Hoje vamos voltar a falar sobre as vantagens da Zeólita como elemento filtrante de piscinas, especialmente para responder à pergunta que o Sr. Nasson fez em uma outra publicação em que falamos sobre a Zeólita.

Para contextualizar, falamos sobre o que é e também sobre algumas vantagens da Zeólita no filtro de piscinas e o comentário em questão foi o seguinte:

Porque o tratamento da água da piscina a base de zeólita é mais favorável em relação aos outros?
Qual é a diferença para os demais tratamentos?
Quais são as vantagens e desvantagens deste tratamento?

Como é uma pergunta “de interesse público”, resolvemos responder hoje com esse texto.

O que é Zeólita

Zeólita para piscinasPara quem não conhece, o filtro usado na maior parte dos projetos de piscinas feitos atualmente utilizam um sistema cujo elemento filtrante fica no interior de um recipiente grande cuja válvula determina o sentido da água que, por si só, determina a função que o equipamento executará.

Em outras palavras: a maior parte dos projetos de piscinas atuais usam filtros de areia.

E aqui é importante perceber que “filtro de areia” não é necessariamente aquele que tem areia dentro, haja vista as diversas opções de elementos filtrantes disponíveis no mercado.

Hoje você pode usar areia especial para filtros, mas também pode escolher algo melhor como a Zeólita.

Mas o que é a Zeólita?

Por ora, simplificando de maneira bem grosseira, podemos entender a Zeólita como uma areia de filtro que funciona melhor. Bem melhor!

Analisando de forma mais detida, a Zeólita é, na verdade, um mineral poroso que tem uma boa capacidade de reter metais como ferro, manganês, mercúrio e cobre. Além desses materiais, a zeólita ainda consegue reduzir os níveis de amônia, arsênio, inseticidas e diversos outros compostos nocivos para o ser humano.

Filtro da piscinaAs vantagens da Zeólita

Agora vamos à pergunta do Sr. Nasson…

Em primeiro lugar, não é tecnicamente correto dizer que se faz um tratamento de piscina à base de Zeólita, afinal, ela só entra no processo de filtração da água.

A desinfecção e a circulação, os outros dois pilares do tratamento de piscinas, continuam sendo necessários ainda que o filtro usado esteja preenchido com este mineral.

A diferença do filtro com Zeólita para o filtro com areia, por exemplo, são nítidas quando se observa o resultado final do tratamento.

Para falarmos de forma bem prática, com a Zeólita seu filtro contribuirá na redução das cloraminas na piscinas.

Com Zeólita você terá uma margem maior na presença de cobre na piscina, o que, quando não observado, pode causar manchas devido a reação química com o cloro utilizado.

Com esse mineral no lugar da areia também é possível perceber que o filtro da piscina retém partículas bem menores e as retém de forma muito mais eficiente, ou seja, por mais tempo.

Isso acaba por distanciar uma retrolavagem da outra, o que, consequentemente, reduz o consumo de água, energia e produtos químicos.

As desvantagens da Zeólita

Sinceramente, o único ponto fraco que você pode encontrar ao observar a Zeólita é o seu custo, mas, só deve vê-lo quando comparar com o custo da tradicional areia especial usada em filtros, afinal, o valor da areia é normalmente bem acessível.

Em todos os outros aspectos a Zeólita se mostra superior e garante vantagens ao usuário da piscina e à pessoa responsável por mantê-la cristalina e saudável.

Dúvidas?

Fale Conosco!Se permanecer alguma dúvida com relação às vantagens da Zeólita, entre em contato com o nosso time.

Somos especialistas em construção de piscinas de alvenaria e concreto armado, trabalhamos também com vinil e estamos perfeitamente familiarizados com a montagem de casas de máquinas estruturadas com motobomba, filtros, sistemas de desinfecção ultravioleta, geradores de ozônio, geradores de cloro, sistemas de aquecimento e vários outros acessórios.

Então, conte sempre com a BRASIL PISCINAS, ok? Um grande abraço e até a próxima!

Escreva seu comentário

Fale conosco

Funções do filtro da piscina