 gramas de Sulfato de Alumínio para cada metro cúbico de água que sua piscina tiver. Distribua o conteúdo do balde uniformemente na piscina.
  4. Já que o pH tende a descer depois que se utiliza o Sulfato de Alumínio, agora é preciso adicionar 16g de Barrilha Leve para cada metro cúbico de água que sua piscina tiver. Também distribua uniformemente o conteúdo do balde (agora com a Barrilha Leve) na piscina.
  5. Deixe a piscina recirculando por pelo menos 30 minutos.
  6. Para que a decantação aconteça sem nenhum problema, recomendamos deixar o Sulfato de Alumínio agir na piscina por pelo menos 12 horas com a motobomba desligada.
  7. Depois deste período de decantação, é hora de aspirar o fundo da piscina com o filtro na posição DRENAR.

Depois de aspirar o Sulfato de Alumínio, em quanto tempo posso usar a piscina?

O uso da piscina está condicionado ao controle dos parâmetros químicos da água. Se a piscina estiver com cloro livre entre 1 e 3 PPM, se o pH estiver entre 7,2 e 7,4 e se a Alcalinidade Total estiver entre 80 e 100 PPM, a piscina já pode ser usada assim que a aspiração da piscina terminar, ok?

Não deixe de conferir o infográfico onde mostramos os valores ideais para os parâmetros químicos de uma piscina balanceada.

Lembre-se:

A aspiração do Sulfato de Alumínio deve ser feita com muito cuidado pois ele é prejudicial ao elemento filtrante, logo, se ficar qualquer resquício do Sulfato na água o seu filtro perderá performance na hora de reter as impurezas suspensas na água!

Para saber mais sobre o Sulfato de Alumínio, recomendamos os seguintes conteúdos:

Brasil PiscinasSe preferir, você sempre pode optar por decantadores que não prejudicam o elemento filtrante nem tampouco reduzem o pH da água. Todos os fabricantes de produtos químicos investiram na produção de compostos alternativos que são facilmente encontrados em qualquer loja especializada em piscinas.

Se ficou alguma dúvida com relação ao Sulfato de Alumínio, sua forma de usar ou mesmo as situações em que ele deve ser utilizado, fale conosco! Trabalhamos com piscinas a mais de vinte anos e estamos sempre à disposição para lhe orientar acerca de toda a linha de produtos químicos usados na limpeza de piscinas.

Se quiser passar por aqui, segue o nosso endereço: Av. Francisco Negrão de Lima, número 860, região da Pampulha. Se preferir, fale com a gente pelo email contato@brasilpiscinas.com.br ou pelo telefone (31) 2520-7776.

Mostrando 30 comentários
  • Responder

    Boa tarde, assim que enchi a piscina verifiquei que o PH era muito alto, e a alcalinidade 210 ppm, depois de uns 10 litros de redutor de Ph a alcalinidade está 90 ppm, mas o ph está acima de 8,2. Li que o sulfato de alumínio ajusta o ph. Já que os 10 litros de ácido não resolveram posso usá-lo? A água está cristalina e praticamente sem cloro, pois se adicionar, ela fica esbranquiçada.

  • Cleidiane
    Responder

    Boa tarde, coloquei o sulfato de alumínio na minha piscina mas não decantou mesmo com as doze horas exigidas, o ph é alcalinidade está ok. O que eu faço

    • Responder

      Olá, Cleidiane! Obrigado pelo contato.
      É preciso entender o que pode justificar o mal funcionamento do decantador. Se a piscina estiver verde, pode ser falta de poder de oxidação na água para eliminar as algas, afinal, quando estão muito fortes elas decantam e, em seguida, podem subir à superfície devido à própria atividade de respiração/fotossíntese.
      Experimente realizar um tratamento de choque antes de aplicar a decantação. Dessa forma eliminamos essa possibilidade acima.
      Qualquer dúvida que permanecer, fale conosco!

      • Luiz Henrique Proscholdt
        Responder

        Sulfato de alumínio reduz o cloro na piscina ?

        • Responder

          Olá, Luiz! Obrigado pelo comentário!
          Não reduz, não. O Sulfato de Alumínio não tem nenhum efeito sob o cloro da piscina, ok?
          Seguimos à disposição!

  • Albino Moreira Jr
    Responder

    Boa noite!
    Minha piscina esta totalmente verde. Verifiquei o PH e estava na faixa ideal, então usei 40g sulfato de alumínio por metro cubico. Fiz recirculação para homogenizar o produto.
    Bem, logo apos fazer esse tratamento subiu uma nata verde q cobriu toda a piscina porem em baixo a água esta começando a clarear (decantar). Tudo isso aconteceu num espaço de 2 horas após usar o sulfato porem sei q são 12 horas,no mínimo, de repouso para decantar. As dúvidas são:
    1) passado as 12 horas e continuar essa nata ou flutuação verde o que devo fazer?
    2) como o PH estava na faixa ideal não usei barrilha. Era necessário usar( barrilha) após ter adicionado o sulfato para correção?
    3) Não medi a alcalinidade.
    Obs.: Nunca aconteceu isso com minha piscina. Por gentileza peço sua orientação urgente. As crianças agradecem.
    Abraços e muito obrigado!

    • Responder

      Boa tarde, Albino! Obrigado pelo contato.
      Isso acontece pois as algas estavam vivas durante o processo de decantação promovido pelo sulfato de alumínio.
      Para que isso não aconteça novamente, o ideal é matar as algas antes de prosseguir com a decantação. Basta aplicar o cloro e aguardar que ele oxide as algas e o seu decantador, seja ele qual for, funcionará como normalmente funciona, ok?
      Qualquer dúvida que permanecer, fale conosco!

  • Anaraquel
    Responder

    Olá, to usando o sulfato de alumínio pela primeira vez ( usei agora a pouco) o Ph estava alto, após ter usado o sulfato o Ph ficou normal 7,2, ainda assim preciso usar o elevador de Ph? Pode ser o elevador de Ph líquido? Obrigada

    • Responder

      Olá Ana! Obrigado pelo contato!
      Não se faz necessário utilizar o carbonato quando o pH da piscina já está elevado. Como o sulfato faz com que o pH desça, pode-se utilizar somente ele e verificar o pH logo após seu efeito terminar. Se ele estiver muito baixo, aí sim podemos adicionar um pouco do carbonato, ok?
      Qualquer dúvida que permanecer, fale conosco!

  • EDSON
    Responder

    Olá, boa noite!!!
    Minha piscina foi instalada à duas semanas e desde então tenho um problema de ph alto 7.8 e não consigo baixar com os produtos genco e Hth normais do mercado!!!….Qual é o produto mais seguro e indicado que eu possa usar???…. sei sobre ácido muriático, sulfato de alumínio e bissulfato de sódio!!!

    • Responder

      Olá Edson! Obrigado pelo contato!
      Para redução do pH existe um produto específico chamado “Diminuidor de pH e Alcalinidade”, muitas vezes chamado apenas de “Redutor de pH”.
      O Sulfato não é ideal para redução do pH, embora tenha este efeito na água.

  • Heitor
    Responder

    Boa noite,

    Tenho duas dúvidas.
    1 – Utilizei somente sulfato de alumínio na água para decantar e clarificar. Isso tem problema? O que preciso fazer agora?

    2 – Possui algum produto mais forte para limpar a borda da piscina? Pois, minha piscina está com a borda amarelada, já passei limpa borda Genco e barrilha, porém sem sucesso.

    Aguardo retorno, obrigado!

    • Responder

      Olá, Heitor! Obrigado pelo contato!
      Sulfato de alumínio é útil para decantar. Para clarificação ele não deve ser usado uma vez que não pode passar pelo filtro da piscina.
      Depois de usar o Sulfato e aguardar a decantação é o momento de realizar a aspiração do fundo para o esgoto.
      Quanto à sua segunda pergunta, a barrilha não deve ser usada para limpar as bordas da piscina. O único produto recomendado é o chamado de “Limpa-bordas” mesmo, ok?
      Qualquer dúvida que permanecer, fale conosco!

  • Brenno
    Responder

    Após utilizar o sulfato de alumínio e a barrilha (elevador de ph) posso jogar o clarificante e o Algicida de Manutenção em seguida ?

    • Responder

      Olá, Brenno! Obrigado pelo contato!
      Depois do sulfato de alumínio com barrilha, é preciso aspirar o fundo drenando e só então prosseguir com o tratamento utilizando outros produtos, ok?
      Qualquer dúvida que permanecer, fale conosco!

  • Eunice
    Responder

    Olá, Boa noite! Quando se coloca o sulfato de alumínio e preciso deixar a piscina com o filtro ligado.

    • Responder

      Olá, Eunice! Obrigado pelo contato!
      O uso do sulfato alumínio nos obriga a DESLIGAR a filtração. Além disso, é importante ler com atenção as instruções de uso na própria embalagem do produto pois as recomendações podem variar de fabricante para fabricante do produto.
      Qualquer dúvida que permanecer, fale conosco!

  • Anastácio Rosa Lopes
    Responder

    Pode colocar o sulfato de alumínio e em seguida colocar cloro?

    • Responder

      Olá, Anastácio! Obrigado pelo contato!
      Pode sim, embora o ideal é que, antes mesmo de utilizar qualquer decantador, que a piscina já esteja clorada.
      Qualquer dúvida que permanecer, fale conosco!

  • Sara
    Responder

    Após 24h com sulfato de alumínio na piscina, após ter aspirado tudo certo. Podemos por a piscina pra filtrar ?

    • Responder

      Olá, Sara! Obrigado pelo contato!
      Logo após a aspiração da piscina, se os parâmetros já estiverem balanceados, já é possível utilizar, ok?
      Qualquer dúvida que permanecer, fale conosco!

    • Alex Thiago da Silva
      Responder

      Olá, após colocar sulfato quanto tempo é seguro esperar para aspirar filtrando? No caso de não querer aspirar drenando para não perder água.

      • Responder

        Olá, Alex! Obrigado pelo contato!
        O sulfato de alumínio nunca pode ser filtrado. É imperativo aspirá-lo drenando e somente depois de finalizar esta aspiração, acionar o filtro para realizar a filtração.
        Qualquer dúvida que permanecer, fale conosco através do nosso formulário de contato, telefone ou email! A BRASIL PISCINAS segue à sua disposição!

        • Rafael
          Responder

          Olá, minha piscina ficou branca depois que usei o sulfato de alumínio e não consigo ver o fundo para drenar, o que eu faço?

  • Fábio Vilela
    Responder

    Boa noite, tenho um poço artesiano e deu ferrugem, se eu fizer um reservatório posso usar o sulfato de alumínio para decantar e depois usar a água para beber? Obrigado

    • Responder

      Boa noite, Fábio! Obrigado pelo contato!
      Recomendamos entrar em contato com uma empresa especializada em saneamento de água para certificar-se de que a água realmente é própria para o consumo. Este tipo de ação afeta diretamente a saúde das pessoas e não deve ser feita sem o aval de profissionais da saúde, ok?
      Qualquer dúvida que permanecer, fale conosco!

  • Francisco de Assis Spinelli
    Responder

    Tenho utilizado os produtos “Redutor de PH” que oferecem no mercado e não consigo reduzir ao nível de 7,2/ 7,4 o PH da minha piscina ( Azulejada 60.000 L ). Pensei em utilizar o sulfato de alumínio.. Gostaria de saber se terei resultado é a um custo mais baixo, porque estou gastando muito e sem atingir o objetivo.
    Atenciosamente

    • Responder

      Olá, Francisco! Obrigado pelo contato!
      Não recomendamos o uso do Sulfato de Alumínio nesta situação, afinal, ele é um decantador e não um redutor de pH. Verifique se não há a necessidade de ajustar a alcalinidade pois ela pode estar contribuindo para manter o pH desregulado. Contudo, a redução do pH é um processo que pode demorar algumas aplicações. Se o processo não surtir efeito, o ideal é repetir o procedimento até que o valor do pH chegue em torno de 7,4, ok?
      Qualquer dúvida que permanecer, fale conosco! A BRASIL PISCINAS segue à sua disposição!

Deixe um Comentário

Caso queira perguntar algo para nossa equipe, informe seu telefone com DDD. (Ele não será publicado.)

Fale conosco

Mudar o texto. captcha txt
Piscina no outonoComo colocar cloro na piscina