Piscina sem ÁguaSão várias as situações em que o senso comum recomenda a retirada da água da piscina: para limpar, para rejuntar, para trocar um azulejo, para fazer algum reparo ou limpeza específica no revestimento…

O fato é que não se pode retirar a água da piscina depois que ela já está pronta e a maior parte das pessoas não sabe exatamente o porquê.

Para entender porque a piscina precisa permanecer cheia, precisamos entender bem o papel das paredes e a forma como uma piscina é construída. Está pronto para mergulhar no assunto?

A construção da piscina

Como especialistas em construção de piscinas, falamos com propriedade: a piscina bem construída é resultado de uma obra que consegue equalizar um somatório de forças.

Mas quais forças?

A escavação da piscina cria um espaço que está a todo momento “correndo o risco” das paredes cederem. Em outras palavras, é o peso da terra que age sobre o lado externo da piscina.

Forças na piscna sem águaEsta é uma das forças que atuam 24 horas por dia na piscina e ela é construída para lidar com isso.

Além do peso da terra, a piscina é construída contando com uma segunda força: o peso da água. O peso da água age no piso e nas paredes da piscina, de dentro para fora, como se empurrasse as superfícies construídas contra o terreno.

Forças na piscna com águaEste somatório precisa resultar num equilíbrio, caso contrário, com o passar do tempo, a piscina apresentará rachaduras por estar cedendo para dentro (se o peso da terra estiver maior) ou para fora (se o peso da água estiver maior).

Na realidade não é tão simples assim pois existem diversas possibilidades. Estamos simplificando para explicar por que não se pode retirar a água da piscina depois de terminada sua construção.

O papel das paredes da piscina

Piscina vazia

Como dissemos anteriormente, para realizar o motivo de não podermos retirar a água da piscina depois de tê-la pronta, é preciso entender que o papel das paredes não é segurar a água da piscina mas segurar o terreno ao seu redor!

Além de manter o terreno seguro, sem risco de avançar sobre a piscina, as paredes da piscina são construídas com o objetivo de manter a estanqueidade da mesma, manter sua capacidade de reter a água. Esta é uma função executada juntamente com o revestimento e outro itens mas, grosso modo, a parede é o que sustenta todo o sistema de impermeabilização de uma piscina.

Não é raro vermos pessoas se preocupando mais em encontrar maneiras de construir uma piscina barata do que com a qualidade da estrutura que manterá a piscina pelas próximas décadas. A construção de uma piscina demanda muita técnica e experiência. Aqui, assim como em várias outras situações, não se pode olhar apenas para o preço!

Por falar em preço, já falamos sobre ele bastante por aqui:

Apesar de ser um outro assunto recorrente, a procura pelo melhor preço na hora de construir a piscina pode levar a uma série de dores de cabeça que são, a nosso ver, absolutamente evitáveis. Temos vários clientes de reforma de piscinas que são vítimas de processos de compra norteados pelo menor preço.

Conclusão – Não se pode esvaziar a piscina

Esvaziar a piscina

A conclusão é óbvia e ignorá-la certamente te trará problemas! A piscina não deve permanecer sem água e se for absolutamente necessário é importante que seja apenas por breves períodos e sempre com a supervisão de uma empresa especializada em piscinas.

Por falar em empresa especializada em piscinas, sempre que precisar, fale conosco!

A BRASIL PISCINAS está sempre à sua disposição aqui na Pampulha mas atendemos todo o estado!

Se preferir conversar primeiro, estamos no (31) 2520-7776 ou no contato@brasilpiscinas.com.br.

Até a próxima!

Mostrando 20 comentários
  • Rosana mulato
    Responder

    Minha piscina é de alvenaria e quero jogar a água fora de vez em quando e logo em seguida encher posso ou não

    • Responder

      Olá, Rosana! Obrigado pelo contato.
      Não é necessário jogar a água da piscina fora pois o tratamento sempre consegue deixar a água própria para uso. Contudo, se ainda assim quiser, normalmente a piscina suporta esses minutos sem água mas é sempre bom confirmar essa informação com algum engenheiro no local ou com a empresa que construiu sua piscina, ok?
      Qualquer dúvida que permanecer, fale conosco!

  • Roberta Simôa de Jesus
    Responder

    Olá, minha piscina e suspensa , de alvenaria, leva aproximadamente 5 mil litros de água , deixo ela enche ela enxe toda, cm poucas horas já estar secando sozinha, é no dia seguinte ela amanhece praticamente vazia , cm as paredes toda infiltradas , não fizeram impermeabilização ,só colocaram o azulejo é rejuntaram , será se eu colocar o produto de cristalização resolveria meu problema ? E esse produto só funciona pra água que estar nela? Se eu secar a piscina é encher novamente, eu teria de por mais desses produto de cristalização? Toda vez q eu fosse encher eu teria de fazer esse processo cm esse produto ?

    • Responder

      Olá, Roberta! Obrigado pelo contato!
      Por ser um assunto delicado, preferimos conversar melhor para entender o problema e só então lhe orientar.
      Por favor, entre em contato conosco através do nosso telefone para prosseguirmos com seu atendimento de forma mais precisa e eficiente.

  • José Eduardo Costa
    Responder

    Minha piscina de fibra esvaziou, esqueci a cascata aberta e a água saiu, deformando provocando fissuras. A piscina está perdida?

    • Responder

      Olá, José Eduardo! Obrigado pelo contato!
      Sem ver a piscina e sua situação atual é complicado dizer. Além disso, não trabalhamos com fibra, o que também nos faz ter cautela na avaliação.
      Se quiser falar conosco pelo telefone, estamos à disposição!

  • Nilza
    Responder

    Tenho um piscina de fibra de 3m de raio e 0,80 de profundidade, estando com 30cm acima do chão, com concreto em volta e 50 cm enterrada. Quero acabar com ela. Posso jogar entulho e terra nela apenas e depois colocar um piso?

  • Carolina
    Responder

    Caro amigo! Fiz isso com a minha e me ****, ela subiu… Saiu fora do lugar como se tivesse entrado água por baixo dela e ela estivesse boiando…

    • Responder

      Realmente não se pode esvaziar a piscina, Carolina. Se for necessário fazer, é obrigatória a supervisão de um profissional para evitar problemas.
      Se precisar de algo, fale conosco!

  • Cleide
    Responder

    Minha piscina é de fibra. Ela já está instalada há 25 anos , mas este ano não pude tratá-la, está muito suja. Estou pensando em esvazia-la até a metade , limpar e depois enche-la. Fica no meu sitio , è grande. Será que tem perigo ?
    Atenciosamente.

    • Responder

      Olá Cleide! Obrigado pelo contato!
      Não há necessidade de retirar água da piscina dessa forma para limpar. Uma empresa especializada em limpeza de piscinas consegue realizar o tratamento e deixar a água cristalina novamente.
      Além disso, não se pode esvaziar a piscina pois sempre há o risco de ocorrer danos estruturais, ok?
      A BRASIL PISCINAS segue à disposição!

  • Roberta
    Responder

    Boa noite. Estou finalizando minha piscina de alvenaria e gostaria de saber quanto tempo depois de terminada eu posso deixar sem água.

    • Responder

      Olá, Roberta! Obrigado pelo contato!
      Não recomendamos a piscina ficar vazia.
      Entendemos o processo construtivo como:

      • Escavação ou suspensa
      • Construção civil e hidráulica
      • Impermeabilização
      • Teste de estanqueidade
      • Assentamento de revestimento
      • Enchimento e uso.
  • Catarina
    Responder

    o negocio é ter de plastico, que vc pode encher e esvaziar quando quiser , kkkkkk

  • alexandre
    Responder

    E se a piscina for suspensa? não tendo contato nenhum com o chão?

    • Responder

      Olá, Alexandre! Obrigado pelo contato!
      Não é prudente esvaziar a piscina se:

      • Ela for de fibra e estiver instalada na terra, pois as paredes podem se fechar e fundo levantar devido à pressão da terra;
      • Se sua piscina for de alvenaria, a exposição ao sol poderá provocar dilatação térmica, suficiente para apresentação de fissuras nas paredes;
      • Se sua piscina for de vinil, o mesmo será deslocado das paredes e necessitará de nova instalação.

      Em qualquer um dos casos, a orientação é manter a piscina cheia e tratada.
      Qualquer dúvida que permanecer, fale conosco através do nosso formulário de contato, telefone ou email! A BRASIL PISCINAS segue à sua disposição!

  • RICARDO AMORIM
    Responder

    Bom dia….Preciso fazer manutenções nos rejuntes da piscina aqui do prédio, como fazer se não é recomendável esvaziar a mesma?

    • Responder

      Bom dia, Ricardo!
      O rejunte normalmente é refeito com a piscina vazia. Para isso é interessante verificar a necessidade de realizar um escoramento e o processo deve ser feito o mais rapidamente possível.
      Qualquer dúvida que permanecer, fale conosco. A BRASIL PISCINAS segue à sua disposição!

Deixe um Comentário

Caso queira perguntar algo para nossa equipe, informe seu telefone com DDD. (Ele não será publicado.)

Fale conosco

Mudar o texto. captcha txt
Local da construção da piscinaComo construir uma piscina realmente perfeita