Todos aqueles que já construíram uma piscina algum dia já se perguntaram: piscina de vinil presta? Dura bem a piscina de vinil? É fácil de limpar a piscina de vinil? Afinal, piscina de vinil é boa?

Apesar de um enorme componente subjetivo, é possível apontar alguns prós e alguns contras de cada tipo de piscina. E é isso que faremos hoje.

Mas antes de fazer essa comparação e responder se a piscina de vinil é uma boa opção, vamos primeiro apresentá-la para quem não entende bem do universo das piscinas.

Piscinas de vinil

A piscina de vinil é uma praticamente uma piscina de alvenaria. O que muda é que, ao invés de ser preparada para receber o revestimento de azulejo ou de pastilha, ela é preparada para receber o bolsão de vinil como revestimento.

Bolsão de vinil?

Sim! O bolsão vinílico é semelhante a uma lona de borracha. Ela é muito resistente e possui a capacidade de se adaptar a qualquer formato de piscina.

O bolsão de vinil é o toque final na construção da piscina de vinil.

Em várias piscinas que construímos é possível ver a instalação do bolsão. Separamos a seguir algumas dessas imagens para você.

Imagens do bolsão de vinil

A construção de uma piscina de vinil

A instalação do vinil é apenas um dos passos da construção da obra. A construção da piscina de fato pode ser resumida com o seguinte passo-a-passo:

  1. O primeiro passo é a escolha do local da piscina e sua demarcação no solo. Essa marcação guiará o trabalho do passo a seguir;
  2. O segundo passo é a escavação da piscina;
  3. O terceiro passo é a construção da base e o levantamento das paredes da piscina. É o que chamamos da alvenaria da piscina;
  4. O quarto passo, já com a estrutura pronta, é o trabalho com reboco fino nas paredes e o arredondamento das curvas e do encontro das paredes da piscina;
  5. O penúltimo passo é a parte hidráulica e a instalação do perfil de fixação do vinil. Um componente praticamente imperceptível que tem como função segurar o vinil;
  6. O último passo na construção de uma piscina de vinil é a instalação do bolsão de vinil.

Cada um desses passos envolve dezenas de fatores. São tantas peculiaridades que esse passo-a-passo é apenas para fins didáticos. Obviamente ninguém será capaz de construir uma piscina apenas seguindo esses passos.

Resumindo: simplificamos o processo apenas para que qualquer um entenda, ok?

Agora que você já sabe o que é uma piscina de vinil, caminhamos em direção à resposta que queremos pontuando os pontos positivos e negativos das piscinas de vinil.

Antes, é preciso deixar claro que nós, para fazermos este tipo de comparação entre os tipos de piscinas, temos a clareza de fazer de forma transparente e honesta.

Tocamos neste ponto porque se você buscar na Internet “Que tipo de piscina é melhor?” ou “Piscina de vinil é boa?” você certamente encontrará empresas que trabalham apenas com piscinas de fibra apontando-a como a melhor piscina. Certamente encontrará também empresas que só trabalham com piscinas de vinil dizendo que ela é a melhor solução.

A BRASIL PISCINAS tem um compromisso de dizer a verdade como ela é, sem retoques para distorcer a realidade.

Dito isso, vamos aos prós e os contras das piscinas para depois respondermos à questão inicial dessa postagem.

Pontos positivos da piscina de vinil

Durabilidade

O primeiro motivo que pesa na hora de responder se a piscina de vinil presta ou não é a questão da durabilidade. O vinil possui até cinco anos de garantia contra defeitos de fabricação de acordo com a sua espessura.

Isso não quer dizer que dentro de cinco anos você terá que trocar o vinil da piscina. Não, definitivamente não! Depois desse prazo o vinil pode durar mais de uma década! Esse período é grande se compararmos às pinturas das piscinas de fibra e também às substituições de azulejos ou pastilhas de piscinas de alvenaria.

Obviamente a troca de um ou de alguns azulejos provavelmente é mais rápida e barata do que a troca de um bolsão de vinil.

Estanqueidade

A estanqueidade do revestimento de vinil é um outro ponto que pode ser considerado positivo.

Estanqueidade é uma expressão que significa estanque, hermético, “sem vazamento”. Provém do inglês “no-leak“, ou seja, é a capacidade que o vinil tem de reter a água dentro da piscina.

A piscina de vinil não precisa sequer ser impermeabilizada com manta asfáltica. O vinil faz o papel de impermeabilizante e o faz com perfeição!

Capacidade de adaptação

Outro ponto forte da piscina de vinil é a liberdade que ela te oferece na hora de definir seu formato e sua profundidade.

Como as piscinas de fibra são feitas a partir de moldes, pode ser complicado encontrar uma piscina de vinil com certos valores de profundidade ou mesmo com formatos diferenciados.

Mesmo quando comparada com a alvenaria ou o concreto armado, a piscina de vinil apresenta uma facilidade maior para lidar com formatos diferentes pois conforme dissemos agora a pouco, ao contrário das piscinas de alvenaria, o vinil dispensa o trabalho com mantas asfálticas e outros impermeabilizantes.

Quem conhece o trabalho que dá fazer uso da manta impermeabilizante vai conseguir visualizar essa facilidade.

Visual

Durante o processo de instalação o visual do vinil pode até não parecer tão promissor… Mas depois que está tudo pronto, a piscina de vinil é de tirar o fôlego!

Isso se deve aos vários pontos que já citamos, como a liberdade na construção, na adoção de formatos diferentes, mas se deve também, e talvez principalmente, às diferentes estampas impressas no vinil.

Existem estampas que simulam pastilhas, estampas que simulam azulejos, estampas que simulam pedras, como a famosa pedra hijau, muito usada em piscinas de luxo.

Quer uma prova? Veja só essa piscina que finalizamos aqui na região metropolitana de Belo Horizonte este ano…

Custo

O preço de uma piscina de vinil de 4×8 pode ser bem mais baixo do que o preço dessa mesma piscina de concreto armado.

Em várias situações, o uso do vinil acaba fazendo a diferença no custo final do projeto pois exige uma estrutura bem menor do que aquela feita para suportar o peso dos azulejos ou do revestimento com pastilhas.

Levando em consideração todos os outros benefícios, este pode assustar pois normalmente algo que possui muitos benefícios não está entre as opções mais baratas.

Pontos negativos da piscina de vinil

Resistência

O que pode ser considerado um ponto positivo por alguns, também é explorado pelos críticos ao revestimento vinílico.

A resina de PVC usada na fabricação do vinil é extremamente resistente à tensão. O problema em questão é sua resistência a objetos cortantes ou pontiagudos.

Assim como um pneu de carro resiste às centenas de quilos que ele carrega por milhares de quilômetros, ele se mostra frágil ao encontrar um prego pelo caminho.

Este ponto negativo do bolsão de vinil precisa ser levado em consideração especialmente na construção de piscinas coletivas, onde o controle de quem utiliza a piscina requer um cuidado maior.

E então, piscina de vinil é boa?

Depende!

Decepcionante à primeira vista mas olhando com calma é a resposta de quem entende da construção de piscinas e trata seus clientes de forma transparente e honesta.

Uma piscina de vinil pode ser excelente nas mais diversas ocasiões. O que precisa ser levado em consideração é se há possibilidade dela sofrer acidentes ou vandalização com facas e estiletes.

O processo de reparo de uma piscina de vinil é simples e pode ser feito inclusive com a piscina cheia. Pode ser encarado como uma forma de trocar a roupa da piscina, entretanto, é um trabalho que requer um investimento e precisa ser considerado.

Brasil PiscinasAgora queremos a sua opinião. Para você, a piscina de vinil é boa?

Deixe a sua resposta no campo de comentários abaixo e se tiver alguma dúvida com relação às piscinas de vinil ou qualquer outro assunto relacionado com o universo das piscinas, fale conosco!

A BRASIL PISCINAS trabalha com construção e reforma de piscinas há mais de duas décadas e está sempre à sua disposição para sanar suas questões e te ajudar no que for possível!

Encontrou um erro? Notifique-nos selecionando o texto e pressionando Ctrl + Enter.

Deixe um Comentário

Caso queira perguntar algo para nossa equipe, informe seu telefone. (Ele não será publicado.)

Fale conosco

Mudar o texto. captcha txt
Skimmer da piscina
Inline
Inline

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: