A construção da piscina é um processo repleto de decisões. São várias as opções que precisam ser feitas para que o trabalho caminhe e escolher o revestimento da piscina é uma daquelas que não é bem, como muitos gostam de dizer, “questão de gosto”.

É preciso escolher o formato da piscina, sua profundidade, sua cor, o sistema de aquecimento, o sistema de desinfecção e várias outras coisas que vão determinar como será “a cara” do ambiente de lazer.

Esta escolha que o cliente faz, acerca do revestimento da piscina, na maior parte das vezes pode ser resumida na decisão entre três principais revestimentos:

Como fazer esta escolha pode não ser tão simples quanto parece, a BRASIL PISCINAS resolveu te dar uma base para poder pensar e decidir com maior fundamentação.

Está decidindo sobre o revestimento da sua piscina? Esta publicação é pra você!

Como escolher a revestimento para a piscina

Uma das boas formas (se não a melhor) de escolher o revestimento é pensar nas qualidades de cada um deles.

É óbvio que todas as opções possuem pontos fortes e pontos fracos. Se pensarmos, por exemplo, que a piscina de fibra normalmente é difícil de personalizar pois, dentre outras coisas, são feitas em formatos predefinidos, já podemos eliminar esta opção de revestimento caso o interesse do cliente seja uma piscina personalizada.

Dito isso, vamos dar uma olhada nos pontos fortes de cada um dos revestimentos.

Pontos fortes do revestimento de fibra

Utilizar a fibra como revestimento para a piscina é uma das melhores escolhas se o cliente quer uma espécie de “piscina de prateleira“, ou, “um pacote pronto”.

Normalmente, as construtoras de piscinas que trabalham com a fibra oferecem pacotes que, de alguma maneira, se adaptam à necessidade do cliente.

Então se você não quer ter que escolher muito, se quer, grosso modo, chegar na loja, dar o cheque e esperar a piscina chegar em casa, este revestimento é, de longe, a melhor opção para você caso não queira ter uma piscina inflável em casa.

Pode parecer estranho mas, neste quesito, a piscina de fibra só perde para as piscinas infláveis e de armação que são, na prática, piscinas de prateleira.

Escolhendo o revestimento de fibra o processo de construção da piscina ainda ocorrerá e nele é inevitável que algumas escolhas tenham que ser feitas.

Claramente este ponto não é considerado positivo por todas as pessoas. Por isso, se o seu desejo é personalizar a piscina, a fibra não é o melhor revestimento para você.

Pontos fortes da piscina de vinil

Utilizar o vinil como revestimento para a piscina é uma escolha excelente para boa parte dos perfis. Tirando como amostra nossos projetos executados, a maior parte das pessoas poderão escolher construir uma piscina de vinil sem medo de errar.

Isso acontece pois o vinil reúne uma série de qualidades que o fazem ideal tanto para construir um spa personalizado quanto para construir a piscina de um clube.

Para ilustrar, veja o vinil aplicado nestas duas situações, um spa e uma piscina de clube:

Spas personalizados com revestimento vinílico

Piscina de clube com revestimento vinílico

Pontos fortes do revestimento de alvenaria

Se você pesquisar um pouco vai perceber que, conforma já dissemos aqui, a alvenaria não é o revestimento mas sim o tipo de estrutura da piscina.

As piscinas de alvenaria podem ser revestidas com toda sorte de materiais: com vinil, com pastilhas, com azulejos e até mesmo com fibra de vidro.

Este pode ser um dos pontos positivos da construção de uma piscina de alvenaria, o fato de ela aceitar praticamente qualquer tipo de revestimento.

É claro que é preciso fazer uma adequação para que uma piscina que era de azulejo passe a ser de vinil mas é um procedimento simples, que interdita a piscina por poucos dias.

Inclusive é o que fizemos para vários clientes, sobretudo para quem está com problemas de vazamento na piscina. Veja algumas imagens de piscinas que, originalmente, eram de azulejos e receberam o vinil posteriormente:

Além da capacidade de personalização, um outro ponto forte da piscina de alvenaria é a boa durabilidade.

Se você contar com uma empresa especializada em construção de piscinas de alvenaria, você poderá ver sua piscina ultrapassando décadas sem apresentar qualquer tipo de problema e sem precisar de nenhum tipo de manutenção estrutural.

Mas afinal, qual revestimento escolher para minha piscina?

A escolha do revestimento da piscina, no final da contas, é absolutamente subjetivo. Estas informações que pontuamos podem lhe dar uma pequena base do que a construtora da sua piscina pode lhe dar para que você tome a decisão a partir das suas necessidades.

Quando o cliente pretende construir sua piscina, nós da BRASIL PISCINAS fazemos todo um trabalho de guia mas a decisão é sempre por conta do cliente.

Atuamos no mercado mineiro há mais de vinte anos e, desde o início das nossas atividades, oferecemos toda a informação disponível acerca do processo de construção da piscinas para o cliente, desde a furação até os detalhes do acabamento.

Fale Conosco!Oferecemos também todo o suporte a respeito de cascatas, iluminação, aquecimento, sistemas de desinfecção com ozônio, desinfecção com raios ultravioleta, geradores de cloro, capas térmicas, capas de proteção, filtros, motobombas, produtos químicos usados no tratamento, saunas, etc.

Dê uma olhada na nossa lista de projetos executados (que segue sendo atualizada a cada dia) e venha aqui conversar com a gente! Nossa sede fica aqui na Av. Francisco Negrão de Lima 860, na Pampulha, Belo Horizonte.

Se não conseguir passar por aqui, fique à vontade para entrar em contato conosco pelo formulário de contato, pelo email ou mesmo pelo telefone: (31) 2520-7776.

Será um prazer falar contigo e te ajudar não só nesta tarefa de escolher o revestimento da sua piscina, mas também em todas as outras etapas da realização do seu projeto! 😉

Encontrou um erro? Notifique-nos selecionando o texto e pressionando Ctrl + Enter.

Mostrando 2 comentários
  • Dirce Gonçalves
    Responder

    Tenho interesse em construir uma piscina tipo ráia 2.5×20 ou 3×20
    Tenho pavor de piscina de fibra que logo esta desbotada. Gostaria de saber se o revestimento de uma piscina de concreto com vinil não deixa a água quente, e se desbota ?
    Gostaria também de ter uma base do custo de uma piscina com essas caracteristicas.
    Agradeço o retorno

Deixe um Comentário

Caso queira perguntar algo para nossa equipe, informe seu telefone. (Ele não será publicado.)

Fale conosco

Mudar o texto. captcha txt
NBR 10339 de 2018, a norma da construção de piscinasPiscina pequena de alvenaria

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: