Hoje vamos responder a pergunta do Sr. Leonardo acerca da volta de sujeira pela tubulação de retorno da piscina. Em uma publicação onde falávamos sobre as funções do filtro da piscina, ele enviou um comentário perguntando se é normal, durante a operação de drenagem, que aparecesse um pouco de sujeira nos bocais de retorno da piscina.

E você? Sabe dizer se é normal ter a sujeira voltando pelo retorno?
Acontece algo semelhante quando você aspira a piscina?

Se você quer a resposta para essas e outras perguntas, fica com a gente que vamos conversar sobre isso.

Filtro sem areiaA filtração da piscina

A filtração da piscina já foi tema no nosso blog em diversas publicações. Se ainda está por fora do assunto, segue o resumo…

O sistema de filtração da piscina é composto basicamente por filtro para reter as impurezas da água e uma motobomba para forçar a circulação da água através do elemento filtrante.

Esse elemento normalmente é uma areia especial para filtros, mas também pode ser Zeólita e vários outros materiais, cada um com seus pontos positivos e negativos.

O filtro mais usado em piscinas residenciais e comerciais atualmente é o chamado “filtro de areia”. Ainda que seu interior seja preenchido com outro elemento filtrante, esse tipo de filtro tem sempre uma estrutura comum: um bojo para comportar o elemento filtrante, um tubo distribuidor por onde a água sobe e desce para o elemento filtrante e uma válvula seletora de várias posições.

As funções do filtro da piscina

Na publicação em que o Sr. Leonard expôs sua questão, falamos exatamente sobre as funções do filtro da piscina. Nela descrevemos a drenagem da seguinte forma:

A função drenar faz a água passar pela bomba, pelo corpo da válvula e ir direto para o dreno, sem passar pela areia.

Essa função é usada quando a piscina está muito suja, quando há a necessidade de esvaziar a piscina ou, ou em situações do dia a dia, em que precipitam partículas tão pequenas no fundo da piscina que o filtro não seria capaz de reter.

A pergunta feita foi se, durante a drenagem, é comum identificar um pouco de sujeira voltando pelos bocais de retorno da piscina.

É normal voltar sujeira pelo retorno?

Sujeira retornando para a piscinaNesse caso, a resposta é um retumbante não! Se o filtro está na posição DRENAR, não deveria estar retornando nada pelo bocal de retorno, ainda que ele estivesse com seus registros abertos.

É assim pois a válvula seletora do filtro faz a água passar de um lado do filtro para o outro e deveria tapar completamente a tubulação de retorno.

Se mesmo na posição DRENAR o bocal de retorno está soltando sujeira, é preciso verificar o filtro à procura de problemas.

Na melhor das hipóteses, por ser um equipamento 100% mecânico, é possível que um pequeno grão de areia esteja impedindo que a vedação fique perfeita na válvula do filtro e essa sujeira pode acabar voltando.

Em um cenário pior, é possível que a válvula ou outro componente do filtro esteja com defeito e precise ser substituído.

Nestas condições, o melhor a se fazer é chamar uma empresa especializada em assistência técnica de filtros e bombas de piscinas. Se precisar de ajuda aqui em Belo Horizonte, conte com a gente!

Quando pode voltar sujeira pelo retorno

Uma outra situação que pode acontecer o retorno da sujeira é na filtração do fundo.

Se a sua areia estiver antiga demais (precisando ser trocada) ou saturada de sujeira (precisando de uma retrolavagem) a aspiração do fundo pode acabar resultando numa piscina turva e opaca já que a sujeira passa a voltar pelo bocal de retorno como se não tivesse sido filtrada.

Uma outra situação que pode causar o retorno da sujeira é quando o filtro da piscina é mal dimensionado e acaba não dando conta de reter as impurezas encontradas na água.

Em qualquer uma dessas circunstâncias, não há nada de defeituoso. Basta retrolavar a areia, substituí-la ou dimensionar corretamente o conjunto filtrante para aumentar a sua capacidade de filtração.

Uma boa dica para tornar o filtro mais eficiente é utilizar auxiliares de filtração: produtos especialmente desenvolvidos para potencializar a capacidade de retenção da areia do filtro possibilitando a captação de impurezas ainda menores.

Diversos fabricantes possuem esse tipo de produto que pode ser vendido na forma líquida ou em pequenos cubos de gel.

Alguma dúvida?

A volta da sujeira pelo bocal de retorno da piscina é um problema simples de resolver, mas, primeiro, é preciso identificar a sua verdadeira causa.

A BRASIL PISCINAS trabalha com construção de piscinas há décadas em Minas Gerais e conhece perfeitamente os assuntos relacionados com o setor de lazer.

Sempre que precisar, fale conosco! Estamos na Avenida Francisco Negrão de Lima 860, na região da Pampulha, em Belo Horizonte. Se não puder passar aqui, entre em contato conosco pelo site ou mesmo pelo telefone: (31) 2520-7776.

Se tiver ficado alguma dúvida adicional com relação a volta da sujeira para a piscina pelo bocal de retorno, deixe aí pra gente no campo de comentários. Estamos sempre de olho para responder as dúvidas da comunidade. Um grande abraço e até a próxima!

Escreva seu comentário

Fale conosco

As vantagens da Zeólita