A limpeza da piscina é algo que demanda tempo. Mesmo quem conta com robô para a limpeza da piscina, com sistema de desinfecção por gás ozônio, com sistema de desinfecção ultravioleta… Mesmo se a sua piscina tiver tudo que uma piscina pode ter em termos de tecnologia, a limpeza demanda algum tempo.

E um dos processos que mais precisam do nosso valioso tempo é o tema dessa publicação: a escovação das paredes e do fundo da piscina.

A escovação da piscina é algo tão essencial quanto a própria desinfecção da água. Se não há escovação, ainda que seja aquela executada pelo robô, a piscina dificilmente se manterá sempre cristalina e saudável.

Para entendermos melhor, vamos por partes… Vamos falar do que se trata a escovação, por que ela é tão importante e o que acontece quando se negligencia essa operação.

escova para limpar piscina de vinil - Escovação das paredes e do fundo da piscinaA escovação da piscina

Escovar a piscina é uma atividade cansativa mas absolutamente necessária. Requer um bom preparo físico, resistência na coluna e na região lombar.

Ela é a principal operação do tratamento físico da piscina.

A escovação é responsável por facilitar a ação do cloro na oxidação de algas e bactérias que, sem a escovação, podem se aderir ao revestimento da piscina.

Piscinas de concreto armado e piscinas de alvenaria são as que mais demandam este tipo de atenção.

Nestes dois tipos de piscina, quando se negligencia a escovação, a eclosão de algas pode se tornar um episódio corriqueiro fazendo com que a piscina cristalina se transforme em um grande tanque de água verde.

Por que escovar a piscina

É preciso escovar a piscina pois as algas e bactérias formam crostas no revestimento que têm a capacidade de se proteger da ação do cloro.

Somente com a escovação conseguimos eliminar esses microrganismos.

Para saber mais sobre o controle de algas na piscina, acesse: Prevenção e eliminação de algas.

como escovar a piscina 300x254 - Escovação das paredes e do fundo da piscinaComo escovar a piscina

A escovação da piscina é um procedimento simples. Basta conectar uma escova própria para piscinas ao cabo telescópico e em seguida passar a escova por todas as superfícies de revestimento da piscina.

Antes, porém, é interessante verificar se a piscina tem cloro livre para oxidar as algas que serão desprendidas das paredes e do fundo da piscina.

Se, depois de medir, identificar a falta de cloro livre, adicione cloro à água até que ele chegue em torno de 2 PPM.

A escolha da escova para a piscina

Escolher a escova ideal para a sua piscina não deve ser uma tarefa difícil.

No mercado é possível encontrar diversos modelos de escovas e todos com vários pontos em comum:

  • são feitas de material plástico;
  • possuem formato especial para se movimentar submersas;
  • possuem cerdas macias, etc.

Independente do revestimento da sua piscina, nunca utiliza escovas de materiais metálicos! Elas podem danificar até mesmo os azulejos!

Quando fazer a escovação da piscina?

Se você não tem nenhum sistema auxiliar de desinfecção, o ideal é fazer a escovação da piscina semanalmente.

Entretanto, caso você tenha um gerador de ozônio, um gerador de cloro, um sistema de desinfecção ultravioleta ou outro dispositivo que auxilie na limpeza da piscina, como o robô que limpa a piscina, a escovação pode ser feita mensalmente.

Alternativamente, pode-se fazer a escovação do revestimento da piscina quando for identificada a formação de crostas ou mesmo a presença de algas deixando as superfícies escorregadias.

Para saber mais sobre a escovação da piscina, acesse: Escovação da piscina: por que escovar a piscina?

Dúvidas quanto à escovação da piscina?

logotipo apple 114 - Escovação das paredes e do fundo da piscinaSe ficou com alguma questão a ser respondida com relação à escovação da piscina, fale conosco!

A BRASIL PISCINAS trabalha com construção de piscinas há mais de duas décadas e está sempre pronto para lhe auxiliar no que for preciso, desde o projeto e a construção até na hora de realizar a limpeza e o tratamento da água.

Se quiser passar por aqui e para conversar e tirar suas dúvidas, fique à vontade! Nossa sede fica na Avenida Francisco Negrão de Lima, nº 860, aqui na Pampulha, em Belo Horizonte.

Caso prefira, fale conosco pelo contato@brasilpiscinas.com.br ou ainda pelo telefone (31) 2520-7776.

Até a próxima!

Deixe um Comentário

Caso queira perguntar algo para nossa equipe, informe seu telefone. (Ele não será publicado.)

Fale conosco

Mudar o texto. captcha txt
A aspiração da piscinaPeneira para piscina