Depois de fazer uma comparação explicando a diferença entre piscinas de alvenaria e piscinas de concreto armado, vamos falar um pouco dos outros tipos de revestimentos.

Mais especificamente, vamos comparar as piscinas de fibra com as piscinas de vinil.

Ao contrário do que acontece com as piscinas de alvenaria e as piscinas de concreto armado, geralmente as pessoas conseguem reconhecer quando uma piscina é de fibra.

Mas quais as diferenças práticas entre as piscinas de fibra de vidro e as piscinas de vinil?

Vejamos as diferenças…

Liberdade de formatos e tamanhos

Fibra de vidro

Piscina de fibraA principal diferença entre estes dois tipos de piscinas está na liberdade de formas e tamanhos.

A piscina de fibra de vidro é feita de acordo com um formato predeterminado. Isso significa que a fábrica utiliza um molde para fazer várias piscinas do mesmo modelo.

Não há como fazer uma piscina de fibra que seja 2 vezes maior que o molde. As piscinas de fibra sempre são do mesmo tamanho!

Adicionalmente, para complicar um pouco mais, o molde não pode produzir piscinas muito grandes pois seu transporte é feito com o uso de caminhões e estes precisam andar dentro da legislação vigente no código nacional de trânsito.

Imagine como seria pra carregar uma piscina com 3 metros de profundidade, 10 de largura e 30 de comprimento. Seria impossível passar por qualquer poste, ponte ou viaduto!

Vinil

Quando falamos de liberdade de formatos e tamanhos a piscina de vinil se equipara à de alvenaria.

Elas garantem ao projeto uma liberdade virtualmente infinita pois não são feitas utilizando moldes e não apresentam problemas quanto ao transporte.

Você sabe como é transportada uma piscina de vinil?

Bolsão de vinilO vinil pode ser transportado em qualquer lugar. Uma piscina de vinil 4×8 cabe no porta-malas de qualquer carro! Veja na imagem ao lado…

Com esta portabilidade, não há problema quanto ao transporte da piscina.

Como ele é feito sob medida, sem a utilização de nenhum tipo de molde, também não há problemas quanto à liberdade de formatos e tamanhos.

É claro que, como dissemos no nosso texto sobre o custo da piscina de vinil, uma piscina muito grande e, principalmente muito profunda, tem seu custo de construção elevado, uma vez que a estrutura para sustentar grandes volumes de água precisa ser bem mais resistentes do que a estrutura comum, que geralmente é para suportar 1,20m ou 1,60m de profundidade.

Facilidade de manutenção

Fibra de vidro

Piscina de fibraAs piscinas de fibra de vidro são consideravelmente mais fáceis de manter do que as de alvenaria ou concreto armado.

Grande parte desta facilidade se deve à ausência dos rejuntes que são conhecidos por facilitar a aderência de algas e lodo em sua superfície.

Por outro lado, as piscinas de fibra geralmente tem “anéis” de sustentação que, quando se faz uma decantação na piscina, acabam segurando uma certa quantidade de sujeira que é praticamente impossível de aspirar.

Como é uma quantidade muito pequena geralmente ela nem é vista mas, para os especialistas em piscinas ou aqueles mais detalhistas, fica claro que a aspiração não ficou perfeita.

Em outras palavras, é super fácil de se manter a piscina de fibra limpa mas este problema com os anéis é uma pedrinha no sapato de quem faz a limpeza.

Vinil

Piscina de vinilAs piscinas de vinil também não possuem o rejunte e são ainda mais fáceis de se limpar.

Uma oxidação de choque seguida do uso de um decantador pode deixar esta piscina pronta para ser aspirada e o resultado final é sempre uma piscina cristalina.

É claro que limpeza de piscinas não é algo tão simples quanto parece, afinal de contas, a aparência da piscina não é tudo!

É preciso checar não só o nível de cloro livre como também o nível de cloro combinado, o pH da piscina, a alcalinidade da água e uma série de outros detalhes.

Para finalizar, a piscina de vinil é, sem dúvida, a mais fácil de limpar quando comparada às de fibra e às de alvenaria.

Estas são apenas duas das principais diferenças entre as piscinas de fibra e as piscinas de vinil.

Se quiser saber mais, fale conosco! Estamos sempre prontos para receber seu contato!

Se preferir, estamos na Francisco Negrão de Lima, no número 860, Loja A, na Pampulha, em Belo Horizonte. Veja nosso mapa para saber como chegar aqui na Brasil Piscinas e venha tomar um café com a gente!

Escreva seu comentário

Fale conosco

Adequação em VinilCusto da piscina de vinil instalada