Lidar com a limpeza da piscina é uma tarefa inevitável para quem deseja ter uma piscina em casa. Ainda que você não “coloque a mão na massa”, ao menos você precisa contratar uma empresa especializada em tratamento de piscinas para garantir que ela estará sempre cristalina e saudável para o uso.

As lojas especializadas em piscinas sempre simplificam o processo dizendo que basta adicionar alguns produtos químicos de piscinas e a água estará sempre pronta para o mergulho. Entretanto, como empresa comprometida com seus momentos de lazer e com a saúde da sua família, precisamos lhe dizer que não é bem assim…

Manter uma piscina limpa vai muito além do simples fato de manter os parâmetros químicos ideais! É preciso fazer a escovação do fundo e das paredes, é preciso haver uma peneiração para remover impurezas da superfície, é preciso controlar a temperatura da água para que, nos dias de sol intenso, o aquecedor solar da piscina não a deixe acima de 28, no máximo 30 graus Celsius…

Ao contrário do que normalmente dizem, não é apenas uma ação mas um conjunto de atividades que resulta na piscina pronta para o uso no final do dia, nos finais de semana e nos feriados.

Hoje viemos falar a respeito de uma etapa específica do tratamento da piscina: a remoção das impurezas suspensas na água.

Vamos te mostrar que existem duas maneiras de lidar com a sujeira em suspensão na piscina: a clarificação e a decantação. Pronto para aprender um pouco?

Clarificante para piscinasClarificação

A clarificação é um processo gradual executado pelo filtro da piscina. Para garantir uma boa performance do filtro neste processo de clarificação da água, o que podemos fazer é o seguinte:

  • adicionar periodicamente um produto chamado clarificante (ou auxiliar de filtração) à água da piscina e manter o filtro em funcionamento pelo período recomendado pelo fabricante;
  • estar sempre atento para a necessidade de executar uma retrolavagem da areia do filtro garantindo que ele funcione sempre com eficiência máxima.

Não precisamos nem dizer que também se faz necessário manter o funcionamento diário do filtro conforme indicação do fabricante, não é mesmo?

Se o seu filtro consegue filtrar a piscina em 8 horas, é preciso ligar a motobomba com o filtro na posição FILTRAR por pelo menos 8 horas diárias.

Se o seu filtro só precisa de 4 horas para filtrar todo o volume da piscina, sua motobomba deverá ficar ligada por pelo menos este tempo para fazer a filtração diária.

Veja quantas horas por dia você deve filtrar a piscina.

Decantação da piscinaDecantação

A decantação é um outro meio de lidar com a sujeira em suspensão na água da piscina. Na teoria, decantar a piscina é uma atitude extrema e só é necessária quando a piscina está muito suja, como depois de uma reforma, por exemplo.

Contudo, na prática vemos que decantar a piscina e aspirar o fundo é um procedimento extremamente comum no dia-a-dia de quem limpa piscinas.

A decantação é feita com a adição de decantadores, produtos químicos responsáveis pela aglutinação das partículas de sujeira que, depois de se tornarem mais pesadas que a água, descem para o fundo possibilitando sua remoção com a ajuda de equipamentos manuais como a mangueira flexível, o cabo telescópico e o carrinho de aspiração.

Falamos acerca de um dos decantadores mais conhecidos no nosso meio há pouco tempo atrás: o Sulfato de Alumínio.

as e está sempre à sua disposição para o que der e vier!

Quando clarificar e quando decantar a piscina?

A escolha não precisa ser necessariamente entre estas duas opções. O ideal é que o filtro da piscina esteja sempre em perfeito estado e funcionando durante o tempo recomendado (que varia de piscina para piscina de acordo com o conjunto filtrante instalado).

Nestas condições, a clarificação estará sempre acontecendo desde que as retrolavagens sejam feitas nos momentos apropriados.

Em momentos excepcionais, como depois de chuvas fortes ou de períodos de utilização intensa da piscina, a decantação pode ser uma saída para restaurar aquela beleza natural e aquele brilho da água.

Aspiração depois da decantação da piscinaMas como fazer a decantação da piscina

  1. Meça e ajuste a alcalinidade da piscina;
  2. Meça e ajuste o pH da piscina;
  3. Meça e ajuste o cloro livre da piscina;
  4. Adicione o decantador à água da piscina conforme instruções do rótulo do próprio decantador;
  5. Desligue a motobomba da piscina e aguarde pelo menos 12 horas para que a decantação aconteça perfeitamente;
  6. Faça a aspiração do fundo da piscina com o filtro na posição drenar.

Este é o procedimento para decantar a piscina e aspirar ao esgoto. É o que chamamos de “aspirar jogando fora“.

E se eu não conseguir?

O ideal é que você possa contar com uma empresa especializada em tratamento de piscinas em Belo Horizonte ou onde quer que sua piscina esteja. Assim, sua piscina estará sempre pronta para os momentos de lazer e você pode usar seu tempo naquilo que você gosta!

Esperamos que com este texto você tenha entendido as diferenças entre clarificação e decantação e também tenha aprendido como fazer a decantação da piscina. Se ficar alguma dúvida, fale conosco! A gente consegue resolver o seu problema rapidamente e evitar dores de cabeça para você e sua família!

A BRASIL PISCINAS trabalha no setor de piscinas há mais de duas décadas e está sempre à sua disposição para o que der e vier!

Deixe um Comentário

Fale conosco

Mudar o texto. captcha txt
Piscina verde com algasSobre o Sulfato de Alumínio para piscinas
Inline
Inline