O sistema de aquecimento, as plantas do ambiente, a intensidade do uso da piscina, tudo isso pode impactar de forma trágica, não só na aparência, mas também na qualidade microbiológica da água da sua piscina. São todos componentes que, se não observados, podem deixar sua piscina verde, turva e imprópria para o uso. Pensando nesse pesadelo, hoje vamos listar aqui algumas formas fáceis de manter a piscina limpa, sem nenhum tipo de transtorno ou imprevisto.

Para você que gasta muito tempo limpando a sua piscina, para você que não pode ter a piscina suja pois trabalha com ela ou ainda para você que simplesmente quer mais comodidade e tecnologia no tratamento da sua piscina, hoje a conversa é contigo!

Vamos aprender?

A limpeza da piscina

Limpeza e manutencao de piscinaA limpeza de uma piscina, como já dissemos aqui em várias publicações, é um processo relativamente simples, mas que exige uma certa dose de disciplina e um tanto de tempo disponível.

A ideia de fazer a aplicação do cloro toda semana, por exemplo, está absolutamente equivocada, afinal, sua água não requer cloro uma vez por semana, ela precisa de cloro o tempo inteiro.

Além desse tratamento químico da piscina, é preciso se atentar para o aspecto físico da limpeza. Neste, nos referimos à escovação das paredes, a limpeza das bordas, a aspiração do fundo, etc.

Em resumo, a limpeza da piscina pode ser descrita da seguinte forma:

  • Fazer a peneiração da piscina, removendo folhas e outros objetos maiores da superfície e do fundo da piscina;
  • Limpar a borda;
  • Escovar as paredes e o fundo;
  • Medir o pH, a alcalinidade total e o cloro livre;
  • Ajustar os parâmetros que não estiverem no patamar ideal;
  • Medir novamente os parâmetros para certificar-se de que o ajuste foi feito com sucesso;
  • Aspirar o fundo da piscina;
  • Limpar o pré filtro da motobomba e cesto do skimmer;
  • Manter a piscina filtrando diariamente;
  • Checar os parâmetros sempre que possível para ajustá-los caso necessário.

São dez passos que não podemos negligenciar e cada um deles que você esquece vai te dar um problema diferente.

Por isso hoje vamos listar algumas formas fáceis de limpar a piscina! Vamos à primeira…

Gerador de OzônioAuxílio para a sanitização da água

O tratamento químico da piscina normalmente é feito pelo cloro. É um elemento químico com alto poder oxidante e sanitizante. Ele é capaz de eliminar algas e bactérias da piscina em pouquíssimo tempo, mas, como nem tudo são flores, deixar esse trabalho com ele pode ser um tiro no pé.

Sim, um tiro no pé pois você pode acabar esquecendo de colocar cloro, por um descuido pode acabar colocando pouco cloro especialmente nos dias em que a piscina for muito usada, a quantidade de cloro pode não ser suficiente para lidar com a quantidade de contaminantes na água.

Nestas situações, e em várias outras, é sempre bom contar com um sistema auxiliar de desinfecção. Pode ser um gerador de ozônio, pode ser um sistema de tratamento ultravioleta… Existem vários equipamentos que podem te ajudar a manter a sanitização da água sempre em dia e contar apenas com a aplicação manual do cloro pra isso é pedir para ter problemas.

Temporizador para piscinaAuxílio para a filtração da água

Assim como você vai acabar esquecendo de adicionar cloro ou vai acabar colocando pouco cloro mais cedo ou mais tarde, a filtração da água também pode acabar negligenciada se seu acionamento for feito de forma manual.

O tempo de filtração diário é fundamental para garantir a retenção de sólidos em suspensão na água e manter a piscina sempre cristalina. Se você viaja e deixa a piscina sem a filtração recomendada, em pouco tempo ela começa a ficar turva até adquirir um aspecto leitoso e opaco.

Assim como você pode contar com equipamentos para sanitizar a piscina de forma automática, na filtração é ainda mais fácil. Hoje é possível contar com bombas de calor ou outros equipamentos da casa de máquinas que controlam o funcionamento do filtro. Se você não tiver nenhum desses equipamentos, é possível instalar o que chamamos de timer ou temporizador.

O temporizador na piscina tem um papel fundamental acionando o filtro no horário que você programa e pelo tempo que você precisa. São dispositivos extremamente baratos e confiáveis podendo funcionar por anos a fio sem precisar de nenhum tipo de manutenção.

Auxílio profissional

É sempre válido contar com orientação e mão de obra especializada. Se a construção de piscinas não deve ser feita por quem só entende de jardinagem, porque você quer fazer a limpeza da piscina se essa não é a sua área?

Entre em contato com uma empresa especializada em tratamento de piscinas e fique tranquilo. Certamente ela vai te recomendar essas duas últimas dicas que te demos e é possível que também saibam de outras.

Contudo, para além dessas dicas, você vai receber um trabalho profissional e a sua piscina vai ficar 100% cristalina durante os 365 dias do ano.

Fácil manter a piscina limpa desse jeito, não?

Fale Conosco!Espero que você tenha gostado das nossas dicas para manter a piscina limpa de uma forma fácil.

Se você tiver alguma outra sugestão, fale conosco! Estamos à disposição no número 860 da avenida Francisco Negrão de Lima, aqui na região da Pampulha, em Belo Horizonte.

Será um prazer falar contigo pessoalmente, mas se preferir, estamos à disposição pelo e-mail e também através do (31)2520-7776, ok? Até a próxima publicação!

Escreva seu comentário

Caso queira perguntar algo para nossa equipe, informe seu telefone com DDD. (Ele não será publicado.)

Fale conosco

Limpeza da borda da piscinaPastilha de cloro na piscina de vinil