A escolha do aquecimento da piscina é sempre uma decisão delicada que o dono da piscina precisa fazer. Para decidir, observa-se a eficiência do sistema, sua versatilidade e, obviamente, seu consumo de eletricidade. Hoje viemos responder a questão do título pois ela é recorrente e, escrevendo uma publicação específica a gente acaba respondendo de forma coletiva e podemos enviar este texto para quem tiver esta mesma pergunta. Dentre os que escolhem a bomba de calor para aquecer a própria piscina, muitos se perguntam coisas como:
Índice
Vale a pena desligar o trocador de calor durante a noite?
Compensa ligar a bomba de calor de dia e desligar durante a madrugada?
Se o trocador usa o ar quente para aquecer a piscina, será que vale a pena mantê-lo ligado na noite fria?
A resposta pode te surpreender!
As bombas de calor
Já falamos sobre isso em uma publicação mais antiga, mas vamos recordar aqui… Trocador de calor, também chamado de bomba de calor, é um equipamento usado aquecer a água da piscina e pode ser instalado no nível da piscina e até mesmo num ponto mais alto.
Muitas vezes o trocador de calor é usado como sistema de aquecimento auxiliar para a piscina, mas ele pode cumprir o papel de aquecedor principal sem problema algum!
A bomba de calor, na realidade, é um equipamento composto por um sistema de refrigeração (assim como a sua geladeira!).
Como assim?
Ao contrário da geladeira e do freezer, que jogam fora o ar quente através de uma “grade” preta na parte traseira ou pelas paredes do equipamento, a bomba de calor joga fora o ar frio e utiliza a energia gerada para aquecer a água da piscina.
Apesar de não fazer muito sentido para quem não entende do universo da refrigeração e das máquinas térmicas, a bomba de calor é um sistema de refrigeração usado para aquecer a água da piscina.
Se você acompanha nosso blog, já sabe que o consumo deste tipo de aquecedor é menor do que aquele dos aquecedores elétricos tradicionais, afinal, ele captura o calor do ar ao seu redor e o transfere para a água.
Eis a razão da pergunta que nosso leitor, Sr. Bernardo, fez pra gente em uma postagem anterior e que deu origem e título à publicação de hoje.
Ele diz que, morando em um local quente durante o dia e muito frio à noite, talvez seria vantajoso desligar o trocador de calor durante o período noturno.
E então, o que você acha?
Vale a pena desligar a bomba de calor à noite?
A resposta é “não” e a gente explica…
O consumo da bomba de calor
O gasto de eletricidade de uma bomba de calor, como é de se esperar, é proporcional à elevação da temperatura da piscina levando em conta, claro, seu volume de água.
Contudo, uma coisa que normalmente não vai entrar nessa conta, especialmente quando o usuário não é do ramo ou muito experiente, é que a quantidade de energia gasta para aquecer a temperatura pode ser muito maior do que a energia gasta para manter a água aquecida.
É preciso entender que quando o trocador de calor eleva a piscina à temperatura desejada, ele desliga e só liga novamente quando houver necessidade.
Isso significa que ainda que ele fique ligado, muitas vezes ele não estará consumindo energia. Por outro lado, se você desliga o trocador de calor durante à noite, a piscina certamente vai ter uma grande queda em sua temperatura e ele, consequentemente, passará boa parte do próximo dia ligado direto para compensar o calor perdido durante a madrugada.
Como se não bastasse, é no período noturno que se tem a maior queda na temperatura, o que, por óbvio, aumenta a necessidade de se manter a temperatura durante este período.
Pode parecer um contrassenso, mas a verdade é que não compensa desligar o trocador de calor à noite para economizar energia haja vista que seu funcionamento no dia seguinte acabará sendo exigido de maneira excessiva para compensar o período em que foi desligado.
O melhor a se fazer para reduzir o consumo do aquecedor da piscina é instalar corretamente a bomba de calor e, se possível, contar com outras formas mais econômicas de elevar a temperatura da água como o sistema de aquecimento solar para piscinas.
Desligar o trocador de calor à noite?
Esperamos que tenha ficado claro que desligar a bomba de calor à noite não justifica e acaba consumindo mais eletricidade.
Qualquer dúvida que permanecer, fale conosco! Estamos no número 860 da Avenida Francisco Negrão de Lima, aqui na Pampulha, em Belo Horizonte, ok?
Se estiver com um tempinho a mais, passe aqui! 😉 Estamos disponíveis também no contato@brasilpiscinas.com.br e no (31) 2520-7776.
Será um prazer receber sua mensagem e te ajudar no que for preciso! Grande abraço e até mais!
Uma dúvida, devo deixar o retorno ligado enquanto o trocador de calor eletrico estiver aquecendo a piscina?
Bom dia, Eliana! Obrigado pelo comentário!
Deve sim. A tubulação de retorno deve estar aberta para que a água aquecida volte para a piscina, ok?
Qualquer dúvida que permanecer, entre em contato através do telefone, WhatsApp ou email.