Você provavelmente já sabe que trabalhamos com construção de piscinas.
Índice
Entretanto, para quem quiser saber como funciona, vamos mostrar como fica pronta uma piscina de vinil passo a passo.
Se quiser transformar seu sonho em realidade mas quiser conferir o passo a passo da construção de uma piscina de vinil primeiro, vem com a gente!
Fazendo uma piscina de vinil passo a passo
Antes de construir a piscina de vinil, há um período de planejamento que deve levar em consideração uma série de fatores.
Hoje vamos falar especificamente do processo de construção da piscina até que se possa nadar nela.
-
Passo 1: Escolha do local da piscina
Neste primeiro passo escolhemos o local da piscina e marcamos no solo seu formato.
Aqui é importante avaliar bem o melhor local para construir. É preciso ter a certeza de que há espaço suficiente para a piscina, para a casa de máquinas e para outros dispositivos externos que possam fazer parte do projeto (escadas, trampolins, móveis e etc).
-
Passo 2: Escavação do local da piscina
O próximo passo, depois de marcar o formato na piscina no solo, é fazer a escavação.
A escavação da piscina deve considerar tudo o que haverá nela. Obviamente deve ser feita de acordo o formato da piscina, sua profundidade e também detalhes como a existência de prainha, hidromassagem, trampolins, escadas e outros itens.
Ainda neste segundo passo preparamos o local para o levantamento das paredes da piscina e de seu contra-piso.
A escavação é feita com um excedente de 30 cm para todos os lados da piscina. Se você esquecer deste espaço terá que fazer a piscina menor para que seja possível a instalação da parte hidráulica.
É comum a utilização de mangueira de nível para determinar a altura exata da piscina a ser construída.
Geralmente a casa de máquinas é escavada a dois metros de distância da piscina. O espaço precisa comportar o filtro e a bomba da piscina, e quaisquer outros dispositivos complementares como controlador do aquecedor solar ou do trocador de calor, sistema de desinfecção UV e etc.
A escavação pode ser feita manualmente ou com o auxílio de uma escavadeira.
Normalmente o que determina esta escolha é o tamanho da piscina e a possibilidade de chegar com a escavadeira no local da escavação.
-
Passo 3: Perfuração dos tubulões e preparação do piso e paredes
Os tubulões são peças feitas de concreto que tem como finalidade transmitir o peso da piscina para o solo de suporte.
Neste terceiro passo da construção da piscina de vinil fazemos os tubulões com espaçamento de dois metros entre eles. Eles devem ter cerca de trinta centímetros de diâmetro e sessenta centímetros de profundidade.
Na confecção dos tubulões utiliza-se ferragem, geralmente de 5/16. Geralmente três para cada tubulão.
Nesta etapa, constrói-se uma malha com ferro com mais ou menos sete centímetros de concreto e bate-se o piso.
É preciso encher os tubulões no mesmo momento em que o piso é feito.
-
Passo 4: Levantamento das paredes da piscina
As paredes são feitas com blocos vazados cheios de concreto.
O bloco em concreto pode se adaptar à qualquer condição de solo: firme, arenoso, seco ou úmido. Por ser feito de cimento e pó de pedra oferece uma boa resistência mecânica e não apodrece com a umidade.
-
Passo 5: Enchimento, chapisco e os cantos da piscina
Aqui se faz o enchimento das colunas e das canaletas. Depois de enchimento faz-se o chapisco que prepara as paredes para receber o reboco.
Ainda neste momento faz-se o arredondamento de todas as quinas quinas da piscina uma vez que o bolsão de vinil não faz quina e sim acompanha a curva.
-
Passo 6: Parte hidráulica da piscina
Este é um dos passos que geralmente é subestimado pelas empresas de construção de piscinas: a instalação da parte hidráulica.
Não se pode colocar os dispositivos de retorno, de aspiração, o ladrão e o ralo de fundo em qualquer lugar!
O ralo de fundo, por exemplo, deve estar próximo da casa de máquinas.
Dependendo da localização da saída, o dreno da piscina deve ser chumbado na parede, mas, via de regra, deve ficar no chão.
Instala-se, além do dreno, os nichos dos refletores, os dispositivos de retorno, os dispositivos de aspiração (a cinquenta centímetros da borda da piscina) e o ladrão (a dois centímetros da borda).
O dispositivo de ralo de fundo é instalado na parte mais profunda da piscina (a 40 cm da parede centralizado ao meio da piscina).
-
Passo 7: O reboco e o perfil do vinil
Depois de deixar tudo pronto, a estrutura de alvenaria, os dispositivos instalados, a parte hidráulica toda no lugar, faz-se um reboco com dois centímetros na parte interna da piscina.
Este reboco precisa ser extremamente liso pois receberá o vinil da piscina! Sendo assim, ele deve ser queimado com cimento ou argamassa. O mesmo vale para a estrutura da casa de máquinas.
O perfil do vinil é quem segura o bolsão vinílico no lugar, especialmente antes de enchermos a piscina com água.
Ainda neste passo fixamos o perfil em toda a extensão da piscina. Quando a piscina possui muitas curvas, o melhor a se fazer é cortar a parte traseira do perfil para que ele consiga seguir o desenho curvilíneo da piscina.
Depois de fixar o perfil, assenta-se o piso, ou a soleira, que dá acabamento à borda da piscina.
-
Passo 8: Instalação do bolsão de vinil na piscina
O último passo da piscina de vinil é a instalação do bolsão.
O bolsão é feito de PVC flexível e é extremamente resistente.
Cobre-se o fundo da piscina com uma camada de espuma própria, abre-se o vinil já na posição que ele será instalado e em seguida o prendemos ao perfil.
Depois de prender toda a borda do vinil ao perfil, é hora de encher a piscina de água.
Sua piscina de vinil está pronta!
Pronto! Você acaba de conhecer o passo a passo da piscina de vinil e já pode desfrutar de uma área de lazer com piscina em casa!
Difícil? Não… Qualquer um pode fazer? Não mesmo!
Na hora de construir sua piscina, seja de vinil, de fibra ou alvenaria, fale com quem entende! Fale com a BRASIL PISCINAS!
É importante contar com uma empresa séria pois este passo a passo para o sonho da piscina de vinil pode se transformar num pesadelo!
A maioria das pessoas que entram em contato conosco vindos do site, buscam no Google coisas como “preço piscina vinil 4×8”, “quanto custa uma piscina de vinil”, “piscina de vinil é boa?”, “onde comprar vinil para piscina” e “piscina de vinil preço instalada”.
Se ainda tem alguma destas dúvidas, continue lendo nosso blog! Publicamos conteúdo novo toda semana e sempre temos novidades pra você!
Se prefere a moda antiga, passe aqui e tire todas as suas dúvidas tomando um café com a gente!
Estamos na avenida Francisco Negrão de Lima, na loja A do número 860, Pampulha, BH/MG.
Grande abraço e até a próxima!