O processo de construção da piscina é praticamente o mesmo quando o tipo da piscina é o mesmo. Piscinas de fibra são sempre construídas da mesma forma, piscinas de alvenaria são sempre construídas da mesma forma e as piscinas de concreto possuem processos de construção bem semelhantes.
Índice
A construção de uma piscina com deck segue etapas parecidas às seguidas na construção da piscina de raia ou da piscina de canto. Contudo, para não perdermos o costume, vamos começar do princípio…
Você já parou pra pensar como construir uma piscina de alvenaria com deck? Se está por aqui deve ter pesquisado algo relacionado aos decks e à construção de piscinas no Google, certo? Também é possível que você nunca se fez esta pergunta até o momento que decidiu fazer a sua piscina com deck em casa.
Se este é o seu caso, essa publicação pode ser muito útil para saber como funciona o processo de construção da piscina, afinal, assim poderá para manter uma conversa razoável com a equipe de construção, tirando dúvidas e até mesmo dando sugestões.
Vamos direto ao assunto: o passo a passo de como construir uma piscina de alvenaria com deck, independente do revestimento utilizado, e algumas outras dicas importantes neste processo de construção.
Passo a passo para construir uma piscina de alvenaria com deck
Como toda piscina de alvenaria ou de concreto armado, o processo não é o mais simples de todos e cada empresa de construção pode executá-lo de alguma forma ligeiramente diferente, contudo, a linha é sempre a mesma e é exatamente dela que vamos tratar.
De uma forma geral, a essência de um passo a passo da construção de uma piscina de alvenaria com deck de madeira passa pelas seguintes decisões:
Definição do formato
A definição da forma e do tamanho da piscina é o que há de mais basilar na hora de pensar na construção. E aqui não deve importar se a piscina terá deck ou não, se será no canto ou no centro do ambiente…
Na realidade, esta é uma das vantagens da piscina de alvenaria, afinal, ela pode ser construída em qualquer formato e tamanho. Ela pode inclusive sair do padrão e materializar qualquer coisa que a sua criatividade é capaz de conceber. É um benefício compartilhado entre as piscinas de alvenaria, as piscinas de concreto e as piscinas de vinil.
O formato da piscina a ser construída é uma informação essencial para uma série de outras decisões que o cliente precisará tomar a seguir e por isso começamos com ela aqui.
Não só pelo deck, mas especialmente em piscinas rodeadas com o deck, é preciso considerar o espaço disponível para a piscina propriamente dita sem se esquecer das variáveis envolvidas no projeto: do tamanho da piscina e seus acessórios à rotina da casa e o uso que será feito da piscina.
Um erro nesse primeiro momento, quando se define o formato da piscina, pode arruinar o resultado final do projeto e comprometer a satisfação do cliente.
Definição da profundidade
Outro ponto fundamental na construção de uma piscina de alvenaria com deck é a definição da sua profundidade.
Se você nos acompanha já deve saber que cada centímetro a mais que o cliente quiser na profundidade da piscina aumenta de forma considerável o custo da obra.
É certo que o custo da obra não deve ser a primeira coisa a ser considerada, afinal, se arbitrar a empresa que constrói sua piscina de acordo com o preço provavelmente terá longas dores de cabeça.
Sempre ressaltamos aqui no blog que a piscina deve ser pensada no contexto da casa, sempre levando em conta o uso que será feito dela.
- As crianças vão usar a piscina?
- Qual a idade delas?
- Vai ser utilizada para mergulho?
- Qual a altura média da família?
Tudo isto precisa ser muito bem pensado e você sempre pode falar conosco para ponderar estas questões.
A escavação da piscina
Escavar o local da piscina também é uma etapa importante do processo de construção por motivos óbvios.
É imprescindível ter cuidado com a presença de tubulações, pedras e outros itens que podem elevar o custo da obra.
Antes de fazer a escavação do local da piscina, é preciso fazer uma verificação do solo para checar se existe:
- Tubulação enterrada;
- Rochas para remover;
- Aterro;
- Lençol freático, etc.
Reiteramos que nenhum desses problemas impede a construção da piscina, mas podem elevar fortemente o custo da obra.
Dutos e tubulações
Um outro passo importante para construir uma piscina de alvenaria com deck sem dores de cabeça é determinar, antes de construir o tanque, a posição de todas as instalações levando em conta os limites do terreno e todos os dispositivos constantes no projeto.
É preciso prever as entradas e saídas de água, o caminho das tubulações, toda a estrutura da casa de máquinas, seus equipamentos, dispositivos como iluminação, cascatas, aquecimento, sauna, etc.
Cada um desses itens pode alterar os requisitos da obra e pensar neles antes de começar a obra pois esse planejamento é fundamental para a paz do proprietário e o bom andamento da construção.
Estrutura com blocos
Depois da escavação da piscina e da determinação do local dos equipamentos, acessórios e opcionais, é hora de começar a construção da estrutura da piscina.
Neste passo, faz-se as paredes com blocos estruturais, como paredes normais, que ficam em todo o perímetro da piscina. Independente do tamanho, piscinas de alvenaria utilizam ferragens nos blocos para melhor sustentação.
A impermeabilização da piscina
Depois de ter o tanque pronto, é hora da impermeabilização. Aqui entra em cena o material que evita infiltrações e muitas dores de cabeça.
A impermeabilização de piscinas com deck é tão importante quando a impermeabilização de piscinas de canto, afinal, além da água que vai embora, uma infiltração pode significar danos até mesmo à estrutura da casa, suas paredes e muros de arrimo.
O acabamento da piscina
O acabamento é o último passo da construção de uma piscina de alvenaria. Depois de percorrer todo esse passo a passo, é hora de instalar o acabamento da piscina e construir o deck.
Aqui o cliente pode escolher entre pastilhas, azulejos, pedras, vinil ou algum outro tipo de revestimento.
Na realidade a escolha já deve ter sido feita na fase inicial do projeto pois aqui já é o momento de revestir a piscina de fato.
O deck pode ser construído com diferentes tipos de material, mas o mais comum é a madeira.
Em uma publicação futura falaremos especificamente sobre a construção de decks, ok?
A piscina está pronta!
Depois desse processo todo a piscina de alvenaria com deck deve estar pronta para aproveitar o verão e se tiver aquecimento pode ser aproveitada o ano todo!
Agora basta manter a limpeza da piscina em dia e chegar cedo em casa para curtir bons momentos com a família no ambiente mais gostoso da casa.
Recapitulando…
- Formato;
- Profundidade;
- Escavação;
- Dutos e tubulações;
- Estrutura;
- Impermeabilização;
- Acabamento.
Algumas piscinas com deck podem ter um passo a passo de construção um pouco diferente. É o caso das piscinas de borda infinita, por exemplo.
Por serem piscinas diferenciadas vão ter seu processo de construção alterado e se você quiser saber mais sobre algum tipo específico de piscina, fale conosco!
Pronto para ter sua piscina de alvenaria com deck?
A BRASIL PISCINAS já construiu centenas de piscinas em todo o país e está absolutamente familiarizada com este processo de construção.
São tantas piscinas construídas que todo este passo a passo de uma piscina de alvenaria com deck já está decorado “tim-tim por tim-tim”!
Conte pra gente se ficou alguma dúvida com relação à construção de piscinas de alvenaria com deck e compartilhe com seus amigos que ainda têm dúvidas sobre este processo. Um grande abraço e até a próxima!