E lá vamos nós conversar um pouco mais sobre as piscinas de alvenaria e concreto armado. Dessa vez nós vamos ensinar você a forma correta de assentar pastilhas na piscina.

Veja quanto conteúdo nós produzimos nos últimos meses tratando sobre as piscinas de alvenaria:

E não para por aí não! Estes são apenas alguns dos textos através dos quais nós gostamos de mostrar um pouco do que é o trabalho de construção de piscinas, especialmente as piscinas de alvenaria.

Hoje nós vamos dar uma série de dicas que usamos para assentar as pastilhas na piscina. São recomendações que seguimos para evitar problemas na hora de instalar as pastilhas.

As pastilhas usadas como revestimento de piscinas

Antes de mergulhar no assunto do assentamento das pastilhas, gostaríamos de esclarecer algumas coisas acerca do uso das pastilhas como revestimento, seus pontos positivos e negativos:

Como assentar pastilhas na piscina

Agora vamos direto ao ponto! Anote aí as dicas preciosas que a BRASIL PISCINAS tem pra você que quer saber como assentar pastilhas de piscinas.

Pastilhas para piscinaAntes do assentamento

  • Avalie cuidadosamente os aplicadores para escolher os mais indicados para a piscina em questão.
  • A aplicação das pastilhas deve ser feita utilizando sempre o mesmo lote do início ao fim de uma mesma superfície (face) da piscina. Em outras palavras: evite trocar de lote no assentamento das pastilhas em uma mesma parede da piscina.
  • Caso não seja possível assentar as pastilhas em uma determinada parede num mesmo dia, é importante guardar todo o material.
  • Para aproveitar melhor as pastilhas escolhidas, procure reservar um local mais escondido para utilizar peças que por ventura tenham vindo com tonalidade diferente.
  • Para quem não entende de construção de piscinas, as pastilhas podem ser todas iguais. Entretanto, nós sabemos que os fabricantes dificilmente conseguem a mesma tonalidade quando a produção passa de um lote para outro. Por isso recomendamos a compra para uma área 5% maior do que a área real a ser revestida.

Passo a passo para assentar as pastilhas

Passo 1 – Preparo das superfícies da piscina

As paredes da piscina devem estar revestidas com emboço sarrafeado com régua desempenada que deve ter sido executado a pelo menos quatorze dias.

O emboço deverá estar limpo, sem graxa, óleo, tinta e qualquer partícula que dificulte a aderência das pastilhas.

É interessante que este emboço seja feito sem saibro, arenosos ou qualquer elemento argiloso.

Passo 2 – Preparação da argamassa colante

A preparação da argamassa deve ser feita de acordo com as instruções do fabricante. Geralmente, estas instruções incluem:

  • Prepare a argamasse em local protegido do sol, do vento e da chuva.
  • Utilize um recipiente de plástico ou metal para a mistura e preparação da argamassa.
  • Ela deve ser usada em no máximo duas horas.
  • O amassamento da argamassa deve ser homogêneo.

Depois do preparo, a maioria dos fabricantes recomendam que a argamassa descanse na caixa de preparo por pelo menos 15 minutos. Depois deste período descansando, e antes de aplicar, é preciso misturá-la novamente.

Dentre as instruções dos fabricantes, duas coisas são regras de ouro:

  • Nunca misture uma argamassa preparada anteriormente com um novo preparo!
  • Nunca adicione mais água à uma argamassa já preparada!
Passo 3 – Aplicação das pastilhas na piscina

Pastilha de piscinaPara o momento do assentamento das pastilhas na piscina, o procedimento é o seguinte:

  • Molhe a área a ser revestida, especialmente se ela estiver sob o sol.
  • A aplicação da argamassa geralmente é feita com uma espessura de 3 a 5 milímetros.
  • Para a aplicação, utilize uma desempenadeira de aço dentada.
  • A pastilha precisa ser assentada sobre a argamassa ainda fresca e úmida, caso contrário ela se soltará com pouco tempo.
  • Não aplique a argamassa em áreas muito grandes para evitar que as pastilhas sejam colocadas sobre a argamassa já secando.

Depois de molhar a superfície e aplicar a argamassa, o ideal é marcar na parede a altura de uma pastilha, nivelar e conferir o prumo.

Utilizando a marcação feita como guia, coloca-se a pastilha no canto superior esquerdo pressionando inicialmente com as mãos. Bata com um martelo de borracha para fixar a pastilha no local exato onde ela deverá ficar.

Ao longo de todo o processo, é interessante checar, de minuto em minuto, se a argamassa aplicada já está secando. Se estiver, remova-a e aplique uma nova camada.

Passo 4 – Aplicação do rejunte na piscina

Pastilhas de vidro para piscinaEstude bem o melhor tipo de rejunte para a sua obra. Geralmente utilizamos rejunte flexível sem cal.

Com uma desempenadeira de borracha, aplique o rejunte na superfície revestida e somente depois de pelo menos 15 minutos do final da aplicação do rejunte, faça a limpeza do revestimento com uma esponja úmida e dê os toques finais com uma esponja seca.

Espere pelo menos cinco dias para fazer o abastecimento da piscina recém-revestida.

Gostou do passo a passo para assentar as pastilhas?

Este é o nosso passo a passo para fazer a instalação das pastilhas em piscinas de alvenaria e de concreto armado. Esperamos que você tenha gostado do texto e reafirmamos que a construção de piscinas de concreto armado, especialmente aquelas revestidas de pastilhas, não é uma atividade que pode ser feita por qualquer pessoa.

É um trabalho que demanda experiência e muito conhecimento de causa!

Se você ficou com alguma dúvida, fale com nossa equipe!  A BRASIL PISCINAS está à disposição na Avenida Francisco Negrão de Lima, nº 860, na região da Pampulha.

Se não puder passar aqui pessoalmente, entre em contato pelo contato@brasilpiscinas.com.br ou pelo (31) 2520-7776. Estamos sempre à disposição!

Artigos Recentes