Piscina com borda infinitaA construção de piscinas não é uma tarefa trivial. São muitos pequenos detalhes que, somados, resultam numa piscina perfeita com cliente satisfeito e final feliz. Além de todos estes detalhes, alguns projetos ainda possuem características peculiares que deixam o trabalho ainda mais desafiador. É o caso da construção de piscinas com borda infinita.

Este tipo de piscina desafia a construtora pois a quantidade de detalhes é ainda maior e cada milímetro faz diferença no resultado final: aquele efeito visual maravilhoso cujos limites da piscina se misturam com o ambiente.

A piscina com borda infinita

A borda infinita é um recurso que vem sendo cada vez mais usado em piscinas brasileiras e o know-how necessário para construi-las é consideravelmente maior do que aquele necessário para instalar uma piscina de vinil ou uma piscina de fibra mais simples.

A ideia é deixar uma ou mais laterais da piscina transbordando constantemente de forma que a borda “seja formada pela própria água”. Para você que não conhece, fizemos uma publicação com uma seleção de fotos de piscinas com borda infinita. Não deixe de conferir!

O efeito fica lindo, tudo fica um espetáculo, não é mesmo?

Mal sabem os aventureiros de plantão, que para construir este tipo de piscina é preciso muita atenção aos detalhes…

“Mas quais detalhes exatamente?”

É disso que vamos falar hoje!

O que observar na construção da borda infinita

Piscina com borda infinitaNa realidade existem diferentes tipos de borda infinita. Existe um tipo que deixa a água escorrer pela lateral da piscina de maneira lenta, tranquila, com aquele efeito “calmante”.

Existe uma outra forma de construir a borda infinita para que ela crie uma verdadeira cascata para fora da piscina e crie um efeito mais “animado”, como uma espécie de cachoeira artificial.

O papel da motobomba na borda infinita

O que determina, em última instância, qual é o efeito resultante é a vazão da motobomba escolhida.

Por isso este é um dos detalhes que você precisa estar atento na hora de construir a piscina com borda infinita! Se você quer uma cascata volumosa na borda infinita, é preciso fazer uma série de cálculos e estimativas para identificar qual motobomba possui vazão suficiente para causar este efeito;

Da mesma forma, se quiser uma cascata branda, mais calma, como se a água estivesse escorrendo calmamente através da borda infinita, é preciso dimensionar a bomba da piscina para conseguir este efeito de calmaria.

A área de borda infinita

A área da borda infinita também é determinante para conseguirmos o efeito desejado, afinal, se você quer uma cascata muito volumosa, é preciso levar em consideração que é complicado fazê-la com dezenas de metros de comprimento.

Quanto maior for a borda “infinita”, mais difícil será de conseguir um grande volume no efeito da cascata.

Da mesma forma, se você pretende ter a água escorrendo calmamente através da borda infinita, é preciso ter em mente que um pedaço de borda muito pequeno, de alguns centímetros, por exemplo, facilmente causaria um efeito de cascata volumosa.

O nivelamento da borda

O nivelamento da borda infinita também é um detalhe crucial para o resultado final da obra. É tão importante que variações minúsculas no revestimento usado na borda pode arruinar o efeito visual da borda.

Não é difícil perceber que, se a piscina estiver minimamente desnivelada, a água escorrerá mais intensamente de um lado da borda e isso significa um problema enorme para o resultado.

Recapitulando

  • Observe a potência e a vazão da motobomba pois ela é fundamental na criação do efeito desejado
  • Observe o tamanho da borda que será “infinita” pois ela também determina o efeito final do escoamento da água pela borda
  • Observe o nivelamento da piscina como um todo, afinal, se ela estiver “um pouco fora”, a água tende a escorrer mais por um lado da borda.

Estes são apenas alguns dos detalhes que você precisa observar antes de construir uma piscina com borda infinita.

Não deixe de conferir nossa galeria de fotos de piscinas com borda infinita e qualquer dúvida que tenha ficado, fale conosco!

A BRASIL PISCINAS trabalha com construção há mais de 20 anos e segue à sua disposição!

Se quiser falar com a gente, estamos na Avenida Francisco Negrão de Lima, número 860, Pampulha, Belo Horizonte.

Se não puder vir, fale conosco no contato@brasilpiscinas.com.br ou no (31) 2520-7776.

Publicações Recentes
Fale conosco

Mudar o texto. captcha txt
Clube do Condomínio Gran Royalle - Lagoa SantaTipos de piscinas que você pode construir
Inline
Inline