Conta da CEMIGO consumo de energia de uma piscina normalmente não chega a ser um grave problema.

Contudo, este gasto com eletricidade é uma preocupação cada vez mais frequente à medida que o custo da energia elétrica sobe.

Dentre os que buscam reduzir a conta de energia elétrica depois da construção da piscina, estão aqueles que escolheram aquecer a piscina sem um sistema de energia solar.

Existe um sistema de aquecimento solar especificamente desenvolvido para piscinas e ele é, de certa forma, ideal para elevar a temperatura da água economizando energia.

Entretanto, existem algumas outras opções que também contribuem para a redução da conta de eletricidade e é exatamente deles que falaremos hoje.

Antes de mais nada, vamos ver de maneira detalhada o que consome energia numa piscina.

O consumo de energia de uma piscina

A piscina em si não consome energia, afinal, ela é só um tanque com água, não é mesmo? Contudo, existe uma série de equipamentos necessários à piscina que consomem eletricidade…

Conjunto filtrante para piscina pequenaO conjunto filtrante

Chamamos de conjunto filtrante a dupla formada pelo Filtro e pela Motobomba.

O filtro não consome energia elétrica mas a motobomba, necessária à circulação da água, consome uma quantidade considerável de eletricidade.

Como reduzir o consumo de energia da motobomba

Não existe uma maneira de reduzir a quantidade de energia consumida pela motobomba que não seja ligando-a somente quando necessário.

Para isso, uma das alternativa que temos é fazer a instalação de um temporizador que acionará o filtro somente nos horários determinados previamente.

Também chamado de Timer, este dispositivo evita que você esqueça a filtração ligada e também evita que você deixa a piscina sem filtrar. É indispensável para quem busca eficiência energética na piscina.

Os outros equipamentos da casa de máquinas

Equipamentos como o Pool Clean, sistema de desinfecção ultravioleta, o gerador de cloro ou mesmo o gerador de ozônio, possuem um baixo consumo de energia.

Além disso, normalmente eles só são acionados quando a motobomba está ligada, ou seja, com a instalação do temporizador, conforme dissemos anteriormente, o consumo de todos estes equipamentos da casa de máquinas também seria otimizado.

Aquecedor elétricoO sistema de aquecimento

Dentre todos os equipamentos da piscina, o vilão da conta de energia elétrica é o sistema de aquecimento.

Quando ele é elétrico, a conta de energia vai nas estrelas. Quando o aquecedor é a gás, ele consome muito gás.

Por incrível que pareça, até quando é um sistema de aquecimento solar para piscinas, a conta de energia sobe pois a circulação da água do solar de piscinas não pode ser feita por convecção, como nos sistemas residenciais.

Mas então, qual a solução para reduzir o consumo de energia da piscina?

A solução definitiva para o consumo de energia elétrica na piscina

Energia solar fotovoltaicaA solução que recomendamos é a novidade em energia elétrica em todo o mundo. Uma maneira de, ao invés de economizar energia, produzir e consumi-la “artesanalmente”.

Isso mesmo! Produzir a sua própria energia elétrica em casa!

A tecnologia chama-se “Energia Solar Fotovoltaica“. Se você não sabe do que se trata, vamos falar dela numa publicação mais adiante.

Aguarde novidades para saber mais sobre como você pode produzir 100% da energia que sua piscina consome e ainda ganhar dinheiro para descontar na conta da CEMIG.

Se quiser, entre em contato conosco para tirar suas dúvidas!Estamos disponíveis no (31) 2520-7776 e também pelo endereço de email contato@brasilpiscinas.com.br.

Deixe um Comentário

Fale conosco

Mudar o texto. captcha txt
Esvaziar a piscinaAquecedor a gás para piscinas
Inline
Inline