Ao longo de todo o processo de limpeza da piscina, vários procedimentos se fazem necessários, ainda que esporadicamente. Contudo, alguns deles são praticamente obrigatórios e a decantação da piscina é um desses.

O processo de decantação faz com que a sujeira se deposite no fundo da piscina e fique ali estável até que seja possível a sua aspiração.

Hoje vamos falar especificamente desse procedimento que, mesmo sendo simples, pode representar um pesadelo para os marinheiros de primeira viagem ou, em determinadas situações, pode ser complicado até mesmo para piscineiros experientes.

Alguns dizem que os produtos químicos às vezes simplesmente não funcionam, outros dizem que a chuva não permite que a decantação aconteça…

Por isso decidimos jogar luz nessa questão, desmistificar a decantação da piscina e fazer com que você nunca mais tenha dificuldade na hora de limpar uma piscina, independente do estado em que ela se encontra!

Pronto para aprender um pouco?

decantacao da piscina 169x300 - Decantação da piscina - O que é e como decantar a sujeira da águaDecantação

A decantação da sujeira da piscina é um processo natural que se acelera conforme o potencial de oxidação do cloro se mantenha constantemente regulado na piscina.

Em outras palavras, se o teor de cloro livre na água for mantido em torno 2 PPM, a sujeira que entrar em contato com a água tende a descer e se depositar no fundo.

Esse movimento espontâneo contribui para que a piscina não vá ficando cada vez mais turva com o passar do tempo.

O cloro livre é um dos parâmetros que precisam ser constantemente avaliados para que a decantação natural aconteça de forma eficiente. Na prática, precisamos estar atentos aos seguintes parâmetros da piscina:

A relação da decantação com o conjunto filtrante

O filtro da piscina e seu funcionamento, bem como a eficiência da circulação da piscina, também influenciam diretamente na forma como as impurezas da água se depositam no fundo.

Uma piscina com filtro pequeno, incapaz de lidar com a quantidade de sujeira que entra em contato com a piscina, tem maior facilidade de apresentar uma água turva. Consequentemente, essa piscina dificilmente será limpa apenas com a aspiração semanal do fundo.

Uma piscina cuja circulação é prejudicada por um projeto falho ou por dimensionamento incorreto do seu conjunto filtrante, poderá apresentar pontos específicos em que a decantação da piscina acontece de forma acelerada e sistemática. Este cenário é um outro extremo, afinal, nestes pontos a aspiração precisará ser feita quase que diariamente para manter o local sempre limpo.

A decantação com decantadores

decantador sulfato de aluminio 242x300 - Decantação da piscina - O que é e como decantar a sujeira da águaA decantação é um processo natural mas pode ser acelerada com o auxílio de produtos químicos específicos chamados “Decantadores“.

Mas como funciona esse decantador?

O decantador age aglutinando as partículas de sujeira da água tornando-as mais pesadas e fazendo com que elas desçam para o fundo.

O produto com esta finalidade mais famoso no mercado brasileiro é o Sulfato de Alumínio. Ele já foi tema de dois textos específicos aqui no blog da BRASIL PISCINAS:

Apesar de ser bastante famoso, está longe de ser a única opção para descantar a sujeira de piscinas.

Hoje em dia quase todos os fabricantes de produtos químicos já desenvolveram decantadores líquidos que têm como principal vantagem a possibilidade de passar pelo conjunto filtrante sem prejudicar a areia especial do filtro.

Além de poder ser filtrado, o decantador líquido é mais fácil de ser utilizado e guardado, contudo, gosto é gosto e a gente entende bem isso.

Quando usar o decantador na piscina?

O principal cenário que pede o uso de um decantador, seja ele líquido ou mesmo o sulfato de alumínio, é quando, no dia seguinte, a piscina precisa estar limpa, cristalina e pronta para o uso.

Nestas circunstâncias, o uso do decantador parece seguro pois depois de terminada a aspiração do fundo não haverá mais nada para atrapalhar o aspecto visual da piscina.

Pode-se ainda aproveitar o uso do sulfato de alumínio para os dias em que a piscina precisar ser decantada e o seu pH estiver acima do valor ideal, que gira em torno de 7,2. Como ele tem um efeito colateral que desce o pH, ele pode auxiliar no seu ajuste ao mesmo tempo que assenta toda a sujeira no chão da piscina.

aspiracao depois da decantacao da piscina 300x300 - Decantação da piscina - O que é e como decantar a sujeira da águaComo fazer a decantação da piscina

Para fazer a decantação da piscina e em seguida tê-la limpa e pronta para o uso, siga o passo a passo:

  1. Meça e ajuste a alcalinidade da piscina;
  2. Meça e ajuste o pH da piscina;
  3. Meça e ajuste o cloro livre da piscina;
  4. Adicione o decantador à água da piscina conforme instruções do rótulo do próprio decantador;
  5. Desligue a motobomba da piscina e aguarde pelo menos 12 horas para que a decantação aconteça perfeitamente;
  6. Faça a aspiração do fundo da piscina.

Este é o procedimento para decantar a piscina e remover a sujeira aspirando o fundo.

Dúvidas quanto à decantação da piscina?

A decantação da piscina é um processo simples e está diretamente ligado à turbidez da água. Se a sua piscina parece turva, uma decantação seguida da aspiração do fundo pode ser uma solução.

Brasil Piscinas logo 2 - Decantação da piscina - O que é e como decantar a sujeira da águaSempre recomendamos que você conte com uma empresa especializada em limpeza de piscinas para fazer o tratamento da sua de forma segura. Contudo, se você pretende cuidar da sua, conte conosco!

A BRASIL PISCINAS trabalha com construção de piscinas há mais de duas décadas e está perfeitamente familiarizada com todo o universo das piscinas, desde a construção até a limpeza.

No nosso blog você encontra, assim como este, diversos textos para esclarecer dúvidas recorrentes entre aqueles que se dispõem a limpar a própria piscina.

Caso você ainda tenha alguma dúvida, ainda que não seja relacionada com a decantação, fale conosco!

Nossa sede fica no número 860 da Francisco Negrão de Lima, aqui na Pampulha, em BH, capital mineira.

Será um prazer falar contigo pessoalmente, mas, se preferir, fale conosco através do contato@brasilpiscinas.com.br ou mesmo através do (31) 2520-7776, ok?

Até a próxima!

Deixe um Comentário

Caso queira perguntar algo para nossa equipe, informe seu telefone. (Ele não será publicado.)

Fale conosco

Mudar o texto. captcha txt
Peneira para piscina