Hoje vamos responder uma pergunta deixada aqui no blog pelo Sr. Maurício sobre a posição de cada um dos registros na casa de máquinas para cada uma das operações do filtro da piscina.

Para você que se mudou para uma casa com piscina ou para quem quer saber mais sobre as operações que o filtro da piscina deve realizar, fica com a gente que a conversa hoje vai tratar dos registros da piscina, ok?

Como sempre, vamos começar bem do princípio para nivelar o conhecimento e em seguida falamos das operações do filtro e das movimentações nos registros.

O filtro da piscina

É importante dizer que quando falamos “filtro da piscina”, nos referimos ao filtro de areia. Existem outras possibilidades, mas aqui no Brasil o que mais se utiliza para filtrar a água de piscinas é o famoso “filtro de areia”.

Esse tipo de filtro pode ser resumido como um grande reservatório preenchido com uma areia especial para filtros cuja função é reter as impurezas sólidas que tendem a prejudicar a cristalinidade da água.

O filtro pode realizar diferentes funções e nós já falamos sobre isso na publicação funções do filtro da piscina. Se quiser conhecer com calma cada uma delas, acesse a publicação e veja em detalhes.

O fato é que para cada operação que se pretende realizar com o filtro da piscina, se faz necessário movimentar os registros da casa de máquinas de uma forma específica.

E como a ideia é fazer uma lista dessas posições, vamos direto ao que interessa…

Posição dos registros para filtrar

Função filtrar do filtro da piscinaA filtração é a operação mais comum que o filtro realiza. É nesta posição que o filtro deve permanecer normalmente.

Nesta função, a água passa pela bomba, entra na válvula, é distribuída no cesto, passa através da areia que faz o trabalho de reter a sujeira, entra pelas crepinas e, pela válvula, é direcionada para retornar à piscina.

Vamos à lista de registros e suas respectivas posições para filtração:

  • Registro de retorno: aberto;
  • Registro de aspiração: fechado;
  • Registro do ralo de fundo: aberto;
  • Registro do esgoto: fechado.

Certamente sua casa de máquinas pode ter mais registros e neste caso será preciso verificar de forma individual cada um deles. Por exemplo: se você tiver um sistema de aquecimento solar, provavelmente sua casa de máquinas terá um registro de entrada para as placas e um registro que retorna das placas. Para filtrar, esses dois registros devem permanecer abertos.

Posição dos registros para retrolavar

Função retrolavar do filtro da piscinaretrolavagem é executada para a lavar a areia do filtro uma vez que, à medida que o filtro funciona retendo as impurezas da piscina, esse acúmulo não deve ultrapassar o limite de saturação do filtro. Se o filtro estiver saturado, não fará mais diferença mantê-lo ligado, afinal, a sujeira certamente estará passando pela areia e retornando para a piscina.

Ao contrário do que acontece na filtração, ao retrolavar a areia, a água passa pela bomba, entra na válvula, passa pelo tubo central saindo pelas crepinas, atravessa a areia, entra na válvula e é drenada para o esgoto, levando as impurezas que estavam retidas no elemento filtrante.

Vamos à lista de registros e suas respectivas posições para retrolavagem:

  • Registro de retorno: aberto (na realidade não faz diferença);
  • Registro de aspiração: fechado (na realidade não faz diferença);
  • Registro do ralo de fundo: aberto; 
  • Registro do esgoto: aberto.

O que importa para esta operação é que haja uma entrada de água e que o registro de esgoto esteja aberto. Todo o resto é secundário, mas sugerimos manter na posição normal para a filtração para minimizar a chance de esquecê-los.

Posição dos registros para pré filtrar

Função pré-filtrar do filtro da piscinaA pré filtragem, também conhecida como enxágue, deve ser usada após a retrolavagem e tem como objetivo impedir que pequenas impurezas depositadas no sistema retornem à piscina.

Ao pré filtrar, a água passa pela areia e sai para o dreno limpando o sistema.

Vamos à lista de registros e suas respectivas posições para enxágue:

  • Registro de retorno: aberto (na realidade não faz diferença);
  • Registro de aspiração: fechado (na realidade não faz diferença);
  • Registro do ralo de fundo: aberto; 
  • Registro do esgoto: aberto.

Em resumo: os registros para pré filtrar ficam na mesma posição usada na retrolavagem.

Posição dos registros para drenar

Função drenar do filtro da piscinaA drenagem faz a água passar pela bomba, pelo corpo da válvula e ir direto para o dreno, sem passar pela areia do filtro.

É útil quando se pretende aspirar uma decantação feita com sulfato de alumínio ou quando há excesso de sujeira no fundo.

Vamos à lista de registros e suas respectivas posições para drenagem:

  • Registro de retorno: aberto (na realidade não faz diferença);
  • Registro de aspiração: aberto;
  • Registro do ralo de fundo: fechado; 
  • Registro do esgoto: aberto.

Do ponto de vista do posicionamento dos registros, a drenagem é como uma retrolavagem usando o bocal de aspiração da piscina.

Posição dos registros para recircular

Função recircular do filtro da piscinaA recirculação é usada para misturar os produtos químicos na piscina. A ideia é remover do caminho da água a barreira que a areia do filtro representa.

Quando usamos a função recircular, a água passa pela bomba, entra na válvula e retorna para a piscina, sem passar pelo elemento filtrante.

Vamos à lista de registros e suas respectivas posições para recirculação:

  • Registro de retorno: aberto;
  • Registro de aspiração: fechado;
  • Registro do ralo de fundo: aberto; 
  • Registro do esgoto: fechado.

Posição dos registros para fechar

Função fechar do filtro da piscinaO fechar está presenta em grande parte dos filtros e é usado para impedir a passagem da água de um lado para o outro do filtro.

Normalmente é usado apenas quando é preciso remover a motobomba da piscina para manutenção.

Há quem utilize esta função para manter a piscina inativa por longos períodos (ou mesmo para manter o filtro inativo).

Vamos à lista de registros e suas respectivas posições para a posição fechar:

  • Registro de retorno: fechado;
  • Registro de aspiração: fechado;
  • Registro do ralo de fundo: fechado;
  • Registro do esgoto: fechado.

Como a ideia é remover algum equipamento da casa de máquinas ou verificar a presença de vazamentos, a ideia é fechar tudo, todos os registros.

ATENÇÃO: NÃO SE PODE ACIONAR O FILTRO NESTAS CONDIÇÕES!

Dúvida sobre a posição dos registros na piscina?

Fale Conosco!Estas são as posições dos registros nas principais funções do filtro. Qualquer dúvida que tenha ficado, deixe pra gente no campo de comentários logo abaixo!

De todo modo, é sempre bom lembrar que a operação de toda a casa de máquinas da piscina deve ser feita apenas depois de ler o manual de instruções do filtro da piscina, da motobomba e de quaisquer outros equipamentos que estiverem funcionando em conjunto com a piscina, ok?

A BRASIL PISCINAS trabalha com construção de piscinas há mais de 20 anos e está perfeitamente familiarizada com os assuntos relacionados com o setor. Somos especializados em:

Um grande abraço para o Sr. Maurício que nos motivou a produzir este material. Sempre que precisar, conte conosco! Grande abraço e até a próxima!

Mostrando 2 comentários
  • Gislene
    Responder

    No caso de uma piscina na casa de férias! Eu poderia esvaziar et deixá-la vazia alguns meses sem danificar os equipamentos??

Escreva seu comentário

Fale conosco

Instalação de equipamentos e casa de máquinas para Construtora MARKA