A construção da piscina é um momento singular na vida de uma família. Não importa se você escolheu uma piscina de vinil ou uma piscina de alvenaria, depois que ela está cheia de água, pronta para o uso, a frequência das festas aumenta, a quantidade de visitas na casa cresce, a prática de atividades físicas da família passa a ser maior… É realmente um salto na qualidade de vida!

Todos estes são benefícios importantes para uma vida plena e podem ser ainda maiores caso a piscina seja aquecida.

O sistema de aquecimento tem um importante papel na extensão do período de utilização da piscina. Sem o aquecedor da piscina, é difícil usá-la no Inverno. Com a água beirando os 14 graus, fica extremamente complicado dar um mergulho até mesmo durante os dias amenos do Outono.

Por isso, sempre recomendamos a instalação de um aquecedor na piscina. Recomendamos com a certeza de que, se o cliente aceitar, ele não se arrependerá!

E aqui no blog da BRASIL PISCINAS nós já falamos bastante acerca dos diferentes sistemas usados no aquecimento de piscinas residenciais e comerciais. Se você ainda não leu essas publicações, segue uma pequena amostra:

Antes de ir direto ao assunto e falar das piscinas ideais para um aquecedor a gás, vamos lembrar quais são as opções que você pode usar para aquecer sua piscina nos dias de hoje.

Opções para aquecer a piscina

Aquecedor a gás para piscinasPodemos resumir as possibilidades, ao menos as principais, na seguinte lista:

  • Aquecedor de passagem
  • Aquecedor a gás
  • Aquecedor solar
  • Trocador de calor

Ainda existem aquecedores a diesel, a lenha e mais alguns outros mas, por acreditar que não são opções viáveis na maioria dos casos, preferimos suprimi-los, ok?

Então, agora sim, indo direto ao ponto do título da publicação de hoje…

Qual o cenário ideal para aquecedores a gás?
O que uma piscina precisa ter para ser aquecida com um aquecedor a gás?
Quais são as piscinas onde o aquecedor a gás desponta como a melhor opção?

Vamos por partes…

O aquecedor a gás para piscinas

Conforme já dissemos em outras oportunidades, o aquecedor de piscinas a gás é um sistema que oferece um delta altíssimo. Isso significa que ele é capaz de elevar a temperatura de uma grande quantidade de água em apenas algumas horas.

É claro que o valor exato varia de acordo com a capacidade da piscina bem como da potência do aquecedor. Mas via de regra, e quando comparamos com um trocador de calor, por exemplo, o aquecedor a gás é uma opção que eleva a temperatura da água de forma bem mais veloz.

Sendo assim, um dos cenários ideais para a instalação do aquecedor a gás é aquela piscina cujo dono não pretende mantê-la aquecida durante todo o ano. É aquela casa de praia que recebe seus hóspedes somente nas férias, ou apenas de três em três meses.

Dessa forma, é melhor ter um aquecedor a gás pois ele pode ser ligado no dia anterior à utilização da piscina que, no dia necessário, a piscina certamente estará na temperatura desejada.

Casa de praiaEntão, um primeiro cenário ideal são piscinas usadas esporadicamente.

O aquecedor a gás é um equipamento que, diferentemente do trocador de calor, não apresenta grandes variações de performance de acordo com a temperatura ambiente. Isso significa que tanto em dias de sol, em dias nublados e até em dias chuvosos, o sistema a gás aquece a piscina com a mesma velocidade.

Este tipo de característica faz do aquecedor a gás super confiável e ideal para piscinas coletivas ou comerciais. Hotéis, Motéis, Clínicas de Fisioterapia e outros estabelecimentos que precisam contar com a água da piscina sempre quente, podem contar com o aquecedor a gás que não terão problemas.

É claro que sempre é possível colocar o aquecedor a gás como sistema de aquecimento auxiliar da piscina. Se a ideia é não gastar muito com gás, pode-se instalar um sistema de aquecimento solar específico para a piscina e deixar o gás apenas como suporte para períodos em que o sol ficar escondido por muito tempo.

Piscina comercialEntão, um outro cenário ideal são piscinas exploradas comercialmente.

Além destas duas possibilidades, o aquecedor a gás também se mostra ideal em locais onde o ruído do trocador de calor representa um problema.

Apesar de não ser comum, existem locais onde a instalação de uma bomba de calor é evitada pois seu funcionamento produz um ruído considerável.

Nestes casos o aquecedor a gás também é uma excelente opção pois ele dificilmente incomodaria alguém. Seu ruído é abafado e é produzido apenas pela queima do gás, ao contrário do trocador de calor que faz barulho devido às vibrações do equipamento e da rotação do seu compressor.

Piscina do condomínioEntão, uma terceira possibilidade ideal são locais onde o silêncio é extremamente valorizado.

E então, onde mais o aquecedor a gás cai bem?

Se você conhece mais algum cenário onde o aquecedor a gás é a melhor opção, escreva aí pra gente no campo de comentários.

E se tiver alguma dúvida com relação ao assunto, estamos sempre à disposição, ok?

Trabalhamos com construção de piscinas há mais de 20 anos e estamos absolutamente familiarizados com todo o processo, em piscinas de todos os tamanhos, das olímpicas às pequenas piscinas de coberturas.

Conhecemos profundamente acessórios como cascatas, iluminação, aquecimento, sistemas de desinfecção com ozônio, desinfecção com raios ultravioleta, etc.

Dê uma olhada na nossa lista de projetos executados (que segue sendo atualizada a cada dia) e venha aqui conversar sobre seus planos!

Estamos na Francisco Negrão de Lima, nº 860, na Pampulha, em Belo Horizonte. Pode passar aqui ou entrar em contato pelo (31) 2520-7776 ou pelo email contato@brasilpiscinas.com.br.

Deixe um Comentário

Fale conosco

Mudar o texto. captcha txt
O que compõe um sistema de aquecimento solar de piscinasAquecedor solar para piscina
Inline
Inline