Limpeza da piscina

A borda da piscina é uma região crítica. Ela faz contato direto com tudo que está boiando na água, óleos bronzeadores, cremes de cabelo, oleosidade proveniente da pelo dos usuários, do protetor solar usado por eles, etc. Além desse contato, a borda também está sempre visível para qualquer pessoa que passe perto da piscina. Isso é crítico pois, ao contrário do ralo de fundo, que é preciso algum esforço para identificá-lo no fundo da piscina, a borda da piscina suja está sempre ali, gritando para todos que está suja e precisando de limpeza.

A limpeza dessa parte da piscina que fica em contato com a superfície é fundamental para a manutenção do aspecto visual da piscina, mas também para manter a água cristalina gastando menos produto químico e esforço manual. A limpeza da borda é quase como o fio dental na escovação dos dentes: é simplesmente fundamental.

Diante dessa importância, hoje vamos conversar justamente sobre isso. Você vai entender os detalhes da limpeza de uma borda de piscina, vai ver a importância de manter a borda da piscina sempre limpa e também verá o que acontece quando a limpeza da borda é negligenciada.

Vamos aprender?

A limpeza da piscina

Se acompanha nossas publicações já conhece bem o processo de limpeza de uma piscina.

Existe uma preocupação física, que engloba alguns dos itens que já mencionamos, e há também uma questão química, que está relacionada com a manutenção do nível de cloro livre na água bem como os níveis do pH, da alcalinidade total e de alguns outros parâmetros.

Se você leu tudo que falamos sobre o cloro e sua ação na piscina, você deve se lembrar que ele se consome para eliminar algas, bactérias e outros componentes que atrapalhariam a qualidade da água.

A limpeza da borda

A borda da piscinaSe o cloro se consome para eliminar impurezas, não é difícil deduzir que, quanto mais suja for a borda da piscina, maior será o seu consumo de cloro, afinal, todo cloro disponível na piscina estará sendo minado pela presença de sujeira na borda da piscina.

Um outro problema comum que relaciona a limpeza da piscina com a limpeza da borda é a presença de compostos oleosos nessa região. Substâncias oleosas, como óleos bronzeadores, ficam na superfície da piscina e, inevitavelmente, acabam se aderindo às bordas.

Se você não fizer a limpeza da borda, a situação pode chegar a um ponto em que a borda da piscina se encontra tão impregnada de material oleoso que o caminho inverso começa a acontecer e essa oleosidade das bordas acaba voltando lentamente para a água. Esse pode ser o motivo de encontrar na sua piscina uma camada mais densa de oleosidade, especialmente na lateral da sua piscina para onde o vento sopra.

Limpa bordasComo limpar a borda da piscina

A limpeza da borda da piscina deve ser feita utilizando EXCLUSIVAMENTE o limpa bordas e uma esponja macia. Não importa se você tem uma piscina de vinil ou se você tem uma piscina de alvenaria, a limpeza da borda deve ser feita usando apenas limpa bordas e uma esponja macia.

Um erro comum que vemos é a ideia de encontrar algo melhor, mais barato ou mais eficiente que essa dupla. Nossa recomendação é sempre a mesma: não existe milagre. O que remove a sujeira da borda da piscina é o limpa bordas com uma boa dose de esforço manual, a depender de quanto tempo faz que a última limpeza foi feita.

Na prática, a melhor dica para você limpar a borda da sua piscina é a seguinte:

Limpe com mais frequência.

Limpando a borda de forma mais frequente você não dá tempo da sujeira se acumular ali. E é o acúmulo de sujeira que dificulta o processo.

Passo a passo para limpar a borda da piscina

Vamos ao passo a passo para higienizar a borda da piscina:

  1. Molhe a esponja macia com água da própria piscina;
  2. Aplique um pouco do Limpa Bordas nessa esponja macia;
  3. Com movimentos leves e circulares, esfregue as bordas da piscina;
  4. Enxágue o local limpo com a água da própria piscina e repita esse processo ao longo de todo o perímetro da piscina.

Simples, não?

Se quiser saber mais sobre esse universo da limpeza de piscinas, temos uma categoria específica aqui em nosso blog que fala especificamente sobre isso. Confira:

Dúvidas quanto à limpeza da borda da piscina?

Fale Conosco!Fale conosco! Em uma publicação mais adiante vamos listar algumas dicas adicionais para garantir que esse processo seja mais ameno, especialmente útil para clubes e outros locais onde o uso da piscina é intenso e a limpeza da borda acaba sendo naturalmente mais difícil.

Se quiser passar por aqui e conhecer nossa estrutura, ou tirar suas dúvidas com relação às piscinas, estamos na Avenida Francisco Negrão de Lima, número 860, aqui na Pampulha, em BH. Se não puder vir, estamos disponíveis através do email ou do (31) 2520-7776, ok? Grande abraço e até a próxima!

Escreva seu comentário

Caso queira perguntar algo para nossa equipe, informe seu telefone com DDD. (Ele não será publicado.)

Fale conosco

Pastilha de cloro na piscina de vinilFormas fáceis de manter a piscina limpa