Apesar de ser um projeto relativamente simples, sistemas aquecedores baseados na energia solar podem se tornar ineficientes quando instalados de maneira equivocada.

São vários detalhes que, se não forem observados, podem acabar arruinando todo o investimento para aquecer a piscina.

Pensando nisso, hoje vamos jogar um pouco de luz sobre o assunto e te mostrar alguns pontos que não podem ser negligenciados quando for o momento de instalar o solar da piscina.

Em outras palavras, hoje vamos te mostrar como instalar o aquecedor solar da piscina corretamente.

A configuração do controlador de temperatura

Escrevemos, há algum tempo, um texto onde falamos sobre os componentes do aquecedor solar para piscinas, e nele citamos o controlador de temperatura.

Controlador de temperatura para aquecedor solar de piscinaEsse controlador é um dispositivo responsável pelo acionamento da motobomba de acordo com a medição que ele faz da temperatura da piscina sempre em comparação com o valor desejado pelo usuário mas levando em conta também a medição da temperatura da água no interior dos coletores.

Isso quer dizer que, se a água das placas não estiver quente o suficiente, o controlador deve identificar que não é compensador ligar o sistema. Da mesma forma, o controlador deve ser capaz de perceber que a diferença de temperatura entre as placas e a piscina está grande o suficiente para acionar a motobomba.

Um dos erros comuns neste ponto é quando o responsável pela instalação do solar da piscina define o diferencial da temperatura muito pequeno e o solar acaba funcionando praticamente o dia inteiro, independente se compensa ou não.

Isso, além de não aquecer a piscina, contribui para o aumento do consumo de energia elétrica do sistema.

Um outro erro comum é quando o instalador define este diferencial muito grande. Nestas condições, o sistema passa a perder oportunidades de transferir o calor das placas para a piscina uma vez que o limite do diferencial não é atingido conforme deveria.

O controlador de temperatura é um componente relativamente complexo e possibilita, especialmente para os novatos no setor de energia solar, a ocorrência de vários equívocos que podem significar a diferença entre um sistema eficiente e um sistema que não consegue aquecer a piscina satisfatoriamente.

Por isso, o ideal é contar sempre com uma empresa especializada em piscinas para fazer a instalação e a configuração do aquecedor solar.

O posicionamento correto das placas coletoras

Não adianta realizar toda a obra perfeitamente e instalar as placas do solar num local que terá sombra durante todo o dia. Nestas condições, dificilmente seu aquecedor solar terá um desempenho satisfatório.

Um dos erros comuns na hora de instalar o solar da piscina é este: colocar as placas de maneira errada.

E não é só quanto à posição delas. Nos referimos também à sua inclinação e direcionamento. Existe uma série de diretrizes que precisam ser seguidas para determinar o melhor posicionamento das placas do solar.

Inclusive, em algumas situações, a melhor posição para o sistema nem é no telhado. Veja alguns trabalhos onde a melhor opção, por uma diversidade de razões, não foi o telhado.

Nestes dois casos acima, o melhor local foi ao lado da piscina, quase no mesmo nível da piscina. O fato é que não existe uma regra, mas diretrizes que devem nortear a instalação dos coletores do aquecedor solar da piscina. O que não se pode fazer é negligenciar as diretrizes pois o seu bom funcionamento depende delas.

A experiência

No final das contas o que define se o aquecedor solar vai aquecer bem a piscina é a experiência de quem faz a instalação. Sabendo disso, sempre alertamos…

Evite aventureiros! Antes de contratar uma empresa, procure saber acerca dos trabalhos que ela já executou. Veja os projetos executados anteriormente e decida com base na opinião dos clientes anteriores.

Esperamos que você tenha gostado do texto e reafirmamos: conte sempre com uma empresa especializada para lidar com o aquecimento da sua piscina.

É um trabalho que demanda experiência e muito conhecimento de causa!

Fale Conosco!Se você ficou com alguma dúvida, fale com nossa equipe!

A BRASIL PISCINAS está à disposição na Avenida Francisco Negrão de Lima, nº 860, na região da Pampulha.

Se não puder passar aqui pessoalmente, entre em contato pelo contato@brasilpiscinas.com.br ou pelo (31) 2520-7776.

Estamos sempre aqui para tirar todas as suas dúvidas e te ajudar desde o projeto até o tratamento da sua piscina!

Deixe um Comentário

Fale conosco

Mudar o texto. captcha txt
Aquecedor a gás para piscinasPiscina aquecida
Inline
Inline