Existe uma série de dúvidas relacionadas à construção de piscinas de alvenaria e sobretudo acerca das piscinas pequenas.

Muitas vezes o cliente tem um espaço reduzido e não quer abrir mão do revestimento de azulejo ou de pastilha e surgem vários questionamentos sobre a viabilidade da piscina de alvenaria pequena.

Piscina pequena é só piscina de fibra?

Claro que não! É possível construir uma piscina de alvenaria menor que uma piscina de fibra e não há problema nenhum nisso.

Na realidade, uma piscina de alvenaria pequena pode ser uma excelente opção para quem não tem muito espaço em casa e ainda assim quer optar pela durabilidade de uma piscina feita com concreto e revestida com pastilhas ou azulejos.

O que muda numa piscina de alvenaria pequena?

Conjunto filtrante para piscina pequenaConjunto filtrante

Piscinas de alvenaria com tamanho reduzido tem, dentre outras necessidades, um conjunto filtrante compatível.

Geralmente são filtros pequenos, com carga de até 50 Kg de areia, e motobombas de um quarto de cavalo (1/4 cv).

Este conjunto filtrante costuma ser mais do que suficiente para lidar com as impurezas que vão entrar em contato com a água.

Aquecimento

Além de ter um conjunto de filtro e bomba pequeno, pequenas piscinas de alvenaria também possuem uma peculiaridade quanto ao aquecimento.

Ao contrário do que acontece com grandes volumes de água, pequenas piscinas de alvenaria podem ser aquecidas de acordo com a necessidade.

Quando o volume de água é muito grande, geralmente não compensa ligar o trocador de calor antes do feriado, aguardar aquecer a piscina e desligar o equipamento depois de usar a piscina.

O tempo para aquecer grandes volumes de água é grande demais e a energia gasta também é enorme. Mas quando se trata de uma piscina de 5, 10 m³, pode ser valer a pena usar este tipo de estratégia.

Sendo pouca água para aquecer, o trocador de calor pode dar conta do recado mais rapidamente e o aquecimento não demora tanto quanto demoraria numa piscina maior.

É claro que não fará diferença se você optar por um sistema de aquecimento solar. Neste caso, a diferença será na área de telhado necessária para a instalação dos coletores.

Capa térmica e Capa de proteção

Piscinas pequenas de alvenaria também podem se beneficiar do seu tamanho reduzido quando o assunto é a cobertura.

Capas de proteção são conhecidas por serem mais pesadas e desajeitadas no manuseio. Em piscinas pequenas elas não passam perto de ser um problema. Menores elas ficam leves e extremamente fáceis de manusear.

O mesmo vale para a capa térmica! Se ela for menor fica muito fácil de retirar, guardar e depois retornar com ela para a piscina.

Facilidade de manter limpa

A limpeza de uma piscina pequena é feita com extrema facilidade.

Um Pool Clean consegue eliminar quase 100% da necessidade de desinfecção e o resto é perfeitamente suprido com um tablete de cloro.

Além da facilidade de mantê-la livre de algas e bactérias, o próprio tratamento físico da piscina, como peneiração, escovação e filtração, são feitos de maneira rápida devido ao tamanho reduzido da piscina e do pequeno volume de água.

Custo de manutenção

Piscina pequena de alvenariaO custo para manter uma piscina pequena de alvenaria também é extremamente baixo.

Geralmente gasta-se com uma pequena quantidade de cloro em tabletes, alguns produtos para correção do pH e para ajuste da alcalinidade da piscina.

Empresas que trabalham com limpeza de piscinas também cobram menos para limpar estas piscinas menores ainda que elas sejam de concreto.

Estamos reunindo uma série de fotos de piscinas de alvenaria de tamanho reduzido para que você possa conferir como ela pode se integrar perfeitamente mesmo nos menores ambientes.

Assim que nossa seleção de fotos ficar pronta, atualizaremos esta publicação.

E você, tem alguma dúvida sobre piscinas pequenas de alvenaria? Fale com a gente! Estamos sempre à sua disposição!

Artigos Recentes