Você já deve saber que para manter a piscina limpa é preciso considerar uma gama de fatores.
Índice
É importante controlar o pH da piscina, manter o nível de cloro livre sempre dentro do ideal, checar a performance do filtro e avaliar a necessidade de retrolavar a areia e por aí vai…
Entretanto, mesmo seguindo todo o procedimento, é impressionante o número de pessoas que dizem não conseguir manter a piscina limpa por mais de uma ou duas semanas.
A maior parte destes usuários chegam com a mesma reclamação:
O que eu estou fazendo de errado que não consigo deixar minha piscina limpa?
Analisando bem, pudemos perceber algumas coisas que realmente dificultam ou até mesmo impossibilitam a limpeza eficiente da piscina.
Vamos falar um pouco sobre elas para que você possa avaliar se realmente é possível manter sua piscina limpa ou se realmente é necessário contratar uma empresa para fazer o trabalho.
Por que é tão difícil manter a piscina limpa
Para um bom resultado final, é preciso cuidar do tratamento físico e também do tratamento químico da piscina. Um não caminha sem o outro!
Não adianta ter a filtração da piscina em pleno funcionamento se o cloro não está sendo suficiente para manter a água desinfetada.
Não adianta manter a piscina sempre bem clorada se o controle do pH ou da alcalinidade não estão sendo feitos bem de perto.
De todos os clientes que relatam esta dificuldade em manter a própria piscina limpa, vimos alguns fatores em comum…
A filtração da piscina
A maior parte dos clientes não tem um sistema de filtração automatizado.
Consequentemente, estes não possuem uma filtração eficiente ou mesmo esquecem, com alguma frequência, de ligar o sistema, o que acaba contribuindo para aumentar a turbidez da água.
É importante entender que a automatização do filtro, além de fazer com que a filtração seja dividida ao longo do dia, ou seja, ao invés de filtrar de 08:00 às 16:00, o sistema funciona filtrando a piscina durante uma hora a cada período de três horas.
Esta diferença sutil proporciona uma filtração mais eficiente e evita também a possibilidade do erro humano, que, inevitavelmente vai acabar esquecendo algum dia de ligar o filtro da piscina.
O pH da piscina
A falha no controle do pH também é um outro ponto em comum dentre os usuários que dizem não conseguir manter a piscina limpa.
O pH influencia diretamente a eficiência do cloro e, caso esteja demasiadamente desregulado, a adição do cloro pode ser completamente inútil.
É importante deixar o pH sempre próximo de 7.2, que é o pH ideal para piscinas, e manter este controle diariamente.
Mesmo sabendo disso, grande parte dos proprietários de piscinas não podem conferir diariamente o pH e a piscina acaba sendo prejudicada.
Com o pH desregulado a piscina tende a ficar turva e rapidamente pode ser tomada por algas (e consequentemente bactérias) ficando verde.
O cloro livre
O controle do cloro também deve ser feito de perto e é um outro fator comum entre aqueles que alegam ter dificuldade em deixar a piscina cristalina por longos períodos.
O cloro livre deve estar sempre em torno de 1,5 PPM e nunca pode ficar abaixo de 0,5 PPM.
Se seu nível descer demais a piscina vira um espaço ideal para o crescimento de algas e bactérias que podem inclusive causar doenças nos usuários.
Mais uma vez a falta de automatização é um ponto em comum entre os usuários que tem dificuldade com o tratamento da piscina.
Com a instalação de um sistema de desinfecção UV ou um dosador de cloro, pode-se reduzir a necessidade de adição de cloro e fazer com que a manutenção da piscina seja algo bem mais ameno.
Não é difícil perceber que existem muitos pontos que devem ser observados por quem quer manter a própria piscina limpa.
Se você quer manter o controle e evitar problemas, você tem duas opções principais: investir na automatização da limpeza da sua piscina ou contratar uma boa empresa para não ter que se preocupar com nada disso!
É interessante contar com profissionais especializados em limpeza de piscinas pois, além dos cuidados que a piscina precisa, eles podem manter a saúde dos equipamentos e alertar sobre a necessidade de alguma manutenção corretiva.
Nós, da BRASIL PISCINAS, somos especialistas em piscinas de vinil e estamos sempre à disposição para te ajudar com a limpeza da sua piscina.
Sempre que precisar de alguma coisa referente à piscina, desde a reforma até algum tipo de orientação na hora do tratamento, fale conosco!