A construção de uma piscina não é um processo trivial. Na realidade, são poucos os profissionais que sabem o passo a passo para construir uma piscina de alvenaria ou mesmo o passo a passo para construir uma piscina de vinil, que, ao menos teoricamente, é mais simples de ser feita.

Além desse conhecimento necessário para construção de qualquer piscina, existem alguns projetos que vão além e exigem ainda mais know-how.

Construímos piscinas há mais de 20 anos e por isso podemos falar com propriedade: existem certos tipos de piscinas que realmente demandam uma bagagem imensa de conhecimento para evitar desde alguns pequenos problemas até mesmo dificuldades sérias e estruturais.

Você sabe quais as piscinas mais difíceis de construir?
Sabe que tipo de piscina é de fato mais complicada de se fazer?

Hoje vamos falar sobre alguns projetos que podem ser desafiadores para construtores de piscinas com pouca experiência.

A construção de piscinas

Sinceramente, há muito a BRASIL PISCINAS não se depara com dificuldades na construção de piscinas. Primeiro pelo fato de termos uma extensa experiência na construção civil especificamente no setor de piscinas. Em segundo lugar pelo fato de que a maior parte dos projetos é composta por piscinas que estão fora do assunto dessa publicação, ou seja, são obras de simples execução.

Apesar de um alto grau de personalização, diferentes formatos e instalação de diversos opcionais, tipos de tratamento e outros equipamentos, nossos projetos normalmente exigem “apenas” um cálculo estrutural correto e uma boa dose de atenção por parte da equipe que coloca a mão de fato na massa (com o perdão do trocadilho).

Essas imagens, por exemplo, foram feitas numa piscina de inicialmente de alvenaria, onde realizamos uma adequação em vinil, construímos uma piscina maior ao lado e ainda construímos toda a área gourmet.

Essa obra envolve o projeto e a instalação de diversos itens: corrimão, escada, cascata, hidromassagem, aquecimento solar, sauna, etc.

Apesar da grande quantidade de elementos, essa obra é um bom exemplo de que o tamanho da construção não tem relação direta com sua complexidade.

Qual tipo de piscina que demanda mais experiência?

Na realidade existem alguns diferentes tipos de piscinas que são desafiadoras para os incautos.

Piscina de borda infinita

Uma delas é a piscina com borda infinita. Piscinas com borda infinita são desafiadoras por dois motivos, mas o principal é o fato de que qualquer fração de milímetro que estiver fora do nível fica escancarado nas bordas.

Quando a borda infinita está pronta, a lâmina d’água deixa gritante qualquer desnível que a piscina tenha e essa característica faz dela uma das piscinas que mais demandam experiência por parte da empresa responsável pela construção.

Já faz algum tempo que falamos sobre os desafios da construção de uma piscina com borda infinita e essa dificuldade se traduz na frequência com que somos chamados para consertar bordas que ficaram mal feitas ou para criar o efeito que o cliente realmente queria com a borda infinita.

Sim, isso mesmo! Além do nivelamento da borda infinita, é possível criar diferentes efeitos com a queda da água através da borda dita infinita. É possível querer uma piscina que permita que a água escorra lentamente “pelo lado de fora” da borda, mas também há quem queira criar verdadeiras cascatas exuberantes e volumosas através dessa borda.

Para conseguir o resultado esperado, da cascatinha à cachoeira, é preciso levar uma série de variáveis em consideração para identificar a potência ideal da motobomba a ser usada para circular a água da piscina. E, sinceramente? Só uma equipe muito experiente ou bem assessorada consegue satisfazer o desejo do cliente com a instalação da motobomba ideal.

Piscina de concreto armado

Se você pensou que outro tipo de piscina complexa seria a piscina com sauna integrada ou a piscina com paredes de vidro você se equivocou.

As piscinas de concreto armado são naturalmente mais complexas e essa atenção que ela demanda é frequentemente negligenciada.

Os cálculos estruturais são mais complexos, a impermeabilização da piscina é consideravelmente mais crítica, já que não há a fibra de vidro e pode não haver o vinil para impedir o surgimento de vazamentos, etc.

Construir uma piscina de concreto armado não é para qualquer um e, se você quer um conselho, esse é o nosso. Não confie a execução da sua obra a qualquer pessoa, especialmente se envolve a construção de uma piscina de concreto.

A sondagem do terreno, a utilização das ferragens corretas, a forma de colocar os blocos, a proporção do cimento, da areia, da brita, a impermeabilização, a aplicação do rejunte… Tudo isso pode ser o início de grandes dores de cabeça ou mesmo, em casos mais graves, o motivo de grandes tragédias.

Tem um projeto complexo?

Se o seu projeto demanda experiência, se quer uma empresa para construir uma piscina de concreto armado ou quer uma piscina com borda infinita que realmente impressione, fale conosco! Trabalhamos para várias construtoras renomadas em Belo Horizonte e algumas dessas parcerias estão no nosso portfólio de projetos executados.

Estamos sempre à disposição na Avenida Avenida Francisco Negrão de Lima, número 860, na Pampulha.

Será um prazer falar contigo, tirar suas dúvidas e colocar a seu dispor todo conhecimento que acumulamos ao longo dessas décadas no universo da construção de piscinas.

Se não conseguir passar por aqui, estamos disponíveis também no contato@brasilpiscinas.com.br e no (31) 2520-7776, ok? Grande abraço e até a próxima!

Deixe um Comentário

Caso queira perguntar algo para nossa equipe, informe seu telefone com DDD. (Ele não será publicado.)

Fale conosco

Mudar o texto. captcha txt
Piscina, spa, banheira e ofurôA sondagem do solo