O bomba de calor é uma das opções para aquecer piscinas que se apresenta como excelente escolha em diversas situações. Já que somos Key Partner em Belo Horizonte, temos trabalhado com o excelente trocador de calor da Fluidra e vemos constantemente que ele é superior em vários aspectos, incluindo a presença do fluxostato.

É um papo mais técnico, mas ainda que você não esteja muito por dentro dessas questões, hoje você vai entender a importância do fluxostato na bomba de calor e porque você não deveria considerar a compra de uma bomba de calor sem esse componente.

A bomba de calor

Bomba de calor para piscina

A bomba de calor para piscinas é um sistema de aquecimento diferenciado. Consome menos energia do que um aquecedor elétrico e sua performance é boa, muito embora dependa da temperatura ambiente.

Seu funcionamento se baseia num sistema frigorífico que, por definição, conta com uma área de superaquecimento e uma área de resfriamento.

O calor gerado é transferido para a água e o ar frio proveniente dessa troca é jogado para o ambiente externo através de um ventilador.

Também conhecida como trocador de calor, a bomba de calor é um dos equipamentos que mais demanda especialização na hora da instalação e da manutenção.

O trocador pode utilizar a motobomba já existente para no sistema de filtração da piscina. Ele também pode ser instalado em conjunto com outros sistemas de aquecimento, como o solar para piscina ou o aquecedor a gás.

Componentes da bomba de calor

Um sistema tradicional, pode ser descrito da seguinte forma:

  • Componentes do trocador de calorUma área para captação do ar ambiente;
  • Um ventilador para empurrar o ar frio para fora do equipamento;
  • Um dreno para evitar o acúmulo de água no seu interior;
  • Uma tubulação de entrada e uma tubulação de saída de água;
  • Uma painel elétrico através do qual é possível determinar a temperatura desejada;
  • Uma motobomba para fazer a circulação da água (que pode ser a mesma já utilizada usada no filtro da piscina);
  • Acessórios para a instalação e outros pequenos itens.

 

Características do trocador de calor da piscina

Instalação do trocador de calorO fluxostato da bomba de calor

Ao contrário desses equipamentos “genéricos”, a Fluidra inseriu o fluxostato no seu sistema e a diferença é gritante em alguns aspectos. Mas, como sempre, vamos começar do início…

Pra que serve o fluxostato?

No contexto do aquecimento de piscinas, a definição de fluxostato é a seguinte:

“Fluxostato é uma chave eletromecânicas que, quando acionadas pela ação mecânica da água, permite que a bomba de calor comece a trabalhar no aquecimento da piscina.”

FluxostatoÉ basicamente uma peça que serve para identificar o fluxo de água em um trocador de calor e, identificando, permite que o aquecimento inicie. Por essa definição, ele também é conhecido como sensor de fluxo.

Ao contrário do que ocorre com o pressostato, o fluxostato identifica o fluxo de água e não somente se há pressão interna dentro da tubulação hidráulica.

Na prática, isso faz uma diferença enorme na aplicabilidade da bomba de calor pois, quando se mede a pressão interna, o fluxostato pode falhar especialmente em situações em que o trocador é instalado abaixo ou acima do nível da piscina.

O que vemos na prática é que, quando a bomba de calor vem com pressostato,  ela apresenta problemas para aquecer a piscina quando a instalação não é feita no mesmo nível da água.

Você pode pensar que é raro vermos a bomba de calor em outro ponto que não seja ao lado da piscina, mas pense nos condomínios que resolvem colocar o trocador no andar inferior, para ocupar o vasto espaço da garagem. Pense também nas academias que, não tendo muito espaço, escolhem colocar o trocador de calor no nível do telhado. É super comum!

Nossa recomendação

Bomba de calor com sensor de fluxoFica aqui nossa dica: se puder escolher, opte por uma bomba de calor que tenha um sensor de fluxo e não apenas um sensor de pressão.

Esse tipo de componente é um diferencial para qualquer pessoa, mas é absolutamente fundamental para você que pretende ter a liberdade de fazer a instalação da bomba de calor em qualquer lugar.

Se pretende instalar a bomba de calor no nível da piscina, tudo bem. Talvez um equipamento sem o fluxostato seja sufiente, muito embora a qualidade dos outros componentes também deva ser verificada.

Contudo, se a ideia é colocá-lo um pouco acima da piscina ou um pouco abaixo, verifique se ele conta com sensor de fluxo para não ter problemas posteriores.

Dúvidas quanto ao sensor de fluxo na bomba de calor?

Estas são as principais considerações sobre a presença do fluxostato na bomba de calor. Qualquer dúvida que tenha surgido, fale conosco!

Trabalhamos com diversos sistemas de aquecimento de piscinas, sistemas de tratamento como ultravioleta, gerador de ozônio e os formidáveis geradores de cloro.

Qualquer dúvida que você tiver, conte com nossa equipe. Construímos piscinas em Minas Gerais há mais de duas décadas e estamos perfeitamente familiarizados com esse universo.

Grande abraço e até a próxima!

Escreva seu comentário

Fale conosco

Diferentes formas de aquecer a piscinaFluxostato e Pressostato