Estávamos falando, há algum tempo, sobre o abastecimento inicial da piscina e o tema das piscinas com água rica em metais veio à tona. O que fazer quando a água da piscina contém metais? Como é feito o tratamento de uma piscina rica em metais. Quais as possibilidades quando a água contém Ferro, Manganês e outros metais em sua composição?

Bom, separamos a publicação de hoje justamente para responder estas e outras perguntas relacionadas com a presença de metais na água da piscina.

Vamos aprender?

Cloro para piscinaA limpeza da piscina tradicional

Ainda podemos chamar a limpeza da piscina com cloro de “limpeza tradicional”, afinal, grande parte das pessoas seguem utilizando o cloro como principal componente para oxidar as algas da piscina, eliminar bactérias e outras impurezas da piscina.

O uso do cloro é inteligente pois quando ele está disponível, como normalmente chamamos de “cloro livre“, ele é super eficiente na eliminação de microrganismos patogênicos e na oxidação de matéria orgânica.

Entretanto, a química é implacável e o cloro não escolhe o que ele vai oxidar! Por isso ele reage também com os metais na água da piscina e isso é um problemão para os responsáveis pelo tratamento.

O problema dos metais na água da piscina

As piscinas abastecidas com água proveniente de cisterna, poço artesiano ou mina, normalmente possuem problemas com excesso de metais.

São componentes que, quando em contato com o poder de oxidação do cloro, “enferrujam” e deixam a água totalmente escura.

Para lidar com isso, temos algumas possibilidades…

Sequestrante de metais para piscinaUtilizar um sequestrante de metais

O Sequestrante de Metais possui esse nome pois ele reage com o metal presente na água fazendo-o decantar no fundo da piscina.

Depois da decantação, basta fazer a aspiração drenando o fundo da piscina e a água estará livre dos metais.

Essa é uma solução interessante, especialmente para quem não tem muita experiência com a limpeza de piscinas, afinal, é apenas mais um produto que a pessoa utiliza seguindo as claras instruções do rótulo.

Não utilizar cloro no tratamento

Outra possibilidade para não ter problemas com piscinas ricas em metais é simplesmente abandonar o uso do cloro.

Mas é possível não utilizar o cloro?

Na realidade sim. Atualmente existem empresas que fabricam produtos específicos para substituir o cloro no tratamento da água de piscinas.

Uma das possibilidades é utilizar produtos baseados em peróxido de hidrogênio para sanitização da água.

Também conhecido como água oxigenada, o peróxido de hidrogênio possui um excelente efeito sanitizante, só deixando a desejar na capacidade de oxidação. Por isso, quando se faz uso da água oxigenada, é preciso utilizar outros produtos em conjunto para tornar a piscina realmente limpa e sobretudo segura par ao uso.

Como saber se a água tem metais?

Como dissemos na publicação onde falamos sobre o primeiro abastecimento da piscina, para saber se a água tem metais, basta fazer o teste do balde.

Teste do balde?

Isso mesmo! Consiste no seguinte:

  1. Encha um balde branco com a água a ser testada;
  2. Adicione uma colher de hipoclorito de cálcio, ou outro produto clorado granulado que tiver disponível;
  3. Aguarde de 15 a 30 minutos;
  4. Verifique se a coloração da água mudou ou se decantou algo no fundo do balde;
  5. Caso encontre o balde com uma água escurecida ou com manchas no fundo, provavelmente sua água é rica em metais.

Se nada mudar dentro do balde significa que sua água provavelmente não contém uma quantidade de metais que vá te causar problemas e possivelmente você pode fazer qualquer tratamento convencional com o cloro.

Dúvidas sobre a presença de metais na água?

Fale Conosco!

Fale conosco! A BRASIL PISCINAS trabalha com construção de piscinas há mais de 20 anos e está sempre à sua disposição inclusive para lhe ajudar com orientações para a limpeza da sua piscina!

Estamos na Francisco Negrão de Lima, nº860, Pampulha, em BH. Será um prazer falar contigo pessoalmente mas, se preferir, estamos à disposição pelo e-mail ou pelo (31) 2520-7776, ok?

Grande abraço e até a próxima!

Mostrando 2 comentários
  • César
    Responder

    Bom dia faço limpeza de piscina, me encontro com dois problemas 1 piscina água preta fiz o tratamento e ela está leitosa mais não decanta mais que isso, 2 piscina estava verde agora está leitosa e não decanta ambas estão com os parâmetros tudo certo

    • Responder

      Boa tarde, César! Obrigado pelo comentário!
      Infelizmente é complicado ajudar por texto assim, sem ver a realidade de cada uma das piscinas. Limpar piscinas “não é foto, é filme”. É preciso saber da rotina, do tratamento passado, do histórico dos parâmetros e de vários outros fatores para conseguir lidar corretamente com a piscina. O que podemos fazer é te recomendar a sessão do nosso blog onde falamos sobre tratamento de piscinas. Além desta publicação onde falamos sobre água rica em metais, nosso blog tem centenas de artigos e provavelmente você encontrará dicas que vão te ajudar a lidar com as dificuldades que a limpeza de piscinas apresenta.
      Qualquer dúvida que permanecer, entre em contato através do telefone, WhatsApp ou email.

Escreva seu comentário

Fale conosco

Esvaziar a piscina