Piscinas de alvenaria, com revestimentos como azulejo, pastilha ou porcelanato, foram e continuam sendo muito desejadas. Apesar de ser o palco de muitos momentos de diversão ou de muitas horas de tranquilidade, com o passar das décadas, é normal surgirem fissuras, falhas de impermeabilização ou problemas na tubulação por conta de movimentação do solo e envelhecimento de materiais. Como o tempo é implacável, o resultado não costuma ser diferente: surgem vazamentos e com eles uma dor de cabeça enorme.
Índice
Como saber se há vazamento na piscina de alvenaria
O primeiro sinal de que existe vazamentos na piscina é a queda contínua do nível da água. Se, mesmo reabastecendo a piscina, o nível da água insiste em baixar, vale a pena verificar se a causa não é apenas a evaporação, especialmente em dias quentes e com muito vento ou se não é apenas a água que é perdida com a retrolavagem do filtro.
Se essas duas explicações não fecharem a conta, a hipótese de vazamento na piscina de alvenaria ganha força e aí um caminho possível é a execução de um teste rápido e caseiro que pode apontar novas possibilidades: o famoso teste do balde.
Teste do balde
Encha um balde com água da piscina e deixe-o apoiado no degrau (se a sua piscina tiver prainha) ou em alguma coisa que consiga manter o balde mais ou menos na superfície da piscina com o nível interno igual ao nível externo. Se for o caso, abra uma escada no fundo da piscina ou use uma cadeira, enfim, qualquer coisa que consiga suportar o balde parado na altura da superfície da piscina.
Marque o nível da água dentro e fora do balde, usando uma caneta ou algo como uma fita adesiva e aguarde 24 horas ou mais.
Se o nível de ambos baixar de forma igual, pode saber que o problema no caso é evaporação. Se o nível da piscina baixar mais que o do balde, pode ter certeza de que a água está vazando por algum ponto da piscina, seja pelo tanque, seja pela tubulação ou mesmo pela casa de máquinas…
Identificando o local do vazamento na piscina de alvenaria
Umidade ao redor da piscina
Faça uma inspeção visual no entorno. Áreas que permanecem molhadas ou úmidas podem indicar fuga na tubulação próxima.
Se for preciso escavar para encontrar alguma tubulação, redobre a atenção para não danificar os tubos enterrados.
Deixe o nível descer até estabilizar
Pare de reabastecer e observe até onde a água “para de cair”. Esse patamar costuma indicar a altura do problema (skimmer, iluminação, bicos de retorno, ralo de fundo etc.).
Procurar por um ponto específico é muito mais eficiente do que investigar a piscina toda, concorda?
Técnicas e equipamentos profissionais
Diagnósticos modernos combinam teste de pressão nas linhas hidráulicas, uso de geofone (escuta de vazamentos), câmeras e corantes para confirmar microfissuras, falhas de rejunte ou defeitos em acessórios (como nichos de iluminação).
Pontos críticos em piscinas de alvenaria
Revestimento e rejunte: trincas, falhas de rejunte ou destacamento de peças cerâmicas.
Impermeabilização: perda de performance do sistema cimentício/polimérico ao longo dos anos.
Casa de máquinas e conexões: uniões, válvulas e selagens podem afrouxar ou ressecar.
Skimmer, ralos e retornos: vedação comprometida na interface com o casco da piscina.
Iluminação embutida: nichos e passa cabos exigem vedação impecável.
Como resolver o problema do vazamento na piscina de alvenaria
A solução depende da origem do problema. Se for possível realizar um reparo localizado no revestimento ou na vedação, basta refazer os rejuntes, substituir as peças soltas ou trincadas, recompor a selagem em nichos e passa-cabos.
Se for um problema na impermeabilização, normalmente o ideal é refazer a impermeabilização com materiais adequados ao uso submerso.
Se for algum ponto defeituoso na parte hidráulica da piscina, é possível fazer o reparo apenas substituindo as partes problemáticas. Normalmente é um joelho ou um registro com problemas que, quando substituído, tem-se o problema resolvido de forma rápida e definitiva.
Soluções rápidas como “pós milagrosos antivazamento” podem até ajudar em alguma coisa por algum momento, mas serão sempre provisórias se a raiz do problema não for eliminada.
Adequação para vinil
Em piscinas de alvenaria muito antigas, com recorrência de trincas e dificuldades de estanqueidade, uma opção é a adequação para vinil. Na prática, se faz a instalação de um bolsão de vinil aproveitando a estrutura existente da piscina.
Dentre as vantagens dessa adequação para vinil, podemos citar a execução ágil, a renovação do acabamento e alta resistência a pequenas movimentações do solo.
Em muitos casos, recomenda-se revisar a hidráulica antes da instalação para garantir durabilidade.
Veja as imagens da piscina de um cliente nosso, o Júlio, que passou por este processo:
Este é um procedimento cada dia mais comum tendo em vista que as piscinas de alvenaria construídas há mais de 20 ou 30 anos estão começando a apresentar problemas nos dias de hoje.
Depois de fazer o reparo necessário, seja ele uma substituição de um joelho defeituoso ou seja a adequação da piscina para o revestimento vinílico, o ideal é manter os parâmetros químicos sempre equilibrados, para evitar o ataque químico aos componentes da piscina.
Se tiver alguma dificuldade com isso, consulte nosso blog pois temos muitas informações sobre todos os passos necessários para manter sua piscina sempre cristalina e saudável, tanto para os usuários quanto para seus próprios componentes.
Fale com a Brasil Piscinas
Cada caso é um caso e um diagnóstico bem feito pode economizar tempo e dinheiro!
Se você perceber a perda de nível ou suspeita de vazamento na sua piscina de alvenaria, a equipe técnica da BRASIL PISCINAS faz a avaliação, indica o reparo adequado e, quando for o melhor caminho, executa reforma estruturada ou adequação para vinil.
Fale conosco e agende uma visita técnica. Vamos investigar com método e resolver de forma definitiva e segura o problema de vazamento na sua piscina de alvenaria.