Os sistemas de sanitização de piscinas estão cada dia mais avançados e atualmente é possível tratar sua piscina de forma fácil e 100% automática. Um desses dispositivos com os quais podemos contar é o gerador de ozônio, ou ozonizador. É um equipamento que captura o oxigênio do ar e o transforma em ozônio que, como sabemos, é um composto extremamente poderoso na oxidação de produtos indesejados e na eliminação de microrganismos.
Índice
Hoje viemos responder uma pergunta que sempre nos fazem acerca desses geradores de ozônio:
Como o gerador de ozônio adiciona o gás na água?
Como o ozonizador injeta o ozônio na piscina?
Vem aprender com a BRASIL PISCINAS!
O gerador de ozônio
O funcionamento do gerador de ozônio é relativamente simples. Grosso modo, podemos resumi-lo da seguinte forma:
- O ar entra no equipamento e passa por uma peça chamada de “secador” cuja função principal é “limpar” o ar;
- Esse ar limpo recebe descargas elétricas controladas para que haja a formação do gás ozônio;
- O ozônio é enviado para a piscina onde ele entrará em contato com os germes e com todo tipo de matéria orgânica que precisa ser oxidada.
A inserção do gás ozônio na piscina
Como o gerador de ozônio funciona apenas quando a motobomba da piscina está ligada, o gás ozônio é inserido na água da piscina ali mesmo na casa de máquinas. A peça responsável por essa injeção é chamada de Venturi.
O Venturi é um sistema utilizado em várias situações semelhantes, em que se faz necessário inserir um gás em um determinado líquido.
Na imagem ao lado você vê em detalhes o esquema de funcionamento de um Conjunto Venturi. Acima está a peça em si e, abaixo, a visão de cima de uma peça instalada.
Repare que ela requer o uso de um “by-pass” que permite o controle da força da sucção do ozônio para dentro da tubulação da piscina.
No injetor Venturi fica conectada uma mangueira que recebe o ozônio direto do gerador e, com a sucção provocada pela passagem da água, o ozônio é sugado e acaba indo para a piscina.
Apesar de toda a força do ozônio, ele não fica nem um minuto sequer na piscina. É um composto extremamente instável e em contato com a água e com outras substâncias, provoca oxidação ou se dissocia formando outras substâncias como o oxigênio ou água.
Devido à simplicidade desse processo e à ausência de subprodutos, tratar a sua piscina com gerador de ozônio é uma atitude consciente do ponto de vista ecológico.
É também uma ideia financeiramente vantajosa haja vista que, com esse aliado oxidando as algas, bactérias, vírus e outras fontes de problemas para a piscina, você certamente gastará menos de 20% do cloro que gastava antes da sua instalação.
Dúvidas quanto à injeção do ozônio na piscina?
A inserção do ozônio na piscina é feita pelo Venturi e a quantidade de ozônio que vai para a piscina precisa ser regulada para que a sua piscina fique sempre cristalina e saudável.
Para saber mais sobre esse tipo de equipamento, acesse:
- Gerador de ozônio;
- Como funciona o gerador de ozônio para piscinas;
- O que muda na piscina tratada com ozônio.
Se você tiver alguma dúvida com relação a esse gerador de ozônio ou a qualquer outro dispositivo do universo das piscinas, fale conosco!
Se você possui uma piscina coletiva, de academias, clube ou clínica, vai já deveria estar de olho nesses equipamentos pois é um diferencial para o seu negócio manter sua piscina constantemente cristalina!
A BRASIL PISCINAS trabalha com geradores de ozônio modernos e instalamos em toda grande Belo Horizonte.
Se quiser passar aqui para bater um papo, estamos na Avenida Francisco Negrão de Lima 860, na Pampulha, ok? Se preferir, fale com a gente pelo (31) 2520-7776 ou pelo email, ok?
Grande abraço e até a próxima!