Uma das nossas especialidades é a piscina de alvenaria. Falamos bastante sobre esse tipo de piscina no nosso blog e explicamos até a origem do termo “alvenaria”. Nesses últimos anos, falamos sobre as diferentes formas de construir e descrevemos várias vezes o passo a passo da construção. E quando o assunto é alvenaria, a impermeabilização é um ponto importantíssimo pois, ao contrário das piscinas de vinil, que possuem o bolsão vinílico como barreira estanque, a piscina de alvenaria não conta com nenhum revestimento que seja realmente impermeável.

O protagonismo da impermeabilização da piscina de alvenaria se mostra nítido especialmente quando a construtora não tem muita experiência e somos chamados para resolver o problema. É sempre uma situação embaraçosa, mas fazemos esse tipo de reparo com uma frequência enorme aqui em Belo Horizonte (inclusive em piscinas de grandes construtoras).

Pensando no destaque do tema, hoje vamos falar especificamente sobre isso: como impermeabilizar a piscina de alvenaria.

Antes de mais nada, vamos deixar bem claro que o que for dito aqui vale somente para piscinas em alvenaria de azulejos, pastilhas ou outro revestimento que não seja vinil ou fibra de vidro, ok?

Como sempre, antes de entrar de cabeça no assunto da estanqueidade, vamos dar uma nivelada para deixar todo mundo por dentro…

A impermeabilização

Se procurar o conceito de impermeabilização no dicionário, você deve ler algo mais ou menos assim:

“Operação para tornar a superfície impermeável.”

No universo das piscinas, este conceito se aplica exatamente desta maneira.

A impermeabilização da piscina é aquilo que se faz para que a água do seu interior permaneça ali, sem escorrer ou vazar pelo revestimento.

Impermeabilizar piscinaA impermeabilização de piscinas

É extremamente comum vermos piscinas que foram impermeabilizadas apresentando vazamentos. Muita gente coloca a culpa na construtora e também há quem culpe o fabricante dos materiais usados.

O que acontece normalmente é que não constroem a piscina da maneira correta nem tampouco aplicam o elemento impermeabilizante corretamente. Dessa forma, o resultado dificilmente seria diferente.

Em uma análise um pouco mais aprofundada, encontramos vários casos de piscinas que apresentaram vazamentos pois a aplicação do concreto na piscina foi feita sem uniformidade o que acabou gerando fissuras no tanque.

Se a impermeabilização não for feita de maneira impecável, as fissuras acabam fornecendo uma rota de fuga para a água da piscina.

Não é um problema trivial, mas também não é o fim do mundo. Você pode realizar uma reforma na piscina com sua adequação para vinil, caso queira. Mas também é possível refazer a impermeabilização, em certas situações.

Tecnicamente, qual o problema da impermeabilização de piscinas?

É comum vermos a aplicação de qualquer argamassa polimérica para a impermeabilização de qualquer tipo de piscina. Desde pequenas piscinas de alvenaria até grandes piscinas de concreto armado.

Eis o problema: só se pode utilizar argamassa polimérica flexível na impermeabilização de piscinas de concreto armado. Entretanto, como são mais caras, geralmente as empresas optam por fazer uma “economia porca”.

É um contrassenso, mas acredite: muitas empresas fazem isso há décadas e talvez por isso nós estamos refazendo obras de outras empresas há todo esse tempo.

Impermeabilização da piscinaPor que só se pode usar este tipo de argamassa?

Piscinas precisam de impermeabilizante flexível! Realmente flexível! Até por isso geralmente ouve-se falar da impermeabilização com manta asfáltica – que realmente é flexível.

A piscina não é, nem de longe, uma estrutura estática! Ela dilata e contrai todos os dias de acordo com a radiação solar, com a temperatura do solo, com a temperatura ambiente, etc.

Piscinas sofrem pressão positiva e podem sofrer também pressão negativa tendo angulações e singularidades como pontos críticos. O material usado para tornar a piscina impermeável precisa ser flexível para acompanhar estas dilatações.

Na maior parte dos casos, as argamassas poliméricas são semi flexíveis e, ao contrário do que muitos pensam, isso não é suficiente para tornar uma piscina estanque.

Como impermeabilizar piscinas de alvenaria?

Só utilizamos argamassa realmente flexível, tipo Viaplus 5000. São produtos impermeabilizantes mais caros e mais eficientes que as próprias mantas asfálticas!

Contudo, é preciso dizer que o uso de matéria prima de qualidade, apesar de ser um excelente indicativo, não significa que a piscina não vai apresentar vazamentos. É preciso, além de conhecer os produtos, saber aplicá-los e fazer com que a impermeabilização seja feita conforme o manual de instruções do fabricante do produto.

Na prática, já temos esses manuais impressos na mente, afinal, construímos mais de 10 piscinas por mês neste período de pandemia e esse passo a passo já está internalizado em cada um dos nossos colaboradores.

Se você precisa contratar alguém para construir sua piscina de alvenaria, para não ter problemas, procure conhecer as as obras que a empresa já executou. Procure contato com clientes antigos, veja como foi feita a negociação e a entrega da obra para esses clientes. Enfim, pesquise a empresa.

Fale Conosco!A BRASIL PISCINAS constrói piscinas há mais de duas décadas e está sempre à disposição para mostrar as obras executadas, apresentar clientes e oferecer todo tipo de informação que possa ser necessária para que você tome suas decisões de forma empoderada, consciente.

Relembramos que a construção da piscina, quando feita por pessoas inexperientes, pode passar de sonho para um pesadelo terrível!

Por isso, nós estamos sempre à disposição para sanar qualquer tipo de dúvida que você tiver no tocante à construção e impermeabilização de piscinas de alvenaria.

Fale conosco e tire suas dúvidas! Estamos à disposição no nº860 da Avenida Francisco Negrão de Lima, na região da Pampulha, em Belo Horizonte.

Se não puder passar aqui pessoalmente, entre em contato pelo email ou pelo telefone.

Um grande abraço e até a próxima!

Escreva seu comentário

Fale conosco

Piscina de alvenaria com cascataPiscina de alvenaria ou de fibra?