Muita gente se pergunta se vale a pena comprar uma piscina de fibra ou se é melhor construir uma piscina de alvenaria. A questão é bem mais complexa do que parece e por isso, como sempre, vamos conversar um pouco a respeito e te passar algumas informações para que você possa responder de forma autônoma a pergunta:
Índice
Piscina de alvenaria ou piscina de fibra?
A diferença entre a fibra e a alvenaria
Se você acompanha nossas publicações, provavelmente já sabe que são piscinas absolutamente diferentes, possuem processos de construção totalmente diferentes, demandam períodos de tempo diversos e investimentos distintos.
Caso seja novo por aqui, seja bem-vindo ao nosso blog e fique ligado na breve descrição de cada uma dessas piscinas.
A piscina de alvenaria
A piscina de alvenaria é aquela que tem como base uma estrutura de alvenaria, podendo ser de alvenaria simples ou de concreto armado.
Via de regra, piscinas com revestimentos de pastilha, de azulejos e de vinil são feitas sobre uma estrutura de alvenaria.
Temos uma página onde falamos de forma extensa sobre o processo de construção da piscina de alvenaria. Se quiser saber mais, acesse: construção de piscinas de alvenaria.
Por aqui no blog falamos bastante sobre esse tipo de piscina e, para não deixar esta publicação muito extensa, vamos deixar uma lista de links relacionados, ok?
- Alvenaria: a origem do termo, seu significado e “nosso significado”
- Piscina de alvenaria vale a pena?
- Piscina de alvenaria: como impermeabilizar
- Piscina de Alvenaria em Belo Horizonte
A piscina de fibra
É possível diferenciar uma piscinas de fibra à distância. Elas normalmente possuem uma borda característica e seu formato necessariamente é fixo.
Por serem fabricadas a partir de moldes, não é possível adicionar uma prainha ou retirar um determinado degrau da piscina de fibra, afinal, ela sai da fábrica assim, já “pronta”, com seu formato definido.
Essa é uma característica que as pessoas mais apontam como negativa desse tipo de piscina. Ela não permite personalização e, ao final da obra, sua casa terá uma espécie de “piscina padronizada”.
Apesar de ser um ponto negativo, este também é um ponto forte desse tipo de piscina, afinal, há quem queira entrar na loja e já sair com uma piscina pronta, sem ter que decidir demais acerca do projeto e sem desejar nenhum tipo de personalização. Neste sentido, as piscinas de fibra estão mais próximas de uma piscina inflável pois são produtos ditos “de prateleira”.
A constituição desse tipo de piscina é diferente de todas as outras. Como o próprio nome diz, ela é feita com fibra de vidro e isso confere ao seu casco uma estrutura rígida que cumpre o papel que a alvenaria cumpre nos outros tipos de piscina.
A instalação da piscina de fibra é feita de forma simples. Falando de forma bem superficial, podemos resumir a construção da piscina de fibra da seguinte forma:
- Cava-se o buraco onde a piscina vai ficar;
- Coloca-se a piscina no lugar;
- E instala-se a parte hidráulica, o que inclui a (normalmente minúscula) casa de máquinas.
Hoje em dia não trabalhamos com piscinas de fibra e a alternativa que mais se parece com esse tipo de construção é a piscina de vinil.
Piscina de alvenaria ou de fibra?
Se precisa decidir entre a piscina de alvenaria ou a de fibra, se pergunte sobre os objetivos da piscina. Se você quer uma piscina para praticar natação, por exemplo, a piscina de fibra provavelmente não te atenderá.
Caso queira uma piscina customizada, com acessórios, aquecimento e outros itens para deixar o ambiente à sua cara, a piscina de alvenaria certamente é a melhor escolha.
Por outro lado, se você quer chegar à loja, pagar e receber a piscina pronta em poucos dias, talvez a piscina de fibra de vidro seja a melhor escolha, afinal, as piscinas de alvenaria dificilmente são construídas de forma mais ágil que a instalação da piscina de fibra.
Se precisar de uma ajuda maior para tomar esta decisão, entre em contato conosco! Estamos na Avenida Francisco Negrão de Lima, na altura do número 860, na Pampulha, ok? Se preferir, fale com a gente pelo telefone ou através do email.
Trabalhamos com construção de piscinas há décadas e já construiu centenas de piscinas de alvenaria em todo o país. Apesar de atendermos o estado de Minas com maior frequência, executamos obras de piscinas para clientes em várias regiões do Brasil!
Por aqui, construímos piscinas em Betim, em Ipatinga, em Brumadinho, em Ouro Branco, em Araxá e por aí vai… Algumas das obras mais recentes estão em nosso portfólio de piscinas. Não deixe de conferir!
Conte pra gente se ficou alguma dúvida específica e compartilhe com seus amigos que ainda estão entre a piscina de alvenaria e a piscina de fibra. Um grande abraço e até a próxima!