Se tem uma etapa que é crítica para a construção de uma piscina é a sondagem do solo. Essa verificação deve ser feita de acordo com as normas técnicas da ABNT e é primordial para a segurança de todos os usuários da piscina incluindo, obviamente, o proprietário do ambiente.

Além dessa proteção, a verificação do solo também é importante para para a durabilidade da piscina e também do local da construção da piscina.

Muito se fala acerca desse processo de investigação geotécnica, mas as dúvidas sobre essa etapa preliminar da construção são recorrentes. Para esclarecer algumas delas, hoje vamos falar especificamente sobre isso: a sondagem do solo para construção de piscinas.

Você sabe o que é a sondagem do solo?
Sabe pra que serve essa verificação do solo?
Entende bem a NBR que descreve a sondagem do terreno?
O termo investigação geotécnica faz sentido pra você?

Se ficou curioso, vem com a BRASIL PISCINAS!

Sondagem do soloA sondagem de solo

A sondagem do solo pode ser feita de diversas maneiras, mas a que mais utilizamos para verificar as características do terreno em que se pretende construir a piscina chama-se sondagem SPT.

A Sondagem à Percussão é um dos mais conhecidos métodos de investigação geotécnica e SPT é o acrônimo de “Standard Penetration Test“, ou seja, ensaio de penetração padronizado.

Pra que serve a sondagem do solo

O ensaio de penetração padronizado é feito durante a sondagem à percussão e tem como principal finalidade fornecer índices de resistência à penetração do solo.

Esses índices e suas implicações estão descritos na norma de número 6484 da ABNT. Em outra publicação posterior falaremos com maior profundidade acerca da NBR 6484, ok? Por agora vamos nos ater ao método e à sondagem do terreno propriamente dita.

Equipamentos para sondagem do soloBenefícios do ensaio de penetração padronizado (SPT)

O SPT é uma técnica de sondagem extremamente popular e isso não é sem razão:

  • A sondagem à percussão SPT tem um custo mais baixo;
  • A sondagem à percussão SPT exige equipamentos simples para ser executada;
  • A sondagem à percussão SPT possibilita a retirada de amostras de forma simples;
  • A sondagem à percussão SPT possibilita a determinação do nível de água no local de forma simples;
  • A sondagem à percussão SPT possibilita fazer a medição da resistência à penetração do solo de forma simples, etc.

Para deixar bem claro do que se trata esse ensaio de penetração padronizado, mais adiante, em uma próxima publicação, falaremos especificamente sobre a forma de executá-lo, ok?

O que a gente precisa saber, quando o objetivo é construir uma piscina, é que o método consiste em obter a resistência à penetração a cada metro e também dados como o nível do lençol freático, a espessura das camadas do solo e os tipos de solo ali presentes.

Fissura na piscinaPor que não negligenciar a análise do solo

Ignorar a sondagem do solo ou fazê-la de forma equivocada é um erro que pode custar caro, literalmente.

A sondagem do solo determina como será construída a fundação da piscina e isso é um fator determinante para sua durabilidade.

Quando o solo se movimenta e a piscina não está devidamente ancorada, o tanque pode apresentar fissuras e, com o passar do tempo, acabar completamente destruída.

Nossa recomendação é que você não delegue essa tarefa para profissionais inexperientes e que nunca, absolutamente nunca deixe de consultar um especialista em construção de piscinas para fazer a verificação do solo que precede a obra.

Dúvidas quanto à sondagem de solos para construção da piscina?

Brasil PiscinasA sondagem do solo é uma etapa fundamental para a construção da piscina. Se tem alguma dúvida com relação a essa verificação do solo, pode contar conosco!

A BRASIL PISCINAS está perfeitamente familiarizada com o processo de construção de piscinas e a sondagem do terreno é uma das etapas que executamos dezenas de vezes mensalmente.

Agora que você já conhece um pouco melhor sobre a sondagem do solo, que tal passar aqui e conversar sobre o seu projeto?

Estamos na Francisco Negrão de Lima, nº 860, na Pampulha, em BH.

Se preferir, fale com a gente pelo (31) 2520-7776 ou pelo contato@brasilpiscinas.com.br.

Mostrando 2 comentários
  • Roberto
    Responder

    Boa noite.
    Preciso fazer uma piscina no terceiro piso da casa.
    Preciso contratar estudo de solo, cálculo estrutural e a construção da piscina. O vão onde vai ser feita a piscina não tem nada, teremos que fazer desde o térreo até o nivel da piscina
    Fazem isso???

Deixe um Comentário

Caso queira perguntar algo para nossa equipe, informe seu telefone com DDD. (Ele não será publicado.)

Fale conosco

Mudar o texto. captcha txt
Piscina do Gustavo - SabaráPiscina de vinil é boa?