Se você acompanha nossas publicações já deve ter percebido que o processo de fazer uma piscina pode ser relativamente rápido mas demanda uma série de decisões importantes que vão desde o tipo da piscina, o local da instalação até a escolha das plantas para o entorno da piscina.

Mas eu tenho mesmo que escolher quais plantas colocar na área da piscina?

Neste texto vamos te mostrar por que você deve parar pra pensar e escolher com muita calma quais serão as plantas que vão compor o ambiente da sua piscina e, como brinde, ainda vamos te contar algumas das melhores opções.

Por que escolher bem as plantas para a área da piscina

A escolha das plantas para o ambiente da piscina deve ser feita com muita cautela principalmente devido à manutenção da qualidade da água.

Imagine como deve ser difícil manter uma piscina limpa perto de um pé de manga no período entre Setembro e Fevereiro…

Imagine o tanto que um pé de amora dificulta o tratamento de uma piscina quando o pé está “carregado”.

Complicado, não é mesmo? Imagine numa piscina de vinil ou mesmo numa piscina de alvenaria, o quanto é difícil remover uma mancha de manga ou de amora do revestimento…

E acredite: existem cenários ainda piores!

Imagine plantar uma árvore qualquer perto da piscina e descobrir depois de alguns anos que a raiz dela está perfurando a piscina e provocando um vazamento! Imagine a dor de cabeça para identificar o vazamento na piscina e depois removê-lo!

Parece um pesadelo mas infelizmente acontece bastante pois as empresas que executam o paisagismo das piscinas geralmente estão mais preocupados com a beleza do que com a funcionalidade do ambiente.

As plantas que geralmente estão perto da piscina

Plantas para a área da piscinaComo o ambiente da piscina remete ao calor, ao clima tropical e todas as suas características, muita gente prefere colocar palmeiras e coqueiros no entorno da piscina. São plantas que lembram a praia e sua vegetação, seu clima e sua sensação.

Contudo, esta escolha está longe de ser uma obrigação já que existem várias outras plantas que podem oferecer o mesmo clima para o ambiente.

Muitas pessoas escolhem plantas com flores e folhas grandes para plantar perto da piscina pois, ao contrário da grama e de outros vegetais semelhantes, esta característica não dificulta na hora de limpar a piscina e, como já explicamos bem nos textos sobre o cloro, ajuda a manter o residual de cloro livre na água.

Seguindo esta linha de raciocínio você pode escolher pequenos arbustos, plantas ornamentais como o lírio da paz, estrelitzias e helicônias.

Nossas sugestões de plantas para a área da piscina

Heliconias

Uma boa sugestão de planta para compor o ambiente da piscina, sem causar danos nem tampouco sujeira em excesso, são as Heliconias. São vegetais nativos da América do Sul e apresentam-se em colorações magníficas.

Algumas espécies atraem os queridos beija-flores e geralmente não ultrapassam dois metros de altura.

Se o sol for inclemente na sua piscina você pode escolher a Heliconia psittacorum Red Golden e se houver um pouco de sombra pra ela, pode optar pela Heliconia bihai “Lobster Claw”.

Clique aqui e veja fotos da Heliconia psittacorum Red Golden para a piscina.

Clique aqui e veja o preço da muda de Heliconia psittacorum Red Golden para sua piscina.

Clique aqui e veja fotos da Heliconia bihai “Lobster Claw” para a piscina.

Clique aqui e veja o preço da muda de Heliconia bihai “Lobster Claw” para sua piscina.

Dragoeiro

A Dracaena draco, ou Planta Dragão, é uma excelente escolha para plantar em volta da piscina também! É uma árvore extremamente antiga e quando cresce se torna um verdadeiro monumento, uma obra de arte viva!

São nativas das Ilhas Canárias, crescem lentamente e podem chegar aos vinte metros de altura.

Clique aqui e veja fotos da Dracaena draco para a piscina.

Clique aqui e veja o preço da muda de Dracaena draco para sua piscina.

O que estas plantas tem em comum

Plantas para o entorno da piscinaAlém de não soltar muitas partes (flores, frutos e folhas), elas possuem as folhas grandes e fáceis de serem retirados da água ou mesmo do ambiente da piscina. Adicionalmente, estas plantas podem ser colocadas bem próximas à piscina pois não possuem raízes grandes que representam perigo à sua estrutura.

Estas são apenas algumas das opções quando o assunto é a escolha das plantas para colocar perto da piscina.

Esperamos que você tenha gostado de conhecer um pouco mais das melhores plantas para a área da piscina e que, de agora em diante, você tenha sempre em mente que nada é por acaso na construção de uma piscina.

E lembre-se: sempre que precisar, fale conosco! Estamos à disposição no nº 860 da Francisco Negrão de Lima, aqui na região da Pampulha, em Belo Horizonte.

Estamos sempre prontos para receber seu contato no e-mail contato@brasilpiscinas.com.br ou no telefone (31) 2520-7776.

Publicações Recentes

Deixe um Comentário

Fale conosco

Mudar o texto. captcha txt
Spa - RenyPequena piscina
Inline
Inline