Temos falado bastante aqui sobre piscinas de concreto armado e suas variações pois acreditamos que é importante esclarecer a grande confusão que se formou em torno do assunto. Muita gente confunde o conceito de “piscinas de alvenaria”, “piscinas de concreto”, “piscina de concreto armado” e “piscina de azulejo”.

Para jogar luz sobre este tema, hoje vamos falar um pouco sobre as opções de revestimento para piscinas de concreto armado. Vamos dar algumas dicas para quem está passando pela construção da piscina e também ajudar a esclarecer algumas dúvidas decorrentes desta confusão.

Para não ficar muito longo, vamos dividir este conteúdo de acordo com o revestimento. Neste, especificamente, falaremos sobre o revestimento de pastilhas usado em piscinas de concreto armado.

As piscinas de concreto armado

Piscina de concreto armadoAntes de falar dos materiais usados como revestimento para piscinas de concreto armado, vamos deixar claro o que é uma piscina deste tipo.

Uma piscina de concreto armado vista de longe é como uma piscina de alvenaria já que a diferença entre as duas é estrutural.

Para saber mais sobre a diferença entre elas, confira nosso texto onde falamos especificamente sobre isso:

Revestimento para piscinas

Como sempre, vamos ser bem didáticos e partir do princípio que existe quem não sabe o que é o revestimento da piscina.

Revestimento é o material utilizado sobre a estrutura da piscina que tem como objetivo ficar diretamente em contato com a água.

Nas piscinas de fibra, o revestimento é a própria fibra. Nas piscinas de vinil, o revestimento é o bolsão vinílico.

Já nas piscinas de alvenaria e nas piscinas de concreto armado, existe uma longa lista de materiais que podem ser usados como revestimento. O primeiro desta lista é o revestimento de pastilhas e vamos falar um pouco sobre seus pontos positivos e também sobre alguns pontos negativos.

As opções de revestimento para piscinas de concreto armado

Pastilhas

Pastilhas para piscinaA pastilha é um revestimento muito usado em piscinas de concreto armado e o resultado final é extremamente agradável aos olhos de quem vê. Entretanto, aos olhos de quem limpa a pastilha definitivamente não é a melhor opção.

O revestimento de pastilhas demanda uma grande quantidade de rejunte e, como você já deve imaginar, quanto mais rejunte uma piscina tem, mais trabalhosa é a manutenção.

Além de dificultar a escovação da piscina, o rejunte das pastilhas também propiciam o desenvolvimento de algas que podem se aderir de maneira tão intensa que o proprietário pode acabar desistindo de retirá-las completamente e aceitar sua presença permanente nas fendas dos rejuntes.

Sem querer fazer terrorismo (mas infelizmente talvez já fazendo), geralmente o processo de retirada de algas do rejunte é extremamente trabalhoso e algumas soluções vendidas no mercado prometem removê-las e acabam deixando o problema ainda maior. E o dono da piscina, naturalmente desesperado para se livrar do problema, acaba “caindo na conversa”.

Escova de aço para piscinasUma destas “soluções” são as escovas metálicas usadas para escovar áreas com algas. O problema, que você só percebe depois de algum tempo, é que usando este tipo de escova você retira, além das algas, uma grande quantidade do próprio rejunte.

Dessa forma, cada vez mais algas crescerão nas fendas cada vez mais fundas dos rejuntes da piscina e aí vemos um “efeito bola de neve”: quanto mais algas mais se esfrega o local com a escova de aço.

O problema com algas nos rejuntes pode ser resolvido com uma dose maior de atenção na hora de limpar a piscina para manter os parâmetros sempre nos níveis corretos.

Confira o infográfico onde mostramos exatamente o valor correto para cada um dos parâmetros da piscina:

Se quiser saber mais de cada um deles, seguem as respectivas referências:

Além de tomar cuidado com o equilíbrio químico da piscina, você pode contar com algum método de desinfecção auxiliar para o cloro.

Dentre as principais alternativas para a desinfecção da piscina podemos citar o Pool Clean, que usa raios ultravioleta para matar os microrganismos presentes na água, e o gerador de cloro, que ajuda na manutenção do nível de cloro livre na piscina.

Para saber mais sobre estas e outras alternativas, dê uma lida no nosso material que fala especificamente sobre isso:

A compra das pastilhas para a piscina

Na hora de comprar as pastilhas para revestir sua piscina é interessante comprar algumas caixas a mais do mesmo lote a fim de garantir uma reserva de pastilhas com as mesmas características de formato e cor.

Se houver a necessidade de substituir algumas das pastilhas posteriormente e você não tiver reserva daquele mesmo lote, é possível que você acabe tendo que colocar pastilhas ligeiramente diferentes ainda que sejam do mesmo produto. É o mesmo problema de trocar a porta de um carro, por exemplo: a tinta da porta nova nunca é idêntica à tinta do seu carro.

A instalação das pastilhas na piscina

O assentamento das pastilhas nas piscinas de concreto armado precisa ser feito por uma equipe especializada. Ao contrário do que parece, as pastilhas são muito mais fáceis de induzir o instalador ao erro e deixam suas imperfeições bem mais evidentes do que as imperfeições de uma piscina revestida com azulejos.

É preciso verificar com rigor a colocação das cruzetas para que o trabalho final fique perfeito.

Uma outra coisa que não pode deixar de ser verificada é o esquadro. Piscinas de concreto armado que vão receber pastilhas como revestimento precisam estar perfeitamente no esquadro pois, na hora de instalar as pastilhas, caso ela não esteja, o resultado fica dramaticamente feio!

Para assentar as pastilhas na piscina geralmente utiliza-se argamassa específica e o tempo gasto é ligeiramente maior do que o tempo de instalação do revestimento de azulejos.

Esperamos que você tenha gostado do texto e reafirmamos que a construção de piscinas de concreto armado, especialmente aquelas revestidas de pastilhas, não é uma atividade simples e que pode ser feita por qualquer pessoa. É preciso muita experiência e conhecimento de causa para fazer o trabalho com perfeição.

Se você ficou com alguma dúvida, fale com nossa equipe!  A BRASIL PISCINAS está à disposição no 860 da Francisco Negrão de Lima, na região da Pampulha, em BH.

Se não puder passar aqui pessoalmente, entre em contato pelo contato@brasilpiscinas.com.br ou pelo (31) 2520-7776.

Publicações Recentes
Fale conosco

Mudar o texto. captcha txt
Piscina pequena de alvenariaEstrutura da piscina de fibra
Inline
Inline