A aspiração da piscina é um daqueles processos que mesmo quem não sabe o básico da limpeza de uma piscina sabe que se faz necessário puxar as impurezas assentadas no fundo da piscina.
Índice
É um dos processos do tratamento físico mais conhecidos mas ainda assim gera muitas dúvidas.
De quanto em quanto tempo eu preciso aspirar a piscina?
É preciso jogar água fora para aspirar a piscina?
Quais os registros eu abro para aspirar o fundo da piscina?
Mesmo depois de aspirar a piscina permanece turva. O que eu devo fazer?
Essas e outras questões relacionadas à aspiração da piscina nós vamos responder aqui na publicação de hoje.
E, como sempre, se ficar com alguma dúvida quanto à forma de aspirar ou algum outro ponto relacionado ao texto de hoje, ao final do artigo deixamos um campo de comentários onde podemos discutir publicamente para o benefício de todos que acessam o site da BRASIL PISCINAS, ok?
Aspiração da piscina
A aspiração, como dissemos anteriormente, é um processo imprescindível para a remoção das impurezas que descem para o fundo da piscina.
Apesar de não se resumir a isso, esta é sua principal função.
Para aspirar a piscina filtrando, é preciso que ela possua uma casa de máquinas com motobomba e filtro.
Além destes dois dispositivos, alguns equipamentos manuais se fazem necessários:
- Cabo telescópico;
- Mangueira de aspiração;
- Carrinho de aspiração.
Para entendermos como se dá a aspiração, vamos começar do princípio…
Pra que serve a aspiração da piscina
A aspiração da piscina serve para fazer com que a camada de água mais inferior da piscina passe pela areia do filtro.
Como assim?
Simples! Com o passar do tempo, se sua piscina estiver recebendo um tratamento adequado, toda a sujeira que entra em contato com a água tende a ser oxidada pelo cloro livre (ultravioleta, ozônio ou qualquer outro sistema de desinfecção que a piscina tenha) e descer para o fundo da piscina.
Isso vai acontecendo lentamente e, dentro de alguns dias, especialmente se sua piscina não passa por uma filtração regular, normalmente é possível identificar a formação de um determinado “pó”, uma precipitação que prejudica o aspecto visual da piscina.
Para remover essa sujeira e restaurar a beleza da piscina, utiliza-se do sistema de sucção da piscina, formado basicamente pelo conjunto filtrante, para puxar a água da piscina e fazê-la passar pela areia do filtro.
Se o seu filtro for potente o suficiente, é possível filtrar um grande volume de água suja.
Caso ele não seja tão grande para a sua piscina (ou para a quantidade de sujeira que sua piscina acumula diariamente no fundo), é possível que com pouco tempo de filtração do fundo ele já comece a permitir que a sujeira retorne através dos dispositivos de retorno.
O que fazer quando a sujeira volta para a piscina depois da aspiração?
Quando isso acontece existem algumas possíveis soluções…
Retrolavar o filtro
Realizar a retrolavagem da areia do filtro pode restaurar sua capacidade de retenção de impurezas desde que o problema seja este: a saturação da areia.
Se mesmo depois de utilizar esta função do filtro a sujeira continuar retornando para a piscina durante a filtração do fundo, a saída pode ser outra…
Realizar a troca da areia
O filtro das piscinas modernas funciona como uma caixa cheia de uma areia especialmente desenvolvida para filtros.
É recomendado que se faça a substituição dessa carga de areia de tempos em tempos.
Contudo, existem fabricantes que recomendam que ela seja feita anualmente, porém, existem diversos fatores que influenciam para acelerar ou retardar a necessidade dessa troca.
Se a areia do seu filtro tem mais de 2 ou 3 anos, essa pode ser a solução. Caso contrário, talvez a saída seja um pouco mais drástica…
Substituir o filtro por um maior e mais potente
Filtros menores têm uma capacidade de retenção de sujeira menor.
Se a sua piscina fica muito suja ou se as limpezas são feitas com um intervalo muito grande entre elas, é importante que seu conjunto filtrante seja robusto o suficiente para reter grandes quantidades de sujeira.
Mas, voltando às perguntas do início…
De quanto em quanto tempo eu preciso aspirar a piscina?
A aspiração da piscina precisa ser feita sempre que o fundo apresentar algum acúmulo de sujeira.
Essa frequência varia de acordo com uma série de fatores: desde a localização da piscina, a ausência de asfalto próximo à água, a existência ou não de estradas de terra que jogam poeira na piscina, a eficiência da circulação da água na piscina, etc.
É preciso jogar água fora para aspirar a piscina?
A aspiração que joga água fora, ou aspiração para o esgoto, só deve ser feita em situações críticas. O normal é que a aspiração seja feita com a alavanca do filtro na posição FILTRAR.
Se o seu filtro não consegue reter as sujeiras filtrando o fundo, é preciso pensar nas soluções que apresentamos:
- Retrolavar o filtro para lavar a areia;
- Substituir a areia por uma carga nova;
- Substituir o filtro por um mais potente.
Quais os registros eu abro para aspirar o fundo da piscina?
Para aspirar o fundo da piscina é preciso abrir o registro da aspiração, fechar o ralo de fundo e abrir os registros de retorno.
Depois de aspirar a piscina ela fica turva. O que eu devo fazer?
Quando isso acontece, significa que a sujeira que estava no fundo se diluiu e voltou a ficar suspensa na água.
Você deve tentar mover o aspirador de forma mais suave para não levantar a sujeira, deve verificar se a sucção da aspiração está com sua potência normal e também verificar se há a necessidade de interromper a filtração para retrolavar o filtro.
Conclusão
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a aspiração da piscina, é hora de colocar a mão na massa e ver se ainda resta alguma dúvida.
Aspirar a piscina não é nenhum bicho de sete cabeças mas a BRASIL PISCINAS entende que este tipo de trabalho é melhor realizado por pessoal experiente e especializado.
Se tiver alguma dúvida, fale conosco! Se quiser passar aqui, fique à vontade! Estamos na Av. Francisco Negrão de Lima 860, na Pampulha, ok?
Se preferir, fale com a gente pelo (31) 2520-7776 ou pelo contato@brasilpiscinas.com.br.