A construção de piscinas é uma atividade singular. Nosso objetivo enquanto construtores é oferecer para o cliente toda a informação que ele precisa para tomar as decisões de forma consciente para, ao final do processo, ter um ambiente agradável para curtir com a família e os amigos. Durante a tomada de decisões, é comum sermos questionados se a piscina de vinil é uma boa opção

Existem várias formas de responder essa pergunta, mas a objetividade soa como parcialidade e muitas vezes como falta de conhecimento ou argumentação técnica. Por isso, resolvemos responder se a piscina de vinil é uma boa escolha de forma menos objetiva, mais esclarecedora e baseada em fatos.

Se está construindo ou pretende construir sua piscina e anda se perguntando isso, vem com a gente que, ao final deste conteúdo, você vai ter plenas condições de responder se o vinil é uma boa opção para piscina.

Piscina de vinil é uma boa opção?

Para escolher o revestimento da piscina, a solução é mesmo pesquisar. E saber se a piscina de vinil é uma boa não é tarefa fácil, afinal, na maior parte das vezes o usuário se depara ou com empresas que só trabalham com vinil falando bem dele ou com empresas que não trabalham com vinil falando mal dele.

O fato é que todos os tipos de revestimentos possuem pontos positivos e pontos negativos.

E então, como saber se a piscina de vinil é uma boa alternativa?

Pense no propósito da piscina

Nós recomendamos o seguinte: pense no propósito da piscina e para quem ela será destinada.

Se sua piscina será frequentada por uma grande quantidade de crianças e adolescentes que, frequentemente podem ficar sem a supervisão de adultos e num ambiente sem o controle de câmeras de segurança, talvez a piscina de vinil não seja a melhor possibilidade.

Nos baseamos no fato de que o bolsão de vinil é feito de um PVC que pode ser cortado se o usuário tiver esse desejo. E você provavelmente sabe que crianças e adolescentes sem supervisão podem ter muitos “desejos” malucos!

Se este é o seu cenário, talvez seja interessante optar pela piscina de alvenaria, afinal, ela é a única suficientemente resistente para suportar essas inconsequências juvenis.

Piscina de vinil é uma boa alternativa?Pense no prazo de construção da piscina

Uma piscina de fibra ficar pronta numa questão de dias. Uns 7, 10, 15 talvez… Se optar pela piscina de concreto armado, pode demorar alguns meses para vê-la pronta, especialmente se ela for grande, tiver um formato muito diferenciado e for construída em locais de difícil acesso, com solo peculiar, etc.

As piscinas de vinil estão no meio deste caminho. A construção delas é rápida mas a construção do tanque demora mais do que a simples escavação feita para receber as formas de fibra de vidro. Por isso, se o tempo é um fator importante pra você, a piscina de vinil é uma boa escolha.

Pense na personalização da piscina

Se quer uma piscina padrão, feita numa linha de produção, retangular com um ralo de fundo e um dispositivo de retorno, talvez a fibra de vidro atenda às suas necessidades.

Entretanto, se quer personalizar sua piscina, escolhendo a cor, a profundidade, o modelo e a posição da cascata (ou das cascatas, por que não?)… Se quiser construir uma piscina com bar molhado, com sistema de desinfecção ultravioleta, com gerador de ozônio, com gerador de cloro, com uma iluminação que realmente impressiona quem vê… Enfim: se quer personalizar sua piscina o vinil é uma excelente opção!

As piscinas de alvenaria e de concreto armado também são igualmente personalizáveis.

Pense no custo da piscina

Piscina de vinil é boa opção?Se o que mais importa pra você é o custo da piscina, é importante analisar bem.

As piscinas de alvenaria e as piscinas de concreto armado são as duas mais caras pois necessitam de uma estrutura reforçada com ferragens e outros itens que elevam o valor final da obra.

As piscinas de fibra de vidro são tidas como as opções mais baratas, porém, normalmente vão com um conjunto filtrante subdimensionado que inevitavelmente acaba aumentando o valor da conta de água do local.

Na prática, o filtro e a motobomba da piscina de fibra normalmente não conseguem reter com eficiência as partículas em suspensão na água. Isso significa que, a cada aspiração feita, será necessário reabastecer a piscina e essa reposição de água, ao fim, pode acabar saindo caro.

O preço da piscina de vinil instalada é bem mais baixo do que o preço da piscina de alvenaria. Essa diferença se torna ainda maior quando a comparamos com a piscina de concreto armado. Dois fatores principais contribuem para a redução do valor total da obra de uma piscina de vinil:

  1. Ao invés de investir em dezenas, centenas de caixas de revestimento, normalmente azulejos, pastilhas ou mesmo alternativas mais caras como a luxuosa Pedra Hijau, você compra apenas um bolsão de vinil que normalmente é mais barato do que a maioria dessas alternativas;
  2. Ao invés de gastar dias, semanas instalando o revestimento de pastilhas, pedras ou azulejos, o bolsão vinílico é instalado em algumas horas reduzindo o tempo da obra e, consequentemente, seu custo, especialmente com mão de obra.

Piscina de vinil é boa?

Por isso, podemos dizer com base em fatos que a piscina de vinil pode ser uma boa opção quando o custo é um fator determinante para a escolha do revestimento.

A piscina de vinil aparece como uma opção de baixo custo quando comparada com aquelas feitas de concreto armado e até mesmo com as piscinas de alvenaria, afinal, o revestimento vinílico pode ser instalado rapidamente e este curto espaço de tempo diminui o tempo total da obra que, ao fim, economiza em mão de obra.

Saiba mais sobre as piscinas de vinil nos seguintes conteúdos:

Sabendo de todos esses pontos, provavelmente você já consegue responder se a piscina de vinil é uma boa opção. Consegue?

Dúvidas quanto à escolha do revestimento da piscina?

Brasil PiscinasSe ainda assim você tiver alguma dúvida com relação à qualidade do vinil como revestimento para piscinas, sobre sua resistência ou mesmo sobre a forma de construção ou instalação, conte conosco!

Somos os Key Partners da Fluidra em Belo Horizonte e podemos dar garantia acerca dos benefícios do revestimento deles.

A BRASIL PISCINAS constrói piscinas há mais de 20 anos e segue à sua disposição para sanar qualquer dúvida que surgir com relação ao vinil e também às outras opções de revestimento, ok?

Sempre que precisar, fale conosco! Se preferir passar por aqui, fique à vontade! Estamos na Francisco Negrão de Lima, na altura do número 860, aqui na Pampulha, em BH.

Se não puder nos fazer essa visita, estamos a postos no contato@brasilpiscinas.com.br ou no (31) 2520-7776. Aguardamos seu contato. Grande abraço e até breve!

Fale conosco

Mudar o texto. captcha txt
Bolsão de vinil para piscinas