Neste ano de 2018, o Outono começou no 20 de março e, de lá pra cá, os responsáveis pela manutenção da piscina já devem ter percebido que a queda das folhas é um detalhe adicional com que se preocupar.

Além de toda a utilização intensa da piscina, o Outono traz as folhas do alto das árvores para dentro da piscina. A limpeza da piscina acaba se tornando um pouco mais complicada, afinal, não é possível instalar um filtro que permita a passagem de pessoas e impeça a passagem das folhas, não é mesmo?

Pensando nisso, resolvemos escrever pra você que cuida da piscina no Outono e se vê retirando folhas da piscina durante todo o dia. Vamos te dar algumas dicas para limpar a piscina no Outono.

A piscina no outonoA limpeza da piscina no Outono

Assim como fizemos no texto sobre a limpeza da piscina no Verão, antes das dicas para limpar a piscina no Outono, vamos nos perguntar o seguinte:

O que muda na hora de limpar a piscina no Outono?

Como citamos na introdução, o Outono faz com que a quantidade de folhas que cai na piscina seja consideravelmente maior.

Dependendo de onde fica a piscina, é comum encontrarmos uma situação impraticável que pode culminar com o entupimento do pré-filtro da motobomba ou mesmo das tubulações da piscina.

E você já deve saber que, uma vez entupido o pré-filtro, provavelmente você terá que lidar com a água da piscina completamente verde, especialmente se o teor de cloro livre e o pH não estiverem dentro do patamar ideal.

Se o problema da estação é a queda das folhas, a resposta fica absolutamente mais simples!

Lidando com o problema das folhas na piscina

Piscina no outonoQuando existe uma quantidade grande de folhas caindo na piscina, é preciso observar alguns pontos…

As folhas podem ser eliminadas?

Se for possível realizar uma poda ou mesmo substituir as plantas no entorno da piscina, não há dúvidas que precisamos tomar estas atitudes. A escolha das plantas para a área da piscina é uma tarefa importante que deve preceder a construção.

As plantas ideais para a área de lazer possuem poucas folhas ou folhas grandes que, devido ao tamanho, são facilmente removidas da água.

Se for possível programar a poda das árvores para o final do Verão, ou seja, antes do início do Outono, pode-se evitar grandes dores de cabeça.

Pode-se cobrir a piscina?

Em piscinas de condomínios e outras de uso coletivo, geralmente não é viável utilizar uma cobertura para evitar a queda das folhas na água pois a utilização é praticamente 24 horas por dia. Contudo, piscinas residenciais podem se beneficiar muito das capas de proteção.

Observe que o ideal para a maior parte dos casos é a capa de proteção, e não a capa térmica nem a tela de proteção. É preciso estar atento pois cada tipo de cobertura possui sua função ideal.

Dicas para limpar a piscina no Outono

Assim como no Verão, a primeira e mais importante dica para manter a piscina cristalina durante toda a estação, é manter o pH sob controle.

O controle do pH da piscina é importante pois ele determina a eficiência do cloro usado na piscina. Se o pH estiver desregulado você provavelmente terá problemas como água turva ou verde.

O ph

A segunda dica para manter a piscina limpa no Outono é manter a Alcalinidade Total da piscina sempre em torno de 100 PPM. A Alcalinidade Total determina a intensidade das variações do pH e, em última análise, acaba determinando se o cloro usado terá sua eficácia garantida.

Alcalinidade da piscina

A terceira dica diz respeito à desinfecção da piscina propriamente dita. O cloro deve estar sempre, ininterruptamente entre 2 e 3 PPM.

Devido à grande quantidade de folhas que podem entrar em contato com a água, é preciso deixar este residual de proteção sempre alto para garantir que tudo seja oxidado o mais rápido possível.

Para saber mais sobre o residual de proteção do cloro livre, confira nosso texto:

Sempre recomendamos, para garantir uma piscina sempre cristalina e saudável, a instalação de um gerador de ozônio, de um sistema de desinfecção ultravioleta ou mesmo de um gerador de cloro.

São sistemas de desinfecção que complementam a cloração manual e podem trabalhar para deixar a piscina limpa independente da quantidade de folhas que caiam na piscina.

Cloro para piscina

Uma quarta dica muito importante para manter a piscina limpa no Outono é sobre a utilização de algicidas de manutenção.

Este tipo de produto químico é utilizado nas piscinas para impedir o desenvolvimento de algas que, com o tempo, tem potencial para consumir o cloro da piscina e deixá-la turva ou completamente verde.

Além destas quatro dicas, uma outra que pode parecer boba mas que faz toda a diferença é sobre o uso da peneira cata-folhas.

Passar a peneira na superfície da piscina pode ser considerado uma terapia para esvaziar a mente. Aproveite a necessidade e utilize sempre que possível a peneira para retirar folhas e gravetos da piscina.

Esta prática reduz a quantidade de sujeira que consome o cloro livre da água e facilita sua manutenção como um todo.

No Outono, com a queda exacerbada de folhas, as algas também tem seu potencial destrutivo amplificado pois chegam em maior quantidade devido aos ventos e às folhas.

Estas são as principais dicas para você manter a limpeza da piscina perfeita no Outono assim como você já mantém durante o Verão e todo o resto do ano.

Se ficou alguma dúvida, fale conosco! A BRASIL PISCINAS está na Av. Francisco Negrão de Lima, 860, na região da Pampulha.

Se não puder passar por aqui, envie-nos um email através do contato@brasilpiscinas.com.br ou ligue para (31) 2520-7776.

Estamos sempre à disposição!

Publicações Recentes
Fale conosco

Mudar o texto. captcha txt
Piscina no verãoSobre o Sulfato de Alumínio para piscinas
Inline
Inline