Hoje em dia existe uma grande variedade de dispositivos que auxiliam no tratamento da piscina. É possível contar com robôs para a limpeza da piscina, é possível ter um sistema de desinfecção à base de ultravioleta, é possível contar com sistemas de desinfecção à base de gás ozônio

Apesar de todas esses avanços tecnológicos, a limpeza manual da piscina acaba sendo comum especialmente entre aqueles que preferem pagar para ter a piscina limpa do que ter que lidar com a piscina ainda que ela seja totalmente automática.

Dentre os acessórios que se fazem necessários para manter a piscina limpa, está o tema da nossa publicação de hoje: o cabo telescópico!

Hoje vamos falar um pouco deste equipamento manual que é fundamental para a limpeza da piscina especialmente para alguns dos processos do tratamento físico da água como a aspiração do fundo, a peneiração e a escovação.

Cabo telescópico para piscinasO cabo telescópico

Para quem nunca se envolveu com a limpeza da piscina, esta foto ao lado mostra um cabo telescópico.

Se você tem uma familiaridade com as piscinas e seus equipamentos, provavelmente já sabe do que se trata esse cabo.

Ele tem a capacidade de se alongar e é feito de alumínio ou algum outro material leve e bem resistente.

Pra que serve o cabo telescópico da piscina?

O cabo telescópico usado nas piscinas nos permite anexar outros acessórios à sua extremidade e, assim, alcançar todos os cantos da piscina sem maiores dificuldades.

É possível encaixar a escova para realizar a escovação das paredes e do fundo da piscina, procedimento comum antes da decantação.

Também é possível acoplar na ponta do cabo o carrinho de aspiração que, conectado à mangueira de aspiração, permite remover toda a sujeira depositada no fundo da piscina direcionando-a para o filtro ou mesmo para o esgoto.

Também é com o cabo telescópico que passamos a peneira na superfície da piscina. Essa prática é indispensável para piscinas que ficam debaixo de grandes árvores que soltam muitas folhas, flores ou frutos.

Também com a peneira é possível capturar objetos submersos sem ter que entrar na piscina e pegá-los com as mãos.

Modelos de cabos telescópicos

Existem diversos fabricantes de cabos telescópicos no mercado de piscinas.

Suas principais diferenças se dão na forma de unir suas duas (ou mais) partes, nos materiais com os quais são construídos e também em seus diferentes tamanhos.

Como dissemos, a maior parte dos cabos é construída de alumínio.

Um cabo telescópico para piscinas pequenas pode ter entre 1 e 2 metros. Os cabos usados em piscinas maiores, quando totalmente alongados, podem alcançar mais de 6 metros.

Cabos telescópicos para piscinas

Como escolher o cabo telescópico para sua piscina?

Na hora de escolher o seu cabo telescópico, temos duas recomendações principais…

Escolha um cabo telescópico construído com bons materiais

O material do cabo precisa ser resistente pois ele será testado em toda escovação que você fizer.

Se ele for fraco, com pouco tempo ele estará todo torto e já precisará ser substituído.

Prefira também um cabo sem componentes ferrosos, afinal, assim ele não enferrujará e poderá ser usado na piscina sem problemas.

Ainda sobre os materiais usados na sua construção, verifique se os componentes plásticos são resistentes ao ressecamento promovido pela ação solar.

Peças plásticas tendem a ressecar e caso venham a quebrar, seu cabo estará praticamente inutilizado.

Escolha corretamente o tamanho do cabo telescópico

O tamanho é fundamental para que o cabo telescópico consiga atender às necessidades da sua piscina.

Para saber o tamanho ideal do cabo telescópico para a sua piscina, basta medir a maior distância que você pretende aspirar sem ter que dar a volta na piscina.

Em outras palavras, basta verificar quantos metros existem entre a altura da sua mão e o fundo do outro lado da piscina em sua maior distância.

Se sua piscina for muito grande e um cabo de 6 metros não for suficiente para aspirá-la utilizando somente um dos lados da piscina, o maior modelo será necessário e a aspiração deverá ser feita usando os dois lados da piscina.

Dessa forma, o cabo só terá que alcançar a metade da piscina!

Dúvidas quanto ao cabo telescópico?

Brasil PiscinasFale conosco! A BRASIL PISCINAS trabalha com construção de piscinas há mais de duas décadas e se cerca dos melhores fornecedores do país e do mundo.

Nos últimos meses fechamos uma parceria com a Fluidra, um grupo espanhol fundado em 1969 que hoje conta com mais de 50 empresas subsidiárias e vem se destacando pelo desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias no universo das piscinas.

Se quiser passar por aqui, tomar um café e ver todo nosso portfólio, fique à vontade! Estamos na Avenida Francisco Negrão de Lima, nº 860, na Pampulha, em Belo Horizonte. Se preferir, entre em contato através do contato@brasilpiscinas.com.br ou pelo (31) 2520-7776.

Deixe um Comentário

Caso queira perguntar algo para nossa equipe, informe seu telefone. (Ele não será publicado.)

Fale conosco

Mudar o texto. captcha txt
mangueira - Cabo telescópico para piscinas