O passo a passo para construir uma piscina de alvenaria não muda, o que pode alterar são as proporções e as quantidades pois a complexidade da obra é essencialmente a mesma. A construção de uma piscina pequena de alvenaria segue exatamente as mesmas etapas que a construção de piscinas maiores.

Para você que não acompanha nosso conteúdo, vamos começar do início…

Você já parou pra pensar como construir uma pequena piscina de alvenaria passo a passo? Possivelmente você nunca se fez esta pergunta até o momento que decidiu fazer a sua piscina, não é mesmo?

Se este é o seu caso, essa publicação pode ser muito útil para saber como funciona o processo de construção da piscina, afinal, assim poderá para manter uma conversa amena com a equipe de construção, tirando dúvidas e até mesmo dando sugestões.

Vamos direto ao assunto: o passo a passo de como construir uma piscina pequena de alvenaria, independente do revestimento utilizado, e algumas outras dicas importantes neste processo de construção.

Passo a passo para construir uma piscina pequena de alvenaria

Como toda piscina de alvenaria ou concreto armado, o processo não é muito simples e cada empresa de construção pode executá-lo de uma maneira diferente.

De uma forma geral, mostraremos a essência de um passo a passo da construção de uma piscina pequena.

  • Formato

Orientação técnica e instalação dos equipamentos na piscina de alvenaria do Marcelo - BelvedereA definição da forma e do tamanho da piscina é o primeiro passo no processo de construção, seja a piscina grande ou pequena.

O formato da piscina a ser construída é uma informação basilar para uma série de outras decisões que o proprietário precisará tomar.

Obviamente, é preciso levar em consideração o espaço disponível para fazer a piscina e fazer o dimensionamento levando em consideração todas as variáveis necessárias: desde o tamanho da piscina e seus acessórios até a rotina da casa e o uso que será feito da piscina.

Um erro na definição do formato da piscina pode arruinar o resultado final do projeto e comprometer a satisfação do cliente.

  • Profundidade

Uma outra etapa importante na construção de uma piscina de alvenaria pequena é a definição da profundidade.

É preciso considerar que cada centímetro a mais que o cliente quiser na profundidade vai incrementar de forma contundente o custo da obra.

Mas não é apenas o custo da obra que deve ser observado na hora de decidir a profundidade da piscina. Pelo contrário! Sempre ressaltamos que a piscina deve ser pensada no contexto da casa, sempre levando em conta o uso que será feito dela.

  • As crianças vão usar a piscina?
  • Qual a idade delas?
  • Vai ser utilizada para mergulho?
  • Qual a altura média da família?

Tudo isto precisa ser muito bem pensado e o nosso time está sempre pronto para lhe ajudar a ponderar estas questões.

  • Escavação

Escavar o local da piscina também é outro passo que fica no início do processo de construção por motivos óbvios.

É importante ter atenção à presença de canos, pedras e outros detalhes que podem elevar o custo da obra.

Falamos mais sobre isso na publicação Como construir uma piscina de alvenaria. Antes de fazer a escavação do local da piscina, é preciso checar se existe:

  • Algum tubo enterrado;
  • Alguma rocha para remover;
  • Aterro;
  • Lençol freático, etc.

Reiteramos que nenhum destes itens impede que o processo de construção prossiga. Eles só elevam o custo da obra.

  • A queda no fundo da piscina

Outro passo importante ainda no processo de concepção da piscina é pensar no fluxo da água. Juntamente com esta definição, determina-se a queda do piso.

Esta queda faz com que o escoamento da água seja mais eficiente.

  • Dutos e tubulações

Construção da piscina de pastilhas do Júnior - São LuizUm outro passo importante para construir uma piscina pequena de alvenaria sem dores de cabeça é determinar, antes de construir o tanque, a posição de todas as instalações levando em conta todos os dispositivos constantes no projeto.

É preciso prever as entradas e saídas de água, iluminação, cascatas, aquecimento, sauna, etc.

Cada um desses itens pode alterar os requisitos da obra e pensar neles antes é fundamental para a paz do proprietário e o bom andamento do processo.

  • Estrutura com blocos

Depois da escavação da piscina e determinação da localização de todos os equipamentos, acessórios e opcionais, é o momento para começar a construção da estrutura da piscina.

Neste passo, faz-se as paredes com blocos estruturais, como paredes normais que ficam em todo o perímetro da piscina. Independente do tamanho da piscina, é importante usar ferragem nestes blocos para assegurar sua sustentação.

  • Impermeabilização do tanque

Logo após a construção do tanque, é hora de fazer a sua impermeabilização. Entra em cena a manta asfáltica (ou outro material, a depender de uma série de fatores) que evita possíveis infiltrações.

  • O acabamento

Este é o último passo para construir a piscina pequena de alvenaria. Com todos os dutos instalados, as paredes da piscina prontas e completamente impermeabilizadas, é o momento de cuidar do acabamento.

Aqui o cliente pode escolher entre pastilhas, azulejos, pedras, vinil ou algum outro tipo de revestimento.

Na realidade a escolha já deve ter sido feita na fase inicial do projeto pois aqui já é o momento de revestir a piscina de fato.

A piscina está pronta!

Depois de seguir este passo a passo sua pequena piscina de alvenaria já está pronta!

Passo a passo para construir uma piscinaBasta cuidar de aproveitar e de manter a limpeza da piscina para não ter problemas com dengue na água ou doenças e infecções comuns em piscinas sem tratamento.

Vamos recapitular o passo a passo da construção da piscina?

  1. Formato;
  2. Profundidade;
  3. Escavação;
  4. A queda do fundo;
  5. Dutos e tubulações;
  6. Estrutura;
  7. Impermeabilização;
  8. Acabamento.

Existem algumas piscinas que vão ter um passo a passo de construção diferente. É o caso das piscinas de borda infinita e das piscinas suspensas.

Por serem piscinas diferenciadas vão ter um processo de construção completamente alterado e se você quiser saber mais sobre eles, fale conosco!

Peculiaridades de uma piscina de alvenaria pequena

Conjunto filtrante

Piscinas de alvenaria com tamanho reduzido tem, dentre outras necessidades, um conjunto filtrante compatível.

Geralmente são filtros pequenos, com carga de até 50 Kg de areia, e motobombas de um quarto de cavalo (1/4 cv).

Este conjunto filtrante costuma ser mais do que suficiente para lidar com as impurezas que vão entrar em contato com a água.

Aquecimento

Além de ter um conjunto de filtro e bomba pequeno, pequenas piscinas de alvenaria também possuem uma peculiaridade quanto ao aquecimento.

Ao contrário do que acontece com grandes volumes de água, pequenas piscinas de alvenaria podem ser aquecidas de acordo com a necessidade.

Aquecedor a gás para piscinasQuando o volume de água é muito grande, geralmente não compensa ligar o trocador de calor antes do feriado, aguardar aquecer a piscina e desligar o equipamento depois de usar a piscina.

O tempo para aquecer grandes volumes de água é grande demais e a energia gasta também é enorme. Mas quando se trata de uma piscina de 5, 10 m³, pode ser valer a pena usar este tipo de estratégia.

Sendo pouca água para aquecer, o trocador de calor pode dar conta do recado mais rapidamente e o aquecimento não demora tanto quanto demoraria numa piscina maior.

É claro que não fará diferença se você optar por um sistema de aquecimento solar. Neste caso, a diferença será na área de telhado necessária para a instalação dos coletores.

Capa térmica e Capa de proteção

Piscinas pequenas de alvenaria também podem se beneficiar do seu tamanho reduzido quando o assunto é a cobertura.

Capas de proteção são conhecidas por serem mais pesadas e desajeitadas no manuseio. Em piscinas pequenas elas não passam perto de ser um problema. Menores elas ficam leves e extremamente fáceis de manusear.

O mesmo vale para a capa térmica! Se ela for menor fica muito fácil de retirar, guardar e depois retornar com ela para a piscina.

Facilidade de manter limpa

A limpeza de uma piscina pequena é feita com extrema facilidade.

Um Pool Clean consegue eliminar quase 100% da necessidade de desinfecção e o resto é perfeitamente suprido com um tablete de cloro.

Além da facilidade de mantê-la livre de algas e bactérias, o próprio tratamento físico da piscina, como peneiração, escovação e filtração, são feitos de maneira rápida devido ao tamanho reduzido da piscina e do pequeno volume de água.

Custo de manutenção

O custo para manter uma piscina pequena de alvenaria também é extremamente baixo.

Geralmente gasta-se com uma pequena quantidade de cloro em tabletes, alguns produtos para correção do pH e para ajuste da alcalinidade da piscina.

Empresas que trabalham com limpeza de piscinas também cobram menos para limpar estas piscinas menores ainda que elas sejam de concreto.

Pronto para ter sua piscina pequena de alvenaria?

Consulte-nos antes de construir sua piscina!A BRASIL PISCINAS já construiu centenas de piscinas em todo o país e está absolutamente familiarizada com este processo de construção.

São tantas piscinas construídas que todo este passo a passo de uma piscina pequena de alvenaria já está praticamente impresso na mente de cada um de nossos colaboradores.

Conte pra gente se ficou alguma dúvida com relação ao passo a passo para construir pequenas piscinas de alvenaria e compartilhe com seus amigos que ainda têm dúvidas sobre este processo.

Escreva seu comentário

Fale conosco

Piscina pequena de alvenaria