Muitas pessoas entraram em contato conosco depois de ler nosso texto onde explicamos porque depois de construir a piscina não se pode retirar a água. A ideia é sempre bem semelhante:
Índice
“Minha piscina ficou muito suja e estou querendo tirar a água e lavar. Será que pode?”
“Se eu esvaziar a piscina rapidamente, só para lavar os azulejos, posso ter algum problema?”
“A água está puro lodo, será que eu posso tirá-la e substituir por uma água nova?”
Há uma resposta simples e uma explicação detalhada…
Resposta simples
Não. Não pode e não precisa.
Remover a água da piscina nesses casos é jogar dinheiro fora e desperdiçar o recurso natural mais precioso do planeta.
Quer a explicação para a resposta? Vem com a gente…
Explicando porque não é preciso esvaziar a piscina
Se a sua piscina ficou muito suja, a solução é limpar a água. Parece óbvio, mas muita gente segue pensando que retirar a água da piscina e escovar azulejo por azulejo ainda é uma possibilidade.
Um profissional especializado em limpeza de piscinas consegue recuperar água com metais, imagina se ele não pode recuperar sua piscina!
Ainda que ela tenha ficado vários meses ou mesmo anos sem tratamento, a limpeza da piscina é perfeitamente possível sem a necessidade de esvaziar a piscina.
Você compreende a abrangência dessa afirmação?
“Ainda que ela tenha ficado anos sem tratamento, a limpeza da piscina é perfeitamente possível sem a necessidade de esvaziar a piscina.”
Existe também quem pensa em aproveitar a recolocação de alguns azulejos para tirar a água da piscina e lavá-la por dentro. Um equívoco sem tamanho…
É uma desculpa que não faz sentido haja vista que é possível recuperar a piscina independente do seu estado. Além disso, a reforma da piscina não requer necessariamente que haja o esvaziamento. É possível trocar o azulejo sem esvaziar a piscina!
Obviamente cada situação é diferente, mas, via de regra, é possível fazer a manutenção na piscina sem remover sua água.
A ideia deve ser algo assim… Imagine a piscina como sendo seu automóvel. Quando você roda um pouco na cidade, ele pega poeira e uma lavagem rápida e simples normalmente o deixa brilhando novamente.
Quando você leva a família pra roça e pega uma chuva forte, o carro volta imundo, sujo de lama, de fezes de cavalo, etc. Nesse caso, você não pinta o carro de novo!
É sempre possível, com a técnica correta, separar o que você precisa manter daquilo que precisa ser removido.
Posso esvaziar pra limpar a piscina?
Não! Não, não, não e não. Você não pode esvaziar a piscina para lavar seu interior. Primeiro porque você não precisa e segundo porque não é seguro para a estrutura da piscina. E não importa se é uma piscina de vinil, se é uma piscina de fibra ou se é uma piscina de alvenaria.
Nenhuma piscina (permita-nos generalizar, mas é possível construir uma piscina que permita a remoção da água de forma segura) é construída para suportar o peso da terra ao seu redor sem a resistência interna que a água proporciona.
Qualquer dúvida que tenha ficado com relação a esse tema ou a qualquer outro do universo das piscinas, fale conosco!
Trabalhamos com construção de piscinas e respiramos esse tema dia e noite. Se quiser saber mais sobre o assunto, fique ligado no nosso blog e se quiser ver algumas das obras que construímos, acesse nosso portfólio de piscinas.
O resumo é que a piscina deve permanecer com água durante toda a sua vida útil e que se você precisar remover a água, fale com uma empresa especializada em piscinas, ok?
A BRASIL PISCINAS está sempre à sua disposição aqui na Pampulha, mas atendemos todo o estado de Minas Gerais. Se preferir conversar primeiro, estamos no (31) 2520-7776 ou através do email. Grande abraço e até a próxima!