Até o final do último século, a iluminação subaquática era feita com lâmpadas halógenas embutidas num recipiente vedado que, em teoria, funcionava perfeitamente.

Com o passar dos anos, a tecnologia evoluiu e hoje existem diversos dispositivos que podem ser usados para iluminar o interior da piscina.

Apesar de serem todos bem semelhantes por fora, a tecnologia atual num fornece sistemas absolutamente diferentes por dentro. Como exemplo podemos citar a iluminação com LEDs para piscinas.

Os refletores de LED para piscina são parecidos com os refletores tradicionais, também podem ser instalados em qualquer tipo de piscina, mas, na prática, têm um princípio de funcionamento completamente diferente das lâmpadas tradicionais.

Hoje vamos colocar este tipo de iluminação de piscinas à mesa e detalhar cada um de seus pontos positivos e negativos.

Pronto para conhecer tudo sobre iluminação LED para piscinas?

Iluminação LED

Muito se fala sobre o LED mas pouca gente sabe exatamente do que se trata.

Diodos Emissores de Luz

Semáforo LEDLED é uma sigla em inglês que pode ser traduzida como Diodo Emissor de Luz.

É um componente eletrônico que revolucionou o século passado ao conseguir emitir uma grande quantidade de luz consumindo pouquíssima energia elétrica.

Inclusive, este é um dos principais pontos positivos do LED: a economia de energia.

O LED é muito usado hoje em dia como componente substituto das antigas lâmpadas.

Já é largamente utilizado em sinalizadores de avisos, semáforos de trânsito e em vários outros locais onde o uso da lâmpada tradicional não é conveniente, seja pelo consumo de energia, pelo seu tamanho ou pelo excesso de calor que a lâmpada comum produz.

E se a tecnologia dos LEDs vêm substituindo as lâmpadas dos semáforos, das sinalizações e até das televisões, porque não deixá-la chegar à iluminação de piscinas?

Veja com a gente o que temos de iluminação subaquática…

Iluminação LED para piscinas

O desenvolvimento de refletores de LED para piscinas não é nada recente. Desde o final do século passado já tínhamos uma variedade enorme de dispositivos de iluminação subaquática que usavam LEDs para emissão de luz.

Hoje em dia é uma tecnologia mundialmente difundida e boa parte desta boa aceitação do mercado se deve aos resultados estonteantes proporcionados pela alta luminosidade dos LEDs e também pelas cores vibrantes que eles conseguem produzir.

Para sermos mais práticos, vamos falar um pouco dos pontos positivos e dos pontos negativos dos refletores de LED.

Prós e Contras

Ponto positivo da iluminação de LED para piscinas: a durabilidade

Pelo próprio princípio de funcionamento, que não se baseia no aquecimento de um filamento (como as lâmpadas comuns) mas na movimentação de elétrons em um material sólido, a iluminação com a tecnologia LED é extremamente durável.

O refletor LED dura muitos anos. Dependendo da intensidade do uso ele pode durar décadas sem que haja a necessidade de realizar qualquer manutenção.

Ponto positivo da iluminação de LED para piscinas: a economia

Se você é daqueles que não gosta de deixar nenhuma luz acesa desnecessariamente, considere a seguinte informação: o refletor LED consome quase dez vezes menos energia do que a iluminação tradicionalmente usada em piscinas.

Ponto positivo da iluminação de LED para piscinas: a segurança

A segurança é outro ponto forte do uso da tecnologia LED para iluminação de piscinas.

Pelo fato de usar uma corrente baixíssima, normalmente 12 ou 24 Volts, o refletor LED não representa risco algum à integridade dos banhistas.

Você pode nadar despreocupado com a iluminação e sua corrente elétrica pois, ao invés de mandar 110 ou 220 Volts para os refletores, o sistema normalmente vem com um transformador que é responsável por converter toda esta corrente em algo próximo de 20 Volts.

Ponto positivo da iluminação de LED para piscinas: a beleza

Um dos pontos que mais chamam a atenção é a questão estética da iluminação LED. O resultado que alguns refletores de LED conseguem entregar à piscina é simplesmente fantástico!

Além da intensidade da iluminação, hoje em dia é possível se deslumbrar com LEDs multicoloridos e programáveis que, com apenas um toque, podem mudar de cor ou mesmo acender de acordo com a música que está tocando no ambiente.

O custo inicial da iluminação de LED para piscinas

Depois de pensar bastante, não encontramos nenhum ponto dos refletores de LED que realmente pudesse ser considerado negativo.

O único que pode levantar alguma dúvida é seu custo, entretanto, analisando friamente, é possível identificar que o seu custo-benefício é excelente quando comparado com a iluminação tradicional de piscinas.

Apesar de ser um pouco mais caros, os refletores de LED proporcionam uma economia ao longo do tempo que certamente compensa sua aquisição.

O mesmo acontece com as lâmpadas que utilizamos em casa, no teto e nas paredes…

Você sabe que o investimento numa lâmpada de LED é maior mas ainda assim não compra mais lâmpadas incandescentes, não é mesmo?

Esta é a questão! É vantajoso e extremamente tranquilizador ter as lâmpadas de LED em casa. Elas duram mais, esquentam menos e logicamente consomem menos energia!

Antes de comprar os LEDs para a piscina…

Instalação do refletor LED para piscina

Antes de comprar a iluminação da sua piscina é preciso certificar-se de que ela vai atender seu objetivo. Mas antes, antes mesmo de começar a procurar qual o melhor refletor LED para sua piscina, procure uma empresa especializada neste tipo de instalação.

Não observando esta recomendação você corre o risco de ter problemas não só na iluminação mas também com relação à estanqueidade da piscina, afinal, toda a fiação dos refletores fica submersa e, caso não seja perfeitamente vedada, ela pode representar um ponto de fuga de água e, consequentemente, um ponto de vazamento na piscina.

É importante também sempre ter em mente que a iluminação da piscina deve estar em harmonia com os outros elementos da área de lazer, compondo o espaço e não disputando a atenção com os demais itens.

Outro ponto que não pode passar despercebido é o formato da piscina pois cada refletor tem uma forma de emitir luz, um ângulo e uma potência diferente. É preciso avaliar cada um destes atributos do refletor de LED que pretende adquirir.

Também é preciso considerar a cor do revestimento da piscina uma vez que ele influencia fortemente no resultado final da iluminação. Tons mais escuros absorvem uma quantidade maior de luz e, consequentemente, fazem com que as cores fiquem “mais apagadas”.

No final das contas, o melhor conselho que podemos dar é o seguinte: conte com uma empresa especializada em piscinas e iluminação de piscinas para fazer um projeto completo, que leve em consideração, não só os refletores mas todos estes pontos que mencionamos.

A BRASIL PISCINAS trabalha com construção de piscinas há mais de 20 anos e conhece bem todas as opções de iluminação de piscinas, seja com refletores de LED, seja com lâmpadas halógenas ou com fibra ótica.

Além deste, conhecemos de perto cada um dos detalhes inerentes à execução de obras de piscinas, desde a hidro até o sistema de aquecimento passando por filtros e bombas, geradores de cloro, geradores de ozônio, desinfecção ultravioleta, saunas, robôs para limpeza e até os produtos químicos usados no tratamento.

Qualquer dúvida que você tiver com relação à sua piscina, conte conosco! Estamos à disposição no número 860 da Francisco Negrão de Lima, aqui na região da Pampulha, em BH. Se preferir, também estaremos sempre prontos para receber seu contato no e-mail contato@brasilpiscinas.com.br ou no telefone (31) 2520-7776.

Grande abraço e até a próxima!

Encontrou um erro? Notifique-nos selecionando o texto e pressionando Ctrl + Enter.

Mostrando 2 comentários
  • Eng`r Isagani Isidro Sogocio
    Responder

    Estou em pesquisas sobre instalação da piscina de alvenaria com aquecimento solar e iluminação na minha propriedade em Vassouras – RJ. Gostei da presentação sobre vocês, projetos executados e blog. Pediria mais tarde (estou ainda em pesquisas) um representante para trocar ideais e executar projeto.. Obrigado

    Gostei a apresentação sobre vocês, projetos executados e blog.

    • Responder

      Olá, amigo! Muito obrigado pelo contato e que bom que gostou da nossa apresentação!
      Quando quiser, fale conosco através do nosso formulário de contato, telefone ou email! A BRASIL PISCINAS estará sempre à sua disposição!

Deixe um Comentário

Caso queira perguntar algo para nossa equipe, informe seu telefone. (Ele não será publicado.)

Fale conosco

Mudar o texto. captcha txt
Piscina com escada de LED
Inline
Inline

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: