Durante o verão, centenas de casos de afogamentos e acidentes causados pelos ralos de fundo de piscinas são reportados, e infelizmente, alguns deles são fatais. Nessa época do ano, com dias quentes e longos, é normal vermos amigos e familiares se divertindo em clubes, parques aquáticos ou piscinas residenciais. Piscina de vinil é uma boa alternativa?O que muitas pessoas não sabem é que no meio de toda essa diversão, o ralo de fundo da piscina pode representar um grande risco de acidentes, a depender da forma como a piscina foi construída.

Instalado incorretamente, sem o auxílio de profissionais capacitados, os ralos de fundo podem puxar e prender uma pessoa submersa. As maiores vítimas desse tipo de acidente têm entre 2 e 9 anos de idade.

Para a segurança dos banhistas, já existe uma forma de instalar o ralo de fundo sem que ele seja um risco em potencial. Como sempre, vamos fazer uma introdução ao assunto para quem não sabe bem do que estamos falando e, em seguida, falamos sobre as possíveis soluções para o ralo de fundo da piscina.

Ralo de fundo da piscina — O que é e para que serve?

O ralo de fundo da piscina, também conhecido como dreno de fundo, ou simplesmente dreno, é um dos dispositivos responsáveis pela sucção da água da piscina pela motobomba.

Ele é fundamental para manter a limpeza da piscina uma vez que é por ali que a água sai da piscina para ser filtrada, aquecida ou mesmo ser direcionada para a hidromassagem, caso a piscina possua.

Ocasionalmente o ralo de fundo também é utilizado para esvaziar a piscina nas raríssimas vezes em que se faz necessária a remoção de toda a água do seu interior.

A escolha do ralo de fundo

A escolha do ralo de fundo da piscina deve levar em consideração, dentre outras coisas, os seguintes itens:

  • O volume da piscina;
  • A potência da motobomba;
  • O sistema de filtração;
  • O método construtivo da piscina.

Os acidentes com o ralo de fundo

Acidentes acontecem e a gente não pode fazer nada a respeito, certo?

Erradíssimo!

Ralo de fundo da piscinaA gente tem muito o que fazer para reduzir os riscos de acidentes em piscinas e a ABNT, em conjunto com a ANAPP e várias outras instituições trabalham há décadas para preservar vidas e tornar o ambiente de lazer mais seguro.

A norma da construção de piscinas escrita pela ABNT, NBR 10339 de 2018, fala bastante sobre cada um dos detalhes que precisam ser observados para garantir a segurança de quem utiliza a piscina, de quem faz a limpeza da piscina e até mesmo de quem constrói a piscina.

Normalmente os acidentes aconteciam porque a motobomba da piscina puxava a água pelo ralo de fundo e, ao mergulhar, uma pessoa poderia ficar presa no dispositivo se entrasse em contato direto com sua grade de proteção.

Para evitar esse tipo de acidente, conseguimos listar uma série de medidas. Vejamos…

Como evitar os acidentes com o ralo de fundo da piscina

Dentre as principais medidas para minimizar a chance de acidentes com drenos de piscinas, podemos citar os seguintes:

  • Utilização de ralos anti turbilhão;
  • Utilização de 2 ralos, com distâncias de 1,5 m para aliviar a pressão superficial;
  • Nunca deixe o ralo sem a tampa de proteção;
  • Solicitar manutenções periódicas;
  • Nunca tente obstruir a passagem de água nos ralos;
  • Uso de dispositivos anti sucção.

Utilização de ralos anti turbilhão

Ralo de fundo anti turbilhão

Ralos anti sucção, também conhecidos como dispositivos anti turbilhão ou anti-hair, conseguem evitar, de forma super eficiente, que pessoas fiquem presas à sucção da piscina.

Eles fazem isso pois conseguem dificultar muito que a superfície do corpo da pessoa consiga obstruir os orifícios por onde a água é puxada para a motobomba.

Conforme você pode ver na imagem, o ralo anti turbilhão possui um desenho com orifícios que ultrapassam as duas dimensões do fundo da piscina e criam caminhos em três dimensões para que a água consiga seguir mesmo que alguém esteja deitado sobre o dispositivo.

É impossível negligenciar este ponto, seja pela importância do dispositivo, seja pelo seu preço desprezível quando comparado com o valor da piscina como um todo.

Utilização de 2 ralos de fundo

O uso de dois ralos de fundo duplica a segurança da piscina e torna virtualmente impossível a obstrução da passagem da água para a motobomba e consequentemente elimina a chances de acontecer qualquer tipo de aprisionamento de pessoas no fundo da piscina.

A ideia é que, ao tapar um dos ralos de fundo, todo o fluxo de água gerado pela sucção da bomba da piscina passa a acontecer pelo outro dispositivo evitando prender qualquer coisa ou pessoa que esteja bloqueando a passagem de água em um dos ralos.

Nunca deixe o ralo sem a tampa de proteção

Se o dispositivo anti turbilhão é uma espécie de tampa do ralo de fundo, algo que fica na sua parte superior, não se pode descuidar dessa tampa. Se ela estiver soltando, é preciso consertar imediatamente e a piscina não pode ser liberada para o uso enquanto ela não for reparada.

Um ralo de fundo só se comporta como tal se sua grade de proteção estiver em boas condições e no lugar correto. Caso contrário, o ralo pode ser comparado meramente com a ponta da tubulação de sucção que, dependendo da força da motobomba, pode prender uma pessoa de forma tão intensa que mesmo um adulto seria incapaz de se soltar.

Realizar manutenções periódicas

A realização de manutenção na piscina é algo inevitável. Piscinas residenciais até conseguem ficar longos períodos sem manutenção, mas uma piscina coletiva, seja de clube ou de condomínio, não pode ficar muito tempo longe dos olhos dos profissionais pois eles sabem exatamente o que pode representar um risco para os banhistas.

É preciso checar a presença de vazamentos, a integridade dos equipamentos e também a situação dos drenos da piscina. Se alguma coisa anormal for identificada, o profissional conseguirá fazer o reparo brevemente e isso pode, em última instância, salvar uma vida!

Orientar sobre a obstrução dos ralos de fundo

Dreno de fundoIndependente do tipo da piscina, é preciso que todos que farão uso dela estejam cientes do risco que o ralo de fundo representa.

Ainda que a piscina conte com mais de um ralo de fundo, ainda que eles estejam equipados com dispositivos anti turbilhão, é preciso deixar todos, especialmente as crianças, cientes de que a sucção da motobomba é um risco iminente e deve ser evitada.

Mergulhar é perfeitamente tranquilo, mas a ideia de brincar com o ralo de fundo pode ser um risco evitável se houver  uma conversa com as crianças antes dos momentos de lazer na piscina.

Independente disso, é de extrema importância manter adultos por perto enquanto as crianças usufruem da piscina.

Uso de dispositivos anti sucção

Dispositivos anti sucção são, essencialmente, botões que, quando acionados, interrompem o funcionamento da casa de máquinas em caso de emergência.

Pela simplicidade e facilidade de instalação, é um dispositivo essencial, especialmente para piscinas coletivas como aquelas de clubes, hotéis e condomínios.

Dúvidas quanto à segurança dos ralos de fundo?

Você não pode eliminar os riscos de um ambiente, mas isso não significa que você precisa aceitar como fato a ideia de que a piscina é um ambiente perigoso, seja para os adultos, seja para crianças e animais de estimação.

Para cada risco existe uma forma de contornar e deixar o ambiente perfeitamente seguro para toda a família. De todo modo, antes de mais nada, é preciso contratar profissionais capacitados e verdadeiramente preocupados com a segurança da sua família.

Se você está em Belo Horizonte, ou em Minas Gerais, pode contar com a BRASIL PISCINAS.

Fale Conosco!Qualquer dúvida que tenha ficado com relação a esse tema ou a qualquer outro do universo das piscinas, fale conosco!

Trabalhamos com construção de piscinas e respiramos esse tema dia e noite. Se quiser saber mais sobre o assunto, fique ligado no nosso blog e se quiser ver algumas das obras que construímos, acesse nosso portfólio de piscinas.

O resumo é que o ralo de fundo da piscina pode ser totalmente seguro e isso só depende da forma como você projeta e constrói a piscina. Nossa recomendação é a de sempre, sempre que precisar, fale com uma empresa especializada em piscinas, ok?

A BRASIL PISCINAS está sempre à sua disposição aqui na Pampulha, mas atendemos todo o estado de Minas Gerais. Se preferir conversar primeiro, estamos no (31) 2520-7776 ou através do email. Grande abraço e até a próxima!

Escreva seu comentário

Fale conosco

Piscina pequena de alvenaria passo a passo