O passo a passo para construir uma piscina de alvenaria com hidro é exatamente o mesmo daquele seguido por piscinas sem essa funcionalidade. O que muda, na realidade, é que para adicionar a hidromassagem à piscina se faz necessário instalar uma motobomba adicional.

Há quem diga que é possível que a piscina tenha uma mesma motobomba para o sistema de filtração e para a hidromassagem e realmente não é mentira. A questão é que, na prática, a piscina dessa forma acaba sendo energeticamente ineficiente e seu consumo acaba sendo muito superior.

A hidromassagem na piscina altera pouquíssimas coisas no projeto e, como sempre, vamos ver com calma começando do princípio…

Você já parou pra pensar como construir uma piscina de alvenaria com hidro? Sabe o que é e quais são os benefícios da hidromassagem?

Se está meio perdido no assunto, vem com a gente que hoje o papo é esse: a construção de piscinas de alvenaria com hidro.

Piscina com hidroA hidromassagem

A hidromassagem é basicamente um banco dentro da piscina que permite a pessoa sentar e descansar enquanto é massageada por jatos de água misturada com bolhas de ar.

A ideia de ter uma motobomba separada para a hidromassagem se deve ao fato de que esses jatos de água ficam melhores quando a motobomba usada é mais potente.

Imagine que o sistema de filtração da piscina exija uma bomba de 1/4 CV (um quarto de cavalo). Se utilizarmos essa bomba nos jatos da hidromassagem, provavelmente o resultado seria um conjunto de dispositivos de hidro sem força suficiente para massagear os usuários da hidro.

Nossos clientes de piscinas de alvenaria normalmente acabam optando pela instalação de uma motobomba exclusivamente para a hidromassagem e uma outra para os outros equipamentos da casa de máquina.

Construir uma piscina de alvenaria com hidro

Como toda piscina de alvenaria ou concreto armado, o processo não é muito simples e cada empresa de construção pode executá-lo de uma maneira diferente.

De uma forma geral, mostraremos a essência de um passo a passo da construção de uma piscina com hidro.

Formato

O primeiro passo para conceber a piscina de alvenaria com hidro é a definição da forma e do tamanho da piscina. Isso é padrão para piscinas com a hidromassagem ou sem ela.

O formato da piscina a ser construída é uma informação basilar para uma série de outras decisões que o proprietário precisará tomar, incluindo o formato e o local dos bancos da hidromassagem.

É preciso levar em consideração o espaço disponível para a piscina e dimensionar conforme as variáveis necessárias: do tamanho da piscina à rotina da casa passando tamanho dos bancos da hidro e sua localização.

Profundidade

Uma outra etapa importante na construção de uma piscina de alvenaria com hidro é a definição da profundidade.

É preciso considerar que cada centímetro a mais que o cliente quiser na profundidade vai incrementar de forma contundente o custo da obra.

Mas não é apenas o custo da obra que deve ser observado na hora de decidir a profundidade da piscina. Pelo contrário! Sempre ressaltamos que a piscina deve ser pensada no contexto da casa, sempre levando em conta o uso que será feito dela.

  • As crianças vão usar a piscina?
  • Qual a idade delas?
  • Vai ser utilizada para mergulho?
  • Qual a altura média da família?

Tudo isto precisa ser muito bem pensado e o nosso time está sempre pronto para lhe ajudar a ponderar estas questões.

Leia também: Preço por metro quadrado da piscina de alvenaria.

Escavação

Local da escavação da piscinaO local da piscina também é outra definição que fica no início do processo por motivos óbvios.

É importante ter atenção à presença de canos, pedras e outros detalhes que podem elevar o custo da obra.

Antes de fazer a escavação da piscina, é preciso checar se existe:

  • Tubos enterrados;
  • Rochas para remover;
  • Aterro;
  • Lençol freático, etc.

Reiteramos que nenhum destes itens impede a construção da piscina. Eles só elevam o custo da obra.

Leia também: Sondagem do solo para construção da piscina.

Dutos e tubulações

Um outro passo importante para construir uma piscina de alvenaria com hidro é determinar, antes de construir o tanque, a posição de todas as instalações levando em conta os limites do terreno e todos os dispositivos constantes no projeto.

Além da hidromassagem, é preciso prever a entrada e saída de água da piscina, os sistemas de iluminação, os sistemas de aquecimento, a sauna, etc.

Cada um desses itens pode alterar os requisitos da obra e pensar neles antes é fundamental para a paz do proprietário e o bom andamento do processo.

Estrutura com blocos

Depois da escavação e determinação da localização de todos os equipamentos, acessórios e opcionais, é o momento para começar a construção da piscina de fato.

Neste passo, faz-se as paredes com blocos estruturais, como paredes normais que ficam em todo o perímetro da piscina. Independente do tamanho da piscina, é importante usar ferragem nestes blocos para assegurar sua sustentação.

Impermeabilização do tanque

Logo após a construção do tanque, é hora de fazer a sua impermeabilização. Aqui entrará em cena a manta asfáltica (ou outro material, a depender de uma série de fatores) para evitar infiltrações e suas noites sem dormir.

Quando a ideia é construir uma piscina com hidro em casa, a impermeabilização é ainda mais importante pois qualquer problema com vazamentos pode causar danos a alguns elementos sensíveis da estrutura da casa ou do muro de divisa.

Leia também: Impermeabilizante para piscinas — Conheça algumas das possibilidades atuais.

O acabamento

Este é o último passo para construir a piscina de alvenaria com hidro. Com todos os dutos instalados, as paredes da piscina prontas e completamente impermeabilizadas, é o momento de cuidar do acabamento.

Aqui o cliente pode escolher entre pastilhas, azulejos, pedras, vinil ou algum outro tipo de revestimento.

Na realidade a escolha já deve ter sido feita na fase inicial do projeto pois aqui já é o momento de revestir a piscina de fato.

A piscina está pronta!

Depois desse passo a passo, sua piscina de alvenaria com a hidro já estará pronta para receber o tratamento inicial e ser palco de momentos de descanso e lazer.

Estrutura da piscina de alvenaria prontaBasta cuidar de aproveitar e de manter a limpeza da piscina para não ter problemas com dengue na água ou doenças e infecções comuns em piscinas sem tratamento.

Vamos recapitular o passo a passo da construção da piscina?

  1. Formato;
  2. Profundidade;
  3. Escavação;
  4. Dutos e tubulações;
  5. Estrutura;
  6. Impermeabilização;
  7. Acabamento.

Claro que certas piscinas com hidro podem ter um processo de construção diferente. É o caso das piscinas de borda infinita, por exemplo. Nestes casos pode ser necessário a instalação de uma terceira motobomba além de uma série de outras alterações no processo.

Por serem piscinas diferenciadas vão ter um processo de construção alterado e se você quiser saber mais sobre algum tipo específico de piscina, fale conosco!

Pronto para ter sua piscina de alvenaria com hidro?

Consulte-nos antes de construir sua piscina!A BRASIL PISCINAS já construiu centenas de piscinas em todo o país e está absolutamente familiarizada com este processo de construção.

A hidromassagem pode deixar a piscina muito mais convidativa e certamente proporciona um relaxamento ainda maior para a família. Obviamente a hidro também incrementa o aspecto visual da piscina e o valor do imóvel como um todo.

Conte pra gente se ficou alguma dúvida com relação à construção de piscinas de alvenaria com hidromassagem e compartilhe com seus amigos que ainda têm dúvidas sobre este processo. Um grande abraço e até a próxima!

Escreva seu comentário

Fale conosco

Piscina de alvenaria ou de fibra?Piscina de concreto armado em Belo Horizonte