Dentre as piscinas que construímos, várias são de alvenaria. E o título desta postagem, piscina de alvenaria em quintal pequeno, ilustra uma situação comum no nosso meio: famílias com um quintal apertado, de seis metros por quatro, sete metros por três ou menos, mas que querem uma piscina para curtir bons momentos, relaxar aos finais de semana e aproveitar o tempo livre com os filhos.

Pensando nisso, hoje a gente vai conversar um pouco sobre a construção de piscinas de alvenaria em quintais reduzidos. Se você está pensando em construir uma pequena piscina de alvenaria ou se tem alguma outra dúvida com relação à construção desse tipo de piscina, fica com a gente que a conversa é contigo!

Piscina de alvenaria

A piscina de alvenaria

Antes de qualquer coisa, vamos determinar aqui o que é uma piscina de alvenaria. São tantos nomes que as pessoas podem confundir…

Piscina de alvenaria é aquela que tem como base uma estrutura de alvenaria sem necessariamente ser concreto armado.

Adicionalmente, presumimos que piscinas de pastilha, de azulejos e de vinil são também feitas sobre uma base de alvenaria.

A piscina de alvenaria em quintal pequeno

Para fazer uma piscina de alvenaria em um quintal pequeno, você precisa pensar, antes de mais nada, no local da construção.

Onde vai ficar a piscina?

É preciso responder a esta questão que é especialmente difícil quando o espaço disponível é reduzido. Contudo, independente de onde a piscina vai ficar, é preciso pensar muito bem nesse momento pois essa decisão influencia uma série de outras coisas adiante.

Já imaginou construir sua piscina e só perceber depois que você não terá sol no local?

Por isso, nossa conversa sempre parte da questão da localização da piscina no quintal.

É importante pensar na incidência do sol no local, na ocorrência de ventos, na presença de árvores, na presença de telhados que podem gerar pingadeira ou sombras…

Terrenos menores também precisam se preocupar com a constituição do solo:

  • Há tubulação no local?
  • Pedras?
  • É terreno de aterro?
  • Há lençol freático?

Por isso é preciso, independente do tamanho da piscina, realizar a sondagem do solo no local. Estes empecilhos não impedem a construção da piscina, mas são fatores que elevam o preço da obra.

Depois de checar todos os requisitos relacionados ao local da piscina, é hora da escavação.

A escavação da piscina em um quintal pequeno

Em piscinas maiores, sempre existe a escolha entre a escavação manual e a escavação com o auxílio de máquinas.

Construir piscinas de alvenaria em quintal pequeno normalmente exige a escavação manual, ou pela simplicidade do projeto ou pela impossibilidade de levar a máquina até o local a ser escavado.

Se for possível escavar o local da piscina com máquinas, o tempo da construção é reduzido e possivelmente o custo também, já que a mão de obra geralmente é paga por dia de trabalho.

Na prática, a escavação da piscina só é feita manualmente quando não há possibilidade de chegar com a máquina de escavar no local.

Assim que a escavação for feita, passa-se então para a construção da fundação da piscina.

A fundação da piscina em um quintal reduzido

Nas piscinas de alvenaria em pequenos quintais, assim que o buraco da piscina está pronto, é hora de fazer a fundação da piscina e, em seguida, a impermeabilização.

Em piscinas de alvenaria, normalmente colocamos uma coluna de sustentação a cada metro caso contrário, qualquer movimentação que haja, por menor que seja, pode comprometer a estrutura da piscina. Assim que é feita a sustentação, faz-se o tanque propriamente dito.

Os dispositivos em pequenas piscinas de alvenaria

Depois de ter o tanque pronto, é hora de instalar a iluminação na piscina, os dispositivos de retorno, de aspiração, colocar o skimmer no lugar e todos os outros dispositivos.

Em um quintal pequeno, é preciso dar atenção especial ao dispositivo de nível, também conhecido como “ladrão”, afinal, ele garante que, em caso de chuva intensa ou se alguém esquecer o abastecimento da piscina ligado, não haverá transbordo e alagamento desta parte da casa. (Quando isso acontece em uma piscina de sítio, por exemplo, o estrago normalmente é menor.)

Depois de colocar todos os dispositivos na piscina, é chegado o momento de ligar o sistema hidráulico.

A tubulação da piscina pequena

Uma piscina sem casa de máquinas é sinônimo de dor de cabeça! A tubulação precisa ser ligada aos equipamentos e a casa de máquinas precisa ser terminada neste momento.

Se a ideia é construir uma piscina de alvenaria em um quintal pequeno, a casa de máquinas precisa estar em um local com o máximo de aproveitamento do espaço. Isso não significa que ela precisa ser minúscula e de difícil acesso. Na realidade a ideia é construir a casa de máquinas da piscina de forma inteligente: muitas vezes enterrada com uma tampa à prova d’água, outras vezes em um cômodo que já existe próximo à piscina.

Cada caso é um caso e o projeto da piscina deve prever também a construção da casa de máquinas.

Quando ela estiver pronta, receberá a motobomba e o filtro da piscina, o Pool Clean, o gerador de cloro, o sistema de aquecimento, etc.

Enfim, é hora de colocar todos os equipamentos em funcionamento.

Depois de terminar a ligação hidráulica da piscina, é hora de cuidar do acabamento e já podemos encher a piscina!

O abastecimento inicial da piscina de alvenaria pequena

Piscina de alvenaria em quintal pequenoNa hora de abastecer a piscina pela primeira vez, nossa dica é a seguinte:

Utilize água tratada!

Se preferir utilizar caminhões pipa, verifique a procedência da água e cheque especialmente se há presença de metais na água.

A BRASIL PISCINAS está familiarizada com este tipo de problema, mas é comum ouvirmos relatos de pessoas que chamaram caminhões pipa e quando colocaram cloro na água ela ficou totalmente escura!

É a reação dos metais da água da piscina com o cloro.

Neste caso é preciso tratar a água de uma maneira específica mas este é assunto para uma outra publicação, ok?

Orçamento para piscina de alvenaria em quintal pequeno

Já construímos centenas de piscinas de alvenaria em pequenos ambientes. Apesar de atendermos Minas Gerais com maior frequência, executamos obras de piscinas para clientes em várias regiões do Brasil!

Algumas das obras mais recentes estão em nosso portfólio de piscinas. Não deixe de conferir! Se quiser construir a sua, fale conosco!

Conte pra gente se ficou alguma dúvida sobre a construção de piscinas de alvenaria em quintal pequeno e compartilhe com seus amigos que ainda tem dúvidas sobre este tipo de construção.

Um grande abraço e até a próxima postagem!

Escreva seu comentário

Fale conosco

Piscina de concreto armado em Belo HorizontePiscina de alvenaria em Minas Gerais