No mês passado fizemos uma publicação onde falamos sobre a maneira certa de escolher o piso da piscina. Naquela ocasião, você viu que existem diversas opções e é exatamente disso que falaremos hoje: os diferentes pisos para a área da piscina.
Índice
Se você leu aquela publicação, deve ter visto que na hora de determinar qual será o revestimento da área da piscina, você pode escolher entre de pedras, mármore, madeira, pisos, granito, cerâmica e várias outras opções.
Vamos ver cada uma delas com bastante calma hoje. Entretanto, vamos relembrar o que um material precisa ter para ser uma boa escolha de piso para a piscina.
O que é um bom piso para a piscina?
Consideramos um bom piso aquele que reúne basicamente três características:
Um bom piso é antiderrapante
Ele não pode ser um piso escorregadio haja visto que o ambiente estará, ao menos quando a piscina estiver sendo usada, sempre molhado. Um piso escorregadio certamente precisaria vir com uma equipe médica de brinde!
Um bom piso é atérmico
Ele não pode absorver demais o calor dos raios solares, afinal, ao usar a piscina as pessoas costumam estar descalças e ninguém consegue sair da piscina voando, não é mesmo?
Um bom piso é bonito, por que não?
Ele também não pode ser visualmente desagradável, concorda? Ninguém quer passar pelo processo de construção de uma piscina e chegar ao final com vergonha do ambiente de lazer.
Estes três pontos são essenciais para a escolha correta do piso para o entorno da piscina.
Agora vamos às opções que temos…
Pisos de pedras
As pedras nunca estiveram tão em alta no uso da construção das áreas de lazer. São extremamente agradáveis aos olhos e o resultado final fica deslumbrante.
O uso dos revestimentos de pedra no ambiente da piscina é uma constante aqui na BRASIL PISCINAS e é sempre uma das principais escolhas dos nossos clientes.
É possível construir um ambiente de lazer rústico mas também conseguimos transmitir requinte e delicadeza, de acordo com a escolha da pedra usada no piso.
Sinceramente, e na nossa modesta opinião, uma das melhores opções para piso de piscinas é a utilização das pedras.
Uma desvantagem que se faz necessário citar é a mesma que joga contra as piscinas de azulejos e as piscinas de pastilhas: o revestimento de pedra possui frestas entre as peças que, inevitavelmente, acabam favorecendo o acúmulo de sujeira.
É claro que sempre é possível refazer o rejunte mas ainda assim é um trabalho de manutenção que deve ser levado em consideração na hora de escolher o piso da piscina.
Dentre os pisos de pedra que atendem perfeitamente os requisitos supracitados, é possível escolher a Pedra São Thomé, a Pedra Mineira e a Pedra Goiás.
Além destas, pode-se avaliar outras possibilidades como o Mármore Bruto e algumas de suas variações, Granitos Antiderrapantes, Pedra Itacolomi e várias outras.
As possibilidades são virtualmente infinitas haja visto que cada uma destas opções ainda possuem cores variadas e outras características peculiares que variam até de acordo com o lote e com o local da extração.
Pisos de Mármore
O Mármore é um tipo específico de pedra usada nos pisos de piscinas que, por diversos motivos, merece um destaque à parte.
Ele pode apresentar beleza e requinte em diferentes cores e textura e o preço que se paga é diretamente proporcional a estas características. É um piso caro mas confere ao ambiente uma sofisticação ímpar!
Ele é consideravelmente mais poroso que outras pedras e por isso tende a escurecer com o passar dos anos.
Tem como ponto negativo, além do alto preço, a baixa resistência à ação do fluxo constante de pessoas.
Como se não bastasse a baixa resistência, o uso do mármore só é recomendado em locais abrigados da chuva, afinal, ele pode ser extremamente prejudicado pelo pH baixo da chuva. Aliás, a chuva é um dos grande problemas quando o assunto é a área da piscina, não é mesmo?
Pisos de Madeira
A madeira é um dos pisos mais pedidos. Em geral, mais da metade das solicitações de orçamento que recebemos determinam que o piso usado no ambiente da piscina seja de madeira.
A construção de decks de madeiras é uma área diferenciada na construção de piscinas e não é à toa! A madeira é um material excelente para se utilizar no piso ao redor da piscina.
É um material que oferece um atrito razoável, dificultando a ocorrência de acidentes, é um bom isolante térmico, o que garante que as pessoas poderão utilizar a piscina sem preocupação com queimar os pés, e pode resultar em ambientes maravilhosos.
É possível conseguir construir ambientes luxuosíssimos com a utilização da madeira no piso e no ambiente como um todo.
Como nem tudo são flores, é preciso deixar claro que usar a madeira no piso da piscina significa assinar um contrato de manutenção constante! A madeira pode sofrer com mofo, cupim e vários outros problemas.
Uma solução atual é o que chamamos de autoclavagem. A autoclavagem é a inserção de inseticidas e fungicidas na madeira com o objetivo de torná-la protegida contra infestações de cupins, proliferação de mofo, apodrecimento precoce e outros problemas que normalmente acontecem com pisos de madeira.
Assim como a escolha das pedras, se definir que vai construir o ambiente com piso de madeira, precisará também definir o tipo de madeira.
As principais opções para a área da piscina são o Cumaru e o Ipê. Independente da escolha, certifique-se de que ela é uma madeira de lei, que é certificada e que recebeu o tratamento recomendado para ser empregada no piso da piscina.
Pisos de Cerâmica
A cerâmica, juntamente com os porcelanatos, são muito usadas em piscinas residenciais e tem como principal vantagem seu custo benefício.
Pode ser usada no entorno da piscina mas também no interior da casa, o que facilita o processo de compra do piso e também aumenta a harmonia do local.
O porcelanato é um pouco mais caro mas possui uma resistência superior e pode resultar em lindos ambientes de lazer.
A escolha das cerâmicas e dos porcelanatos para o piso da piscina é extremamente comum em coberturas já que existe esta possibilidade de integrar o ambiente da piscina com o restante da casa.
Além do bom preço, a manutenção também é um atrativo para este tipo de piso. Normalmente basta passar um paninho e já está tudo limpo, brilhando como novo.
Só é importante tomar cuidado na hora de escolher para não optar por cerâmicas ou porcelanatos polidos pois, como já dissemos, pode representar um perigo quando entrar em contato com a água da piscina.
Os pisos usados em piscinas
Dentre todos os revestimentos usados no piso de ambientes com piscinas, estes são os principais:
- Pisos de Pedras
- Pisos de Madeira
- Pisos de Cerâmica
A escolha correta precisa ser feita caso a caso e, independente do preço, sempre existe uma opção ideal para a sua piscina. É preciso conhecer e levar em conta a realidade do seu ambiente para fazer a escolha correta.
Numa postagem anterior, falamos sobre a forma de escolher o piso correto. Se não leu ainda, não deixe de ler:
A ideia é procurar por pisos que não aqueçam e que não sejam escorregadios! Tudo isso sem deixar de levar em conta a harmonia e a beleza do material.
Esperamos que estas dicas ajudadem você a conhecer os pisos usados em piscinas e também na hora de fazer sua escolha. Como sempre, se precisar de suporte, fale conosco!
Estamos à disposição pelo contato@brasilpiscinas.com.br, pelo telefone (31) 2520-7776 ou ainda aqui na loja: Av. Francisco Negrão de Lima, nº 860, Pampulha, Belo Horizonte.
Boa noite.
Estou construindo uma área de laser com piscina em uma chácara. Estou com duvidas na utilização do piso, a tendencia é para um piso cimentício, porem estou preocupada se ele não ficará feio, manchado e com lodo com o passar do tempo.
O que vocês tem de informações vantajosas e contrarias a utilização deles.
Desde já agradeço a atenção.
Glaucia
Boa noite, Glaucia!
Nós recomendamos a pedra São Tomé pois não esquenta, não escorrega e absorve a água.
Qualquer dúvida que permanecer, fale conosco!