De todos os processos envolvidos na limpeza da piscina, a peneiração é um dos mais conhecidos. Passar a peneira na superfície da piscina é uma atividade comum para piscineiros, limpadores de piscinas, síndicos, zeladores, guardiões de piscinas e até mesmo porteiros de condomínios.

Há sempre a necessidade de remover as impurezas que ficam boiando na água, afinal, do que adianta a água cristalina se a sua superfície estiver cheia de folhas e insetos, não é mesmo?

Por isso hoje vamos dedicar esse texto à essa atividade: a peneiração da piscina.

Quer saber um pouco mais? Tem alguma dúvida com relação à peneiração ou mesmo à peneira usada na sua piscina? Essa publicação é para você!

peneiracao da piscina 300x200 - Peneiração da piscina - A importância da limpeza da superfícieA peneiração da piscina

Poeira, insetos, plásticos, pequenas folhas e vários outros tipos de sujeiras têm dificuldade de romper a tensão superficial da água e acabam conferindo à piscina um aspecto de sujeira, de abandono.

Como dissemos, a peneiração é a remoção dessas impurezas que normalmente ficam flutuando na superfície da água.

Como passar a peneira na piscina

A peneiração não tem segredo! Basta colocar a peneira na ponta do cabo telescópico e passá-la sempre num mesmo sentido para que a sujeira não caia da peneira de volta na piscina.

Há quem diga que a peneiração da piscina é uma atividade relaxante e proporciona uma paz de espírito única.

Para nós, é uma operação simples mas fundamental para a piscina. Poderíamos dizer “obrigatória” e já explicamos o porquê.

Por que peneirar a piscina

A remoção da sujeira da superfície da piscina deve ser encarada como uma oportunidade de diminuir a quantidade de sujeiras que serão aspiradas posteriormente.

É como se pudéssemos retirar o mosquito, a folha ou qualquer que seja o detrito antes que ele afundasse e, consequentemente, é como se estivéssemos protelando a aspiração do fundo.

Na realidade, o benefício da peneiração não é só esse. Podemos encarar essa atividade como uma forma de prolongar a vida útil do teor de cloro livre na piscina, afinal, quanto menos tempo a sujeira fica em contato com a água, menos cloro ela irá consumir.

folhas na piscina 300x200 - Peneiração da piscina - A importância da limpeza da superfícieQuando peneirar a piscina

A peneiração da piscina deve ser feita sempre que possível e necessário.

Num imaginário ideal, se pudéssemos passar a peneira na piscina vinte e quatro horas por dia, a piscina certamente se manteria limpa por muito mais tempo pelos motivos que citamos acima.

Entretanto, na realidade, a peneiração da piscina acaba acontecendo sempre que a limpeza da piscina é feita. Isso significa que antes de aplicar o cloro na piscina é bom passar a peneira na superfície.

Antes de escovar é bom peneirar a piscina. Depois de fazer a aspiração também é sempre bom utilizar a peneira, etc.

Qual peneira escolher?

Na hora de escolher a peneira para a sua piscina, é interessante ter em mente o que normalmente você verá na superfície da água.

Se sua piscina for vítima de uma sujeira muito fina, é importante escolher um modelo de peneira que tenha orifícios menores que, consequentemente, entregarão uma maior capacidade de retenção.

Por outro lado, essas peneiras cujos buracos são um pouco maiores, normalmente são mais fáceis de usar pois não criam resistência na água e dificilmente têm sua trama obstruída.

skimmer instalado na piscina 300x300 - Peneiração da piscina - A importância da limpeza da superfícieE quando a peneira não é suficiente?

Quando sua piscina fica abaixo de uma árvore que suja muito o local, ou quando você tem um ou mais animais de estimação que soltam muito pelo, a peneiração pode não ser suficiente.

Nestes casos, é sempre bom poder contar com nosso amigo skimmer.

O skimmer é um dispositivo instalado na lateral da piscina que faz com que o filtro consiga limpar não somente o fundo da piscina mas também a superfície.

Ele usa a sucção da motobomba da piscina para pegar folhas, poeira e outras impurezas que, sem ele, o filtro não conseguiria pegar.

Para fazê-lo funcionar, entretanto, é preciso que o registro do skimmer (que muitas vezes é o mesmo da aspiração) esteja aberto na casa de máquinas.

Para saber mais sobre o skimmer, dê uma lida no conteúdo que desenvolvemos especificamente sobre ele: O que é skimmer e qual sua utilidade na piscina?

Dúvidas quanto à peneiração da piscina?

logotipo apple 114 - Peneiração da piscina - A importância da limpeza da superfícieFale com a gente! Nós contamos com parceiros e fornecedores experientes e trabalhamos com o que há de melhor em acessórios e equipamentos manuais para piscinas. Desde a peneira para piscinas até o skimmer passando pelos sistemas de filtração e de desinfecção por ozônio.

Se quiser passar por aqui e tomar um café para sanar suas dúvidas, estamos na Francisco Negrão de Lima, no número 860, na região da Pampulha, em BH.

Caso ache melhor, entre em contato pelo contato@brasilpiscinas.com.br ou mesmo pelo telefone (31) 2520-7776.

Grande abraço e até a próxima!

Deixe um Comentário

Caso queira perguntar algo para nossa equipe, informe seu telefone. (Ele não será publicado.)

Fale conosco

Mudar o texto. captcha txt
Escova para piscinaDecantação